A Afta, é uma lesão que acomete diversas pessoas. A saber, no Brasil há cerca de 2 milhões de casos por ano. Dessa forma, pensando em auxiliar todas as pessoas que sofrem ou já sofreram com isso, veja como tratar e entender mais sobre elas.
Navegue pelo post
O que é Afta?
Surgindo em diversos pontos pontos da boca, as aftas são pequenas úlceras (série de feridas), que aparecem em alguns pontos como:
- Bochecha;
- Lábios;
- Língua;
Elas são esbranquiçadas com suas bordas mais vermelhas. Geralmente são muito doloridas e incomodam o paciente para ingerir alimentos e até mesmo falar. Em alguns casos, é possível que a Afta acabe causando febre e cansaço, mas varia de caso a caso.
Vale destacar que elas acabam sumindo depois de 10 ou 14 dias, e um ponto positivo é que não deixa nenhuma marca ou cicatriz.
Os tipos
A saber, para melhor entender as aftas, existem 2 tipos delas: a chamada afta minor e a afta major. Dentre elas existem algumas diferenças em relação ao tamanho e tempo que elas permanecem na boca.
Minor
Nesse caso, ela varia entre 2 à 8 milímetros e sua duração é de certa 2 semanas. Assim ela é uma afta que incomoda sim, mas por no máximo 14 dias.
Major
Por outro lado, a Afta Major já tem cerca de 1 centímetro, para a região da boca é uma tamanho considerável. Além disso, ela chega a incomodar o paciente por até 2 meses.
O que causam as aftas?
Em suma, há diversos fatores que podem gerar essas pequenas lesões no interior da nossa bocam, dentre eles estão:
- Frutas cítricas;
- Estresses;
- Escovas dentais;
- Lesões na boca por objetos pontiagudos;
- Predisposição genética;
- Ansiedade;
- Vírus e/ou bactérias.
Claro que ainda há mais alguns pontos que podem causar as aftas, como uma mudança no ciclo hormonal feminino. Dessa forma, pode-se notar, que a afta é mais presente nas mulheres que nos homens.
Não pelo fato de que a escova de dente possa causar as aftas, que você deve parar de escovar os dentes. Até pelo fato de que, se escovar mal, as aftas também podem surgir, por conta de bactérias que vão nos restos de alimento na sua boca.
Afta tem cura?
De certa forma, não há nenhuma necessidade de buscar tratamento médico por conta de afta. Isso pelo fato dela sumir com o passar do tempo. No entanto, se por algum motivo ela seguir incomodando por mais tempo que o usual, procure um médico. Ele poderá aconselhar usar alguns medicamentos ou até mesmo algum analgésico.
Muito importante saber que, não se usa bicarbonato de sódio em aftas. Isso pelo fato dele conseguir evoluir uma leve úlcera para uma queimadura, além claro de sua ineficácia.
Ou seja, por ser algo recorrente, não existe uma cura específica, mas sim alguns tratamentos preventivos para evitar que ela surja novamente em qualquer região da boca.
Como se trata uma afta?
Pensando em algumas formas, o mais comum é utilizar pomadas para diminuir a inflamação. Mas como é um problema que simplesmente some com o tempo, não é nada que deve se preocupar. Porém, abaixo, confira alguns pontos que se você se enquadrar, o certo será a ajuda médica:
- Tamanho muito grande da afta;
- Surgem aftas frequentes na boca;
- Dor que não melhora com analgésicos;
- Se surgir nos lábios;
- Caso dure mais de 4 semanas.
Caso não se sinta confortável em esperar os 14 dias até a afta sumir, é claro que pode ir ao médico. Uma opção melhor ainda é você fazer todo o processo através o app da Kompa Saúde que é totalmente gratuito. Assim após fazer sua triagem, a equipe de enfermagem entra em contato com você em até 12 horas.
Se seu caso for necessária uma consulta, tudo será feito através do próprio app com uma vídeo-chamada. De forma rápida e prática.
Conclusão
Por fim, as aftas são problemas muito recorrentes tanto no Brasil quanto no mundo. E mesmo assim acabam sumindo sem precisarmos fazer nada. Mas mesmo assim, que fique claro, não pode apenas deixar como está, caso haja maiores problemas, procure um médico.
Não deixe de fazer toda e qualquer avaliação sobre algum problema de saúde. Ou seja, baixe já o app de saúde inteligente da Kompa Saúde. Assim é possível cuidar da saúde das pessoas que você ama.
Fontes:
- Veja Saúde (Aftas) – Acessado em 12/06 às 13H25;
- BVSMS (Afta) – Acessado em 12/06 às 14H;
- Rede D’Or (Aftas) – Acessado em 12/06 às 15H.
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários