Pesquisar

Como ser atendido pelo médico de olho ou oftalmo

  • Compartilhar:
post-title

Quer ser atendido por um médico de olho?

O médico de olho, também conhecido como oftalmologista, é responsável por uma série de exames e cuidados. Mas, muitas pessoas, acreditam que o exame de vista só deve ser feito por pessoas mais velhas, cujos olhos já estão perdendo parte de sua capacidade. Quando, na verdade, mesmo um recém nascido precisa de alguns exames para garantir a saúde de seus olhos.

Encontrar atendimento com esse profissional pode ser uma tarefa difícil. Mas existem empresas que oferecem essas consultas por preços acessíveis. O mais importante para conseguir esse tipo de atendimento é pesquisar e encontrar aquele que se encaixa em suas necessidades e desejos.

Muitas doenças que atingem os olhos tem sintomas muito discretos e correm o risco de passarem despercebidos. O problema disso é que tais casos, sem tratamento adequado, podem evoluir e causar danos irreversíveis à visão do paciente. Por isso é tão importante fazer consultas de rotina com este profissional, mesmo sem sintoma algum.

O trabalho do médico de olho

Qualquer incômodo na visão deve ser levado ao conhecimento de um oftalmologista, especialista apelidado de oftalmo. Algumas coisas são muito simples, como vibrações involuntárias do globo ocular, que podem ser causadas pelo estresse e ansiedade. Mas este mesmo sintoma também pode ser um sinal de olho seco, falta de sono, de nutrientes e até de desidratação.

Não apenas na saúde ocular, mas no corpo inteiro, muitos sintomas podem ser tanto de problemas muito simples e de fácil solução, como de problemas graves que exigem intervenções médicas urgente. Por isso é tão importante ter um acesso fácil e rápido às consultas com especialistas.

Se você procura um médico de olho pois está sentindo algum incômodo, a consulta partirá do seu relato sobre o que está sentindo, o que permite que o profissional investigue seu caso. No entanto, se for uma consulta de rotina o oftalmologista fará alguns testes específicos para analisar a saúde dos seus olhos.

Este check-up dos olhos, geralmente, começa pela avaliação externa de pálpebras, olhos e canais lacrimais, cuja intenção é observar vermelhidões, edemas, e problemas de lubrificação. Então, costuma-se fazer o teste ortóptico, onde se avaliam os músculos responsáveis pela movimentação dos olhos. Problemas como estrabismo e ambliopia podem ser diagnosticados através deste exame dos músculos.

Também é importante realizar uma oftalmoscopia. Este exame permite que o médico observe o fundo dos olhos do paciente, permitindo a observação da retina, coróide, disco óptico e vasos sanguíneos. Tal investigação pode encontrar nos olhos alguns sinais de diabetes, hipertensão e glaucoma.

Enfim, se a pessoa está com dificuldades para ver de longe, de perto, ou ambos, é necessário realizar o exame de refração. Este teste é que determina qual tipo de lente e quantos graus o paciente precisa para corrigir sua visão.

Leia mais sobre o Retinoblastoma!

Problemas tratados pelo médico de olho

Provavelmente o problema de visão mais conhecido é a miopia. Esta configura-se como um erro refrativo do olho, o que significa que a retina não consegue focar em objetos que estão longe dos olhos. Muito comum que o diagnóstico seja feito ainda na infância, quando percebe-se que a criança não consegue ler o que está escrito na lousa, por exemplo.

Enquanto isso, a hipermetropia é o contrário da miopia. Este problema refrativo dificulta a visão de objetos que estão próximos ao olho. Muito comum que se perceba esta dificuldade ao ler um livro ou realizar atividades com objetos pequenos e delicados.

O astigmatismo é aquela doença onde a córnea tem uma curvatura irregular, impedindo o paciente de focar a visão em qualquer objeto, independente de onde ele esteja. Estes três problemas citados podem ser corrigidos com uma cirurgia refrativa a laser ou através do uso de óculos de grau.

Muitas crianças que nascem com problemas de visão acabam sentindo um atraso na aprendizagem. Isso acontece pois a criança se adapta à sua própria condição e vai vivendo mesmo com a dificuldade para ver, mas quando as aulas na escola vão ficando mais complexas se torna difícil prestar atenção e acompanhar o que está sendo ensinado.

Essa é uma das razões para fazer um exame oftalmológico ainda na infância. Além disso, recém nascidos também precisam passar pelo médico de olho algumas vezes até os dois anos de idade. O retinoblastoma é um tumor que coloca a visão do bebê em risco e pode ser diagnosticado em uma consulta simples.

Importância dos exames de rotina

Quando pensamos em exames de rotina vamos direto aos exames de sangue, hormonais, cardiológicos e de urina. Mas frequentar um oftalmologista é tão importante quanto os testes citados. Quanto mais cedo as doenças de visão são diagnosticados, maiores as chances de cura destas sem prejudicar a visão do paciente.

Muitos problemas nos olhos são, inclusive, consequências de outras doenças que afetam o organismo, sejam elas cardíacas, circulatórias, endócrinas. Por isso que um exame de olho pode acabar salvando a vida de alguém ao identificar precocemente um problema mais grave. Algumas das doenças de olho mais comum são: glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular.

Referências

Hospital de Olhos

Tua Saúde

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?