Pesquisar

Conheça o médico que cuida do intestino

  • Compartilhar:
post-title

Você sabe qual médico cuida do intestino?

Sempre que temos algum problema de saúde queremos nos consultar com aquele especialista da parte específica do nosso corpo que está sendo afetada. Mas muitas vezes não sabemos exatamente qual o médico que devemos consultar, pois alguns problemas podem ser causados por variadas razões.

No caso da alimentação e da digestão, por exemplo. Um paciente pode apresentar um quadro de diarreia, e dependendo dos sintomas, esta pode ser causada por infecções, virais ou bacterianas, alergias alimentares, parasitas no intestino, disfunções de mobilidade do tubo digestivo. Alguém que não pode comer determinado alimento por conta de uma alergia precisa se consultar com uma nutricionista para descobrir a melhor forma de substituir este em sua alimentação sem perder os nutrientes que ele pode oferecer.

Mas outros problemas digestivos podem ser tratados tanto por um gastroenterologista quanto por um coloproctologista. Então, muitos desconfortos como dores de barriga, prisão de ventre, cólicas abdominais, refluxo, gastrite etc. estão na alçada destes profissionais.

Leia mais sobre gastroenterologista.

O que faz um médico que cuida do intestino?

Este especialista precisa ouvir o relato de cada paciente para saber quais exames deve realizar. Alguém que relate queimação na barriga e no esôfago precisa de exames diferentes de alguém que está com prisão de ventre. Por isso é que o contato com um médico especializado é tão importante, ele será a primeira parte do diagnóstico.

Nossa alimentação define muitos fatores da nossa rotina, entre eles estão nosso humor, nossa disposição, nossa energia, nossa força física e mental, nosso sono, nosso metabolismo e por aí vai. Por isso que problemas em qualquer parte do sistema digestivo podem incomodar tanto. Uma dor de barriga que tira seu apetite pode acabar tirando sua energia e disposição para muitas outras coisas.

Mas o médico que cuida do intestino não trata apenas de problemas quando o paciente já está com sintomas. É fundamental fazer os exames de rotina que são orientados por este profissional. Um câncer colorretal, por exemplo, pode ter sintomas muito discretos até que seu desenvolvimento se torne extremamente perigoso. O check-up realizado pelo gastroenterologista pode identificar algumas doenças em estágios iniciais, o que facilita sua cura e diminui as chances de agravamento.

Leia mais sobre medicina preventiva.

Por isso que é importante prestarmos atenção em nossos hábitos intestinais. Se você vai ao banheiro uma vez ao dia e, subitamente, começa a ir muitas vezes ao dia ou deixar de ir por muitos dias, é sinal de que alguma coisa desregulou sua digestão. É claro que este tipo de irregularidade pode ser causada por alterações nos hábitos alimentares, mas também podem ser sinais de doenças e problemas de saúde.

Então, se você está preocupado com algum sintoma é bom procurar um médico para investigar seu caso, mas, mesmo sem nada te incomodar, lembre-se de realizar os exames de rotina para garantir sua saúde à longo prazo.

Doenças que o médico que cuida do intestino pode tratar.

A constipação é uma das reclamações mais comuns que chegam à este médico. É muito desconfortável sentir que precisa evacuar e não conseguir, e algumas coisas simples podem causar isso. Uma dieta com poucas fibras pode diminuir a frequência da evacuação, assim como o baixo consumo de água. Considera-se constipação quando alguém evacua menos de três vezes por semana ou sente muita dificuldade para fazê-lo.

As hemorroidas também são um problema muito comum. Esta inflamação de vasos sanguíneos do ânus é muito incômoda, mas felizmente pode ser curada. Algumas pessoas tem propensão à este problema e o desenvolvem sem causas. Outras acabam passando por isso pelo excesso de consumo de pimenta, pela prisão de ventre ou por passarem tempo demais sentadas.

Leia mais sobre hemorroidas.

Outro problema de saúde tratado pelo coloproctologista é a síndrome do intestino irritável. Esta doença é causada por inflamações na parede interna do intestino, que podem acontecer sem causa determinada mas também podem ser decorrências do estresse , da ansiedade e da depressão. Este problema causa inchaço abdominal, dores de barriga fortes, gases e períodos de diarreia intercalados com períodos de constipação.

O médico é quem determina o melhor tratamento para a síndrome do intestino irritável, pois existem casos mais agressivos e outros mais leves. Aqueles pacientes que sofrem deste problema com muita intensidade podem precisar de remédios para controlar as inflamações. Enquanto isso, casos mais leves podem ser resolvidos com mudanças de hábitos alimentares.

Clique aqui para agendar uma consulta com um gastroenterologista.

Sintomas de que se deve procurar um médico

A irregularidade do funcionamento do intestino pode ser causada tanto por doenças quanto pela alimentação. Mas para garantir que você está saudável, o melhor é procurar um médico. Além disso a prisão de ventre por longos períodos de tempo pode ser motivo para preocupação, da mesma forma que alguns dias de diarreia são sinal de que algo está errado.

Dores de barriga são comuns, mais se a frequência e a intensidade forem excessivas é importante procurar ajuda profissional. Não existe motivo para ficar suportando uma dor que pode ser tratada de formas até simples.

Referências

Tua Saúde

Digestiva

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?