O que faz o médico que cuida da tireóide?
Nosso corpo tem muitos órgãos, sistemas, glândulas, nervos e existem muitos funcionamentos que nós mesmos não sabemos explicar sem pesquisar antes. A tireoide, apesar de ter o nome muito conhecido e funções essenciais, não tem seu “trabalho” tão conhecido quanto outras partes do organismo.
Muitas pessoas, inclusive, tem problemas da tireoide e não sabem, passando a acreditar que determinados sintomas destas doenças são questões naturais de seu corpo. Por isso é tão importante explicar qual a função da tireoide, quais doenças a afetam, os sintomas de tais problemas e como o médico que cuida da tireoide pode lhe ajudar.
A tireoide é uma glândula, o que significa que ela é responsável pela produção de substâncias que estimulam o funcionamento de outras partes do organismo. Esta faz parte do sistema endócrino, ou seja, produz hormônios. Estas substâncias são responsáveis por estimular sistema nervoso, coração, ossos, pele, cabelo e intestino, além de ditar o ritmo do metabolismo.
Índice – Navegue pelo post
O que faz o médico que cuida da tireóide?
Visto que a tireoide é parte do sistema endócrino, seus cuidados dependem do endocrinologista. Como este funcionamento é parte do controle do peso, muitas pessoas que querem perder gordura ou ganhar massa muscular procuram um especialista neste sistema.
Mas, além de quem procura desenvolver o físico, muitas pessoas tem problemas de saúde que podem ser causados pela desregulação de alguma glândula. Todo caso que diz respeito às glândulas pode ser tratado pelo médico que cuida da tireoide. O que é difícil é ter a certeza que seus sintomas estão sendo causados por alterações hormonais mesmo.
Como os hormônios produzidos pela tireoide são o T3 e T4, trioiodotironina e tiroxina respectivamente, uma possibilidade de exame para o endócrino é medir os níveis destas substâncias no sangue. Tanto a alta quanto a baixa produção da tireoide podem causar problemas de saúde para o indivíduo. Um dos problemas mais conhecidos desta glândula é o hipotireoidismo.
Leia mais sobre hipotireoidismo.
Então, se o médico percebe, através dos exames, que os hormônios estão em níveis desregulados, é trabalho dele investigar a razão por trás disso. Algumas doenças autoimunes fazem com que o próprio organismo ataque alguma glândula, o que prejudica sua produtividade e causa alterações hormonais. Além disso, medicamentos podem ter como efeito colateral a desregulação hormonal, da mesma forma que um câncer ou algum tumor em uma parte do organismo.
Sintomas de que se deve procurar um médico que cuida da tireoide
A desregulação hormonal causa prejuízos no funcionamento de outros órgãos, e isso pode desencadear em sintomas confusos. Pois, se o intestino está desregulado por conta da baixa produção na tireoide, os sintomas podem lhe fazer acreditar que está sofrendo de um problema intestinal.
Saiba mais sobre o médico que cuida do intestino.
Enfim, alguns sintomas de que você deve procurar um endocrinologista são:
- Cansaço excessivo;
- Sonolência;
- Dificuldade em perder peso ou perda inesperada;
- Palpitação;
- Diminuição da memória;
- Dores musculares e articulares;
- Intolerância ao frio;
- Pouco sono;
- Cãimbras;
- Sensação de calor;
- Tremores.
No entanto, todos estes sintomas podem ser de outras doenças. Caso um endocrinologista, depois de investigar seu organismo através de exames, perceba que seu problema não tem relação com o sistema endócrino, ele deverá te encaminhar para outro especialista, para que este tente descobrir o que está afetando sua saúde. O médico que cuida da tireoide pode ser uma boa opção para realizar exames de rotina e analisar se o seu organismo está com a produção hormonal nos níveis certos.
Importância dos hormônios
Os hormônios definem grande parte do funcionamento de nosso organismo. Mudanças alimentares, exposição ao sol, descanso, tempo de lazer, atividade sexual, estresse e muitos outros aspectos podem afetar a produção hormonal. No caso das mulheres a menstruação depende diretamente de um equilíbrio hormonal, e a irregularidade deste pode atrapalhar o dia a dia feminino.
Leia sobre a menstruação atrasada.
A glândula testicular, por exemplo, é fundamental para a produção masculina de testosterona e esperma. Então, qualquer problema que dificulte esta função pode resultar em problemas sexuais e dificultar que este homem tenha filhos. O hipotálamo fica no cérebro e é uma das glândulas com mais responsabilidades no organismo.
Temperatura corporal, fome, sede, sono e libido são reguladas pelo hipotálamo. Esta glândula é diretamente ligada ao processamento de estímulos externos, é por causa dela que sentimos frio na barriga quando vemos uma pessoa amada por exemplo, o cérebro recebe a informação de que alguém que mexe conosco está por perto e produz a sensação de nervosismo para nos deixar atentos ao que está acontecendo.
O nosso crescimento também é estimulado por alguns hormônios específicos. A hipófise produz o hormônio do crescimento, um dos mais famosos do nosso organismo. Algumas pessoas procuram por injeções artificiais desta substância a fim de ganharem músculos mais facilmente. O tempo e a qualidade do sono influenciam diretamente na manutenção da hipófise, por isso que o descanso é parte central do crescimento.
O médico que cuida da tireoide é especialista em todo o sistema de glândulas do corpo humano, e pode diagnosticar problemas em qualquer uma destas citadas.
Referências
Dr. Alexandre Andrade Souza
Alta Diagnósticos
Clue
Comentários