Pesquisar

Convênio médico: o que mudou?

  • Compartilhar:
post-title

Hoje em dia, é muito comum que grande parte da população tenha convênio médico. No entanto, há anos atrás nem sempre foi assim. Em tempos atrás isso era apenas uma regalia para aqueles que tinham um certo poder aquisitivo. Dito isso e pensando em explicar um pouco mais, que tal ver a evolução do convênio médico?

Como surgiu o convênio médico?

Na história da saúde, tudo começou por conta do que se chama de Saúde Suplementar. Em suma, se trata de toda e qualquer ação feita por assistência de saúde, planos ou convênios de saúde. Isso claro sem nenhum vínculo com o SUS (Sistema Único de Saúde). Portanto, sua regularização ficou a cargo da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Tudo isso começou por volta dos anos 50 no Brasil, devido à fundação da Policlínica Central (SP). Que para grande maioria é o 1° plano de saúde do nosso país.

A partir daí, surgiram diversas vertentes cujo objetivo é levar saúde da melhor qualidade para todos que precisam. Ou seja, é aí que entra o tão conhecido convênio médico.

Qual a função do convênio médico?

A saber, como já mencionado ele aparece como uma alternativa para a população. Como tudo no mundo é um mercado que gera muita renda. Em suma, o papel do convênio médico é oferecer acesso à consultas médicas e exames com certos descontos.

Há algumas opções para quem optar por contratar tais serviços, dentre eles estão:

  • Empresarial;
  • Individual;
  • Familiar;
  • Coletivo (usado muito em sindicatos, por exemplo).

Essa é uma visão mais ampla, ainda mais pelo fato de haver muita confusão entre convênio médico e plano de saúde. Por mais que ambos são ligados à saúde, suas abordagens são distintas. Calma que você verá o que estou querendo dizer.

As diferenças com plano de saúde

Pensando no melhor para cada pessoa, é muito importante entender sua devida necessidade. Portanto, abaixo confira algumas coisas que podem ajudar tanto na decisão de um plano de saúde ou convênio.

Como contratar

Logo de início já vemos uma grande diferença. Quando se trata do plano de saúde, há um contrato que deve ter atenção na hora de assinar, pois, há diversas cláusulas e uma coisa que eles chamam de “Teto de cobertura”. Ou seja, é o máximo que o plano pode cobrir.

Em contrapartida, o convênio demanda poucos minutos para realizar o contrato. Em suma, basta apenas dados cadastrais e se optar incluir os dependentes que deseja.

Cobrança

Geralmente nos planos de saúde, você paga um valor X mensalmente, pago de acordo com o que você está contratando. A depender do escolhido você pode ou não arcar com alguns custos adicionais pelo fato do plano de saúde não cobrir o exame, ou consulta.

Por outro lado, em convênios médicos, o usuário paga um montante muito mais abaixo cobrado pelo plano de saúde. Com essa mensalidade ele garante descontos tanto para o titular quando para um número fixo de dependentes. Isso ajuda a colocar profissionais de qualidade para ajudar na hora necessária.

Outras diferenças

Se por um lado, os planos de saúde estão únicos e exclusivos pensando no melhor para sua saúde, os convênios médicos têm um ponto positivo. Isso pelo fato de muitas vezes estarem atrelados à cartões de benefícios. Ou seja, há outras vantagens como:

  • Seguro de vida;
  • Auxílio funerário;
  • Seguro residencial;
Plano de SaúdeConvênio Médico
Cobre consultasDá desconto nas consultas
Custo 0 em examesDesconto em exames laboratoriais
Possui rede credenciadaApenas consultório próprio
Possibilidade de assistência hospitalarSem assistência hospitalar
Realiza alguns reembolsoNão faz reembolso

Além das já citadas, na tabela acima, há algumas outras diferenças interessantes que se pode considerar. Agora está mais claro como surgiu todo esse processo de convênio médico para a população. Além disso, você notou que cada um tem sua particularidade.

Conclusão

Por fim, é muito importante que escolha o que melhor se adeque as suas necessidades. Pelo fato de ser algo mensal e fará diferença, tanto na sua saúde quanto no seu financeiro. Portanto, coloque todas as opções na ponta do lápis e escolha (se possível em família). Cuidar da saúde é algo que requer tempo e paciência, ainda mais quando há outras pessoas junto.

Fontes:

  • Vida Plan – Acessado em 03/06/2022 às 13H;
  • Einstein – Acessado em 03/06/2022 às 14H30;
  • PlamHag – Acessado em 03/06/2022 às 16H.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?