Pesquisar

A Bartolinectomia: como funciona?

  • Compartilhar:
post-title

A saúde da mulher é algo muito importante. Dito isso, há diversos conteúdos em relação à isso no blog desde a adolescência até conteúdos para que já está planejando sua gravidez. Por isso, a ideia deste conteúdo gira em torno de introduzir a cirurgia chamada de Bartolinectomia.

Em suma, quando se trata disso, é importante entender tudo o que for necessário para que, na hora da cirurgia, não haja maiores problemas. Sendo assim, confira tudo o que precisa saber sobre a Bartolinectomia, desde o pré-operatório, até o pós.

Como funciona a Bartolinectomia

A saber, tal procedimento, consiste em retirar, as glândulas chamadas de Bartholin. Ou seja, tal cirurgia só deve ter sequência, quando causam cistos ou obstruções. Por isso, tal cirurgia, é apenas em último recurso, já que nenhum outro tratamento surtiu o efeito necessário.

A saber, a glândula em questão, tem o nome de Bartholin. Tais se encontram na entrada da vagina, de cada lado dos pequenos lábios. Além disso, são responsáveis por liberar os fluídos que lubrificam o órgão genital em questão.

A operação

Usada em último recurso, Bartolinectomia só é usada, quando as drenagens de cistos não resolvem. Além disso, outro sinal de que a cirurgia é necessária, é quando há um acúmulo de liquído de forma recorrente. Sendo assim, o processo funciona da seguinte forma: a mulher será anestesiada de forma geral. E assim começa a cirurgia que dura certa de 1 hora.

O pós-operatório

Ao final de todo processo, é normal que em alguns casos a pessoa fique por um tempo ainda no hospital. Na Bartolinectomia não é diferente, a mulher fica 2 ou 3 dias para que o médico acompanhe sua evolução pós-operatória.

Veja agora, alguns cuidados que são importantes para a recuperação de todas as mulheres que passam por tal procedimento:

  • Evite relações sexuais por 4 semanas (no mínimo);
  • Não usar, produtos de higiene íntima com aditivos perfumados;
  • Evite atividades que exigam concetração nos 2 dias seguintes da anestesia;
  • Não usar absorvente interno por 4 seemanas (no mínimo).

Agora que já sabe os cuidados, é importante entender os riscos que podem surgir com a cirurgia. Como todos sabem, há chances, e é dever de todo lugar que preza pela saúde, alertar os pacientes sobre os riscos. Dito isso, veja as possíveis complicações.

  • Hematomas;
  • Sangramento;
  • Infecção no local;
  • Dor;
  • Inchaço.

A Bartolinectomia é uma cirugia complexa?

Como já falado anteriormente, é um recurso em último caso, ou seja, não é uma cirurgia feita com frquência nas mulheres. No entanto, por mais que não haja um alto número de mulheres que prouram tal procedimento, é algo que se deve ter atenção. Dito isso, é uma cirurgia que leva certo tempo, mas não é tão complicada como aparenta.

Ficou interessada no procedimento? Sabia que na Kompa Saúde é possível fazê-lo? Agora eles trabalham com cirurgias e procedimentos, dos mais variados possíveis. Desde Safenctomia até a Bartolinectomia, acesse aqui e veja todos eles!

A Bartolinectomia é uma ótima opção!

Agora que já viu como funciona todos os processos da cirugia e o básico sobre o procedimento, é hora de marcá-la para seguir a vida normalmente. Isso é um problema que não é possível viver bem, ou seja, ao menor sinal de ineficiência dos remédios, procure a cirurgia.

Vale destacar que além dos procedimentos, na Kompa é possível ter um acompanhamento de saúde, usando a Telemedicina. Isso se torna um benefício enorme, visto que no pós-operatório levantar da cama não é recomendável. Sendo assim, ela pode ajudar numa consulta rápida com o médico para passar atualizações sobre sua evolução e muito mais.

Por fim, acesse já a Kompa Saúde e conheça os planos. Assim você pode ver qual melhor se encaixa no seu bolso, basta acessar aqui e conferir todos os benefícios e as formas de pagamento e assinatura.

Fontes:

  • Tua Saúde (24/11/2021 às 14H);
  • Doctoralia (24/11/2021 às 16H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?