Para todas as mulheres, sofrer com menstruação é algo comum dentre elas. Dito isso visando ajudá-las da melhor forma, neste conteúdo terá algumas dicas que podem ajudar ao sofrer com a cólica menstrual. Sendo assim, serão alguns tópicos que tendem a trazer informações quando passarem por esta situação.
Sendo assim, note que serão diversas dicas, tudo para ajudar as mulheres que passam por essa situação todo mês. A saber é muito comum, já que cerca de 50% a 90% do gênero feminino em idade fértil sofrem com a cólica menstrual. Vale lembrar é que a intensidade variável.
Navegue pelo post
O que causa a Cólica Menstrual?
Mesmo que haja vários estudos, ainda não se sabe todas as causas da cólica menstrual e como o corpo feminino trabalha com isso. A saber, uma das explicações são as contrações uterinas que causam desde as horas antes da menstruação até os primeiros dias.
No entanto, há outra teoria que possui alguns estudos. Em suma, consiste em um processo inflamatório que ocorre nas mulheres por conta do aumento da prostaglandinas. A saber, é uma substância que química semelhante aos hormônios.
Dito isso, é a partir disso que o conteúdo começa. A saber, há muitas formas para se fazer ações visando evitar as cólicas menstruais. Portanto, veja alguns métodos simples e eficazes de forma a ajudar a diminuir as ações das cólicas.
Alguns sintomas da cólica menstrual
- Náuseas;
- Vômito;
- Dores de cabeça;
- Diarreia;
- Tontura;
- Desmaio.
Vale destacar que as dores são muito mais fortes no 1.º dia de menstruação. Outro ponto é que 50% dessas dores estão geralmente acompanhadas de alguns sintomas listados acima.
Como tratar?
Há alguns métodos que ajudam em casos mais simples de cólica menstrual. Sendo assim, confira os simples métodos para ajudar contra esse problema:
- Prática de exercícios físicos;
- Aplicação de calor;
- Uma melhor alimentação.
Pratique exercícios
É normal a prática de exercícios ajuda a evitar as dores da cólica menstrual, portanto se torna um método bom nesse quesito. Há um estudo no UOL que indica, 150 minutos de exercícios por semana ajuda a evitar as dores. Mas vale destacar é um tratamento preventivo, ou seja, não é para fazer enquanto está com dor, mas sim fazê-lo antes.
Aplicação do calor
Neste caso, há duas formas de se usar o calor em seu benefício. São elas, aplicar calor na região do abdômen ou até mesmo escaldar os pés. Dito isso, veja como fazer ambos os processos visando diminuir as dores da cólica menstrual de alguma forma.
Tratando do calor no abdômen, em suma é usando uma bolsa de água quente que ativa o fluxo sanguíneo e assim inibe os efeitos da prostaglandinas. Vale destacar que além da bolsa de água, é possível fazer esse método com um pano com água quente, bolsas de borracha ou em gel e até mesmo a água do chuveiro.
Por outro lado, escaldar os pés é uma forma também de aliviar as dores. Coloque água de forma a cobrir todo seu tornozelo, em uma água de morna para quente. Porém, cuidado para não queimar a pele. Se quiser além de aliviar a cólica menstrual e fazer algum tratamento mais especial, pode usar óleos essenciais, ou até mesmo bolinhas de gude para massagear os pés.
Alimentação melhor
Agora para fechar as dicas visando diminuir os riscos da cólica menstrual, vem a parte da alimentação. Há diversos estudos para analisar a dieta mais efetiva, porém, existem controversas. Dito isso veja duas delas e você escolhe a que melhor se adapta à sua rotina.
A começar por uma dieta rica em cálcio e pouca gordura. Essa dieta aponta que a falta de cálcio (presente no leite, por exemplo), cause uma excitação nos músculos, gerando assim uma dor.
Outra opção é um consumo de alimento mais quentes, já que na medicina tradicional da China aponta que ao ingerir alimentos frios e/ou crus mantém estagnada a energia dos canais abdominais. Portanto, opte por comer sopas, ou até mesmo tomar chá e evitando um excesso em saladas principalmente de noite.
É possível passar sem sofrer as dores da cólica menstrual?
Por fim, foi apresentado, algumas alternativas de como prevenir a cólica menstrual. Sendo assim basta agora colocar em prática algumas das dicas. Vale destacar que há qualquer momento que sentir algum desconforto diferente, é ideal a procura por um ginecologista.
Sendo assim, ainda propondo uma ajuda neste sentido, conheça a Kompa Saúde. Por lá você pode ter uma consulta com um especialista de qualidade sem sair de casa através da Telemedicina. Ou seja, sentiu alguma dor, foi ao app da Kompa marcou e realizou a consulta, sem sair de casa. Ficou interessada, acesse aqui o site para saber mais.
Fontes:
- Dr. Drauzio Varella (22/02 às 14H);
- Viva Bem UOL (22/02 às 16H);
- Pfizer (22/02 às 17H)
Comentários