Pesquisar

Alongamento: como praticar

  • Compartilhar:
post-title

Você conhece a importância do alongamento?

Na Copa do Mundo de futebol de 1954, a seleção da Hungria entrava em campo com um ritmo mais rápido do que seus adversários. Esse time, comandado pelo treinador Gyula Mandi costumava fazer gols nos primeiros 20 minutos de jogo, e revolucionou muitas questões táticas do futebol. Mas qual era o segredo dos húngaros para conseguir estes começos de jogos mais dinâmicos? Eles aqueciam e se alongavam antes dos jogos.

Mas o alongamento não é importante apenas para atletas de alto nível. Qualquer ser humano encontra muitos benefícios quando melhora seu preparo físico. Se alongar não serve apenas para preparar seu corpo para outro atividade de intensidade. Os exercícios para articulações, músculos e juntas evitam lesões e aliviam dores que qualquer um pode ter.

Uma grande vantagem do alongamento é que qualquer um pode fazer, respeitando seus próprios limites. A partir do momento que você aprende os movimentos corretos será possível se alongar na sua casa, sem necessidade de equipamentos ou qualquer coisa do tipo.

Importância do alongamento

Consideram-se alongamentos aqueles exercícios direcionados ao aumento da flexibilidade muscular. Esse tipo de prática proporciona uma melhora das funções motoras do corpo. Além disso, alongar-se ajuda na prevenção de lesões e entrega mais agilidade e elasticidade para o indivíduo.

O alongamento é tão importante para o aquecimento quanto para o relaxamento dos músculos. Deve-se alongar tanto antes quanto depois de praticar uma outra atividade física. Começar a correr, levantar peso, saltar, nadar etc. sem se alongar faz com que os músculos sejam colocados à prova sem um preparo para este momento. Então as articulações e músculos podem se comportar de forma inadequada em resposta aos estímulos e impactos, causando alguns tipos de lesões.

Da mesma forma, depois de praticar uma atividade de intensidade, os músculos estão quentes e tensos. Deve-se alongar para que eles relaxem. Mesmo depois do fim do exercício seu corpo continua no estado necessário para a prática deste, e essa tensão desnecessária também pode machucar o praticante da atividade física. Essa necessidade de cuidado anterior e posterior faz parte das responsabilidades dos preparadores físicos

Posições de alongamento

É importante que você alongue membros inferiores e superiores, tentando trabalhar o máximo de músculos e articulações possíveis. Uma boa forma de garantir que completou tudo que é necessário é começar pelo pescoço e ir descendo. Mantenha cada uma das posições por cerca

Dito isso, comece puxando, com a mão, a cabeça lentamente para o lado até sentir uma pressão na lateral do pescoço. Faça isso dos dois lados. Então deixe a cabeça reta e olhe pra frente, agora gire o pescoço para os dois lados, como quem observa a rua antes de atravessá-la. Coloque ambas as mãos sobre a cabeça e pressione a cabeça em direção ao peito.

Aponte um braço para o lado oposto ao dele, então com o outro aproxime este do seu peito tensionando essa musculatura. Faça isso com os dois braços. Coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão puxe o cotovelo para baixo, em direção às costas. Sempre lembre de repetir os movimentos com os dois braços ou as duas pernas.

Agora afaste as pernas e deixe os pés apontando para fora, então desça o tronco e os braços tentando encostar o chão. Agora junte as pernas e os pés e abaixe tronco e braços em direção aos dedos do pé, tentando encostá-los.

Esses são apenas alguns exemplos do que você pode fazer para se alongar, pesquisar vídeos e imagens de posições na internet pode ser eficiente para garantir mais variedade de alongamentos.

O que você precisa saber

Alongar-se é, sobretudo, estender e recolher os músculos e membros do corpo. Esse tipo de movimentação coloca cada eixo de articulação no máximo que pode alcançar, isso faz com que esses membros consigam se movimentar por toda sua extensão com menos chances de se lesionarem. Quando uma parte do corpo é levada ao seu limite de forma lenta e segura, todas as movimentações seguintes, que serão mais orgânicas e dificilmente chegarão ao mesmo limite, estarão levando o membro a extensões já atingidas pelo alongamento inicial.

Para se alongar você deve reservar 15 minutos antes e depois da atividade física para o alongamento. As posições de alongamento são estáticas, não é necessário balançar o corpo para atingir extensões maiores que seu limite. Dito isso, é bom lembrar que é muito possível aumentar sua flexibilidade com a constância dos alongamentos.

Não é necessário sentir dor, é normal sentir aquele incômodo nos músculos que estão sendo alongados, mas dor é um sinal de que o alongamento está ultrapassando seu limite corporal atual. O controle da respiração também faz parte deste preparo físico. Por isso que é importante respirar lentamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. A yoga é uma prática que une posições de alongamento com o controle da respiração. Se você procura alívio de estresse e dores, praticar a yoga pode ser uma boa opção.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?