Pesquisar

Afinal, quando ir a uma clínica oftalmológica?

  • Compartilhar:
post-title

Se você é uma pessoa que se preocupa com a sua saúde, com certeza tem o costume de visitar médicos com regularidade. Cardiologista, neurologista, ortopedista e ginecologista são os especialistas mais procurados. Mas, afinal, você sabe quando é essencial ir a uma clínica oftalmológica?

A visão é preciosa e deve ser levada a sério para que, no futuro, problemas graves não surjam. Isso porque os olhos são extremamente sensíveis e suscetíveis a desenvolverem as mais diversas doenças, como catarata, conjuntivite e miopia. Para fugir de encontrar complicações no futuro, o melhor caminho é confiar no trabalho de um profissional capacitado e que preste um atendimento de qualidade. 

Pensando nisso e para ajudar nessa tarefa, selecionei neste post todas as situações que podem levar uma pessoa a procurar uma clínica de olhos. No fim do texto, você ainda encontrará dicas exclusivas para identificar os melhores médicos na área. Confira!

Quando procurar uma clínica oftalmológica?

Você tem o costume de frequentar o oftalmologista? Não? Então, chegou a hora de rever os seus conceitos. Basicamente, esse profissional, conhecido popularmente como “oculista”, é um médico capacitado em diagnosticar e tratar as mais diversas doenças relacionadas aos olhos, pálpebras, canais lacrimais e demais anexos. 

Ao se consultar com esse especialista, é possível que ele realize exames oftalmológicos, faça testes de visão, bem como recomende o uso de óculos de grau ou a administração de medicamentos exclusivos para cuidar da saúde ocular. Por essa razão, visitar uma clínica de olhos periodicamente é fundamental para evitar problemas e garantir mais qualidade de vida. 

No entanto, é comum que algumas pessoas não saibam qual o momento exato de procurar esse profissional. Se este for o seu caso, não se preocupe. A seguir, listamos as situações que merecem a sua atenção. 

Visão turva ou dificuldade para enxergar 

Após os 20 anos, muitos adultos podem começar a desenvolver doenças originárias da retina. Há ainda o caso de indivíduos que apresentam complicações circulatórias ou de cunho degenerativo e que podem acometer os olhos. 

Tal cenário se agrava quando a pessoa segue hábitos de vida nada saudáveis, sendo o tabagismo e o alcoolismo os principais deles. Diabéticos e hipertensos também devem ficar atentos. 

Dito isto, não é raro que, nesses casos, os pacientes apresentem alguns sintomas nada agradáveis, como a visão turva, a perda da visão ou a dificuldade para enxergar durante a noite. Se isso ocorrer, o ideal é procurar uma clínica oftalmológica quanto antes. 

Catarata

Geralmente, durante a terceira idade, algumas pessoas começam a apresentar dificuldade para enxergar. E uma das principais causas desse problema é a chamada cataratauma espécie de opacificação do cristalino. 

Tal condição faz com que a visão do paciente fique bastante embaçada e avance de modo progressivo. Em algumas situações, a complicação pode modificar o grau do olho e dificultar a identificação de cores. Atualmente, o único tratamento eficaz para combater a catarata é a cirurgia, sendo a facoemulsificação a técnica mais moderna delas. 

Uma vez identificados os sintomas, o ideal é procurar uma clínica de olhos rapidamente, caso contrário, e quando não tratado de modo adequado, o problema pode piorar de forma significativa e causar a temida cegueira. 

Miopia

Dificuldade para enxergar de longe e dores de cabeça constantes podem ser fortes sinais da miopia. A condição, que afeta indivíduos de todas as faixas etárias, costuma se desenvolver de forma rápida e gradual. Muitas vezes, a complicação ainda piora durante a infância ou a adolescência, fazendo com que o jovem apresente problemas na escola. 

Caso você esteja com dificuldade para ver as coisas com clareza e, inclusive, esse fator esteja prejudicando as suas atividades diárias, não deixe de marcar uma consulta com um oftalmologista. Durante a conversa, o profissional poderá identificar o grau da sua miopia e indicar as melhores opções para corrigir a visão, sendo o uso de lentes corretivas e a cirurgia refrativa as principais delas. 

Conjuntivite

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a conjuntivite, certo? O problema consiste em uma inflamação presente na membrana externa do globo ocular e também no interior das pálpebras. 

Dos seus principais sintomas, estão a vermelhidão intensa nos olhos, a coceira e a facilidade de lacrimejar. Com duração média de 15 dias, o problema costuma atingir os dois olhos e, uma vez tratado corretamente, não deixa sequelas. 

Existem três tipos de conjuntivite: a infecciosa, que é transmitida pelo contato; a alérgica, que não é contagiosa; e a tóxica, que acontece quando os olhos entram em contato com produtos químicos agressivos. Independentemente do tipo desenvolvido, a recomendação é procurar uma clínica de olhos para realizar o tratamento adequado e evitar que o problema prejudique a visão. 

Como encontrar uma clínica oftalmológica de confiança?

Encontrar um médico de confiança não é uma tarefa fácil — ainda mais se tratando de uma clínica de olhos. Por isso, durante essa missão, é fundamental que você considere alguns pontos importantes, que vão desde as referências até a estrutura do espaço. A seguir, explicaremos melhor cada fator. 

Pesquise na internet 

Não há dúvida de que a internet veio para facilitar a nossa vida. Portanto, se você deseja se consultar em uma clínica de olhos, nada melhor do que utilizar essa tecnologia a seu favor.

Em uma busca simples, apenas informando o nome do médico, é possível conferir as recomendações de outros pacientes que já se consultaram com o mesmo especialista. Nesse momento, é válido verificar se o atendimento prestado pelo profissional foi atencioso e se os demais pacientes saíram satisfeitos com a experiência. 

Saiba mais sobre a formação do médico 

Ainda no universo virtual, é possível se informar sobre a especialidade e formação do médico com quem você pretende se consultar. Durante a sua busca, procure checar os cursos já realizados, as atualizações acadêmicas e o seu comprometimento com a área de atuação. Tente ainda observar se o especialista tem acompanhado as inovações do ramo e realizado cursos para atualizar os seus conhecimentos. 

Verifique a estrutura do local 

Por último, não se esqueça de conferir a estrutura da clínica de olhos. Ao longo da pesquisa, cheque se o espaço possui um site bem elaborado, além de diferentes meios de comunicação, como é o caso do e-mail e telefone.

Também é essencial conferir a localização, se há estacionamento, se o edifício é novo, se as salas de atendimento são devidamente separadas e se há segurança no local. Acredite: esses detalhes farão toda a diferença!

E então, após a leitura ficou mais fácil saber quando procurar uma clínica oftalmológica e cuidar da sua saúde ocular? Espero que sim! 

Agora, aproveite o momento, visite o nosso site e agende agora mesmo uma consulta com um dos profissionais da Kompa. É rápido e vale a pena!

Tags:
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/kompa/single.php on line 85

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?