Pesquisar

Queda de cabelo: causas, sintomas e como tratar

  • Compartilhar:
post-title

A queda de cabelo não é em si uma doença, mas sim um sintoma. De acordo com os estudos da Universidade de Manchester, na Inglaterra, a visão da saúde capilar ajuda a encontrar problemas que poderiam passar despercebidos.

Você está com problema de queda de cabelo? Então esse artigo é para você, abaixo vamos falar sobre as causas, sintomas e como tratar este problema com ajuda médica.

O que é a queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema que pode atingir os dois sexos, e se desenvolve de forma gradual ao longo dos anos. No entanto, existem situações onde o cabelo começa a cair de forma abrupta e repentina.

Mesmo que não afete as crianças e jovens, a queda de cabelo é mais frequente em adultos. Os cabelos possuem um ciclo de vida, ou seja, nascem e morrem ou caem de forma natural. Portanto, cabelos novos nascem para repor os cabelos que caem depois de um certo tempo.

A saber, a perda de 50 a 100 fios por dia é normal e não perceptível. Mas existem situações onde a queda de cabelo é excessiva e o novo não consegue substituir o que foi perdido. Formando assim, algumas falhas no couro.

É difícil contar quantos cabelos caem por dia, mas se notar uma grande quantidade perdida ao lavar ou pentear, é importante procurar um médico dermatologista antes que o problema se torne mais grave. Existem diversos agentes causadores da queda de cabelo, sendo importante determinar corretamente a origem do problema para instituir o tratamento correto.

Quais as principais causas?

A queda de cabelo pode acontecer de forma acentuada nos meses de outono. Uma das principais causas da queda sazonal pode ser a exposição solar sofrida no verão, enfraquecendo os folículos pilosos, ou seja, as estruturas onde os cabelos nascem.

A queda de cabelo pode ser considerada normal se a causa for o processo de envelhecimento natural da pessoa. À medida que envelhecemos, o ciclo de regeneração do cabelo acaba sofrendo, resultando na perda e enfraquecimento do nosso couro com o passar do tempo.

Existem diversas outras causas que podem provocar a queda de cabelo em grande quantidade, dificultando o processo de diagnóstico. Veja as principais causas:

  • Ansiedade e/ou estresse excessivo;
  • Interrupção do ciclo de crescimento capilar;
  • Doenças que causam cicatrizes;
  • Medicamento;
  • Má Alimentação;
  • Tricotilomania;
  • Choques físicos (Ex: Perda extrema de peso, febre elevada);
  • Infecção no couro cabeludo;
  • Doenças de Tireoide;
  • Eventos traumáticos (Perda de entes próximos).

Ainda sobre as doenças de Tireoide, há um conteúdo focado nesse caso, leia mais em Tireoide: O que é? Conheça mais sobre essa glândula

Sintomas da queda de cabelo

Como já visto acima, muitas vezes, a queda de cabelo pode ser uma condição causada pelo envelhecimento ou questões que não se tratam de problemas graves para a saúde.

Porém, a queda de cabelo pode ser um problema associado a algumas doenças, variando de acordo com a gravidade. A calvície masculina é comum, e mesmo assim, muitos homens não procuram tratamento na fase inicial. Conforme o avanço do problema, podem surgir consequências ao nível da autoestima.

Por outro lado, a calvície feminina pode provocar consequências mais graves, principalmente na questão psicológica. Resultando em problemas de ansiedade e depressão, devido à baixa autoestima provocada pela perda de cabelo.

Sobre Ansiedade, leia este conteúdo → Ansiedade não é frescura

Como tratar a queda de cabelo?

Após obter o diagnóstico definitivo, o médico dermatologista pode recomendar algum tipo de tratamento para parar ou combater a queda de cabelo, dependendo da causa do problema. É importante efetuar alterações que conduzem a um estilo de vida saudável, por uma alimentação equilibrada e de combate ao sedentarismo.

Em casos de estresse elevado, uma boa gestão do estresse é importante para resolver o problema de queda de cabelo, assim como melhorar substancialmente a qualidade de vida da pessoa. Há chances de prescreverem um shampoo com agentes antifúngicos, encontrados em farmácias. Eles devem ser utilizados em casos onde é diagnosticado alterações no couro cabeludo, que evidenciam a presença de fungos ou outros agentes patogênicos.

Em todos os casos, é recomendado que a pessoa que está com queda de cabelo procure ajuda de um médico, para descobrir se existe alguma doença causando a queda de cabelo e outros sintomas, caso existam.

Conclusão

Na Kompa Saúde você pode encontrar dermatologistas que vão te ajudar a diagnosticar, tratar e resolver o problema de queda de cabelo.

Através do app de saúde inteligente, é possível ter uma consulta online e caso seja necessário, irá até uma de nossas unidades. Tudo de acordo com suas necessidades para descobrir e começar a tratar o seu problema de queda de cabelo.

Fontes:

  • Veja Saúde (Problemas que fazem o cabelo cair) – Acessado em 23/06 às 16H;
  • Tua saúde (Causas da queda de cabelo) – Acessado em 23/06 às 17H50.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?