O médico de garganta também trata problemas de nariz, ouvidos e outras funções do rosto.
Uma dor de garganta é algo que dificilmente alguém nunca teve. Esta parte do corpo está em frequente contato com agentes externos, que podem causar infecções quando a resposta imune não está fortalecida. Além do que, as dores nessa região podem ser causadas por uma variedade de problemas que dizem respeito a funções diferentes do organismo.
Mas, além da série de problemas que podem afetar a garganta, existem outros tantos casos que afetam narizes, ouvidos, boca, cabeça e olhos que também são tratados pelo otorrinolaringologista, o médico de garganta, mais conhecido como otorrino.
Muitos problemas, inclusive, você nem imagina que podem ser resolvidos ou que tenham causas prejudiciais a saúde, como o ronco durante o sono. Enquanto isso o otorrino pode orientar tratamentos para estes problemas. Uma consulta de rotina com este especialista é uma boa ideia para garantir que você descreva seu estado físico para um profissional da saúde.
Tabela de conteúdos
O que o médico de garganta pode fazer por você?
Algumas funções do rosto tem relações diretas que poucas pessoas sabem. Alguém com desvio de septo, por exemplo, pode ter dificuldades respiratórias e ser obrigado a respirar de boca aberta durante a noite. Este simples caso pode desencadear em frequentes dores de garganta, pois esta passagem do ar, através da boca, seca parte do tecido da garganta, causando dores.
Um nariz congestionado, devido à uma gripe, pode causar dores de cabeça chamadas de sinusite. Todos estes problemas e sintomas, como tem causas relacionadas, podem ser tratados pelo otorrino, ou médico de garganta. Este especialista tem o dever de investigar o seu caso, para entendê-lo e então orientar o tratamento correto. Uma dor de garganta pode ser causada pelo refluxo, e tomar antibióticos não fará diferença alguma. Enquanto uma infecção viral pode deixar de machucar a garganta do paciente em poucos dias através dos mesmos medicamentos.
No entanto, o trabalho do otorrino não diz respeito, apenas, a garganta. Dores de ouvido, perfuração do tímpano, infecção do ouvido, perda auditiva, tonturas e labirintite são alguns problemas de ouvido, que podem ser tratados pelo mesmo especialista. As causas de tais incômodos também podem envolver muitas outras funções do organismo. Até acidentes, por exemplo, podem causar uma perfuração de tímpano.
Cirurgias como a septoplastia, também dependem deste profissional para serem realizadas. Ou a retirada de amigdalas e adenoides, que é, geralmente, indicada para quem sofre de dores de garganta causadas pela inflamação dessas glândulas.
Sintomas de que se deve consultar um médico de garganta
No geral, qualquer dor de garganta pode ser um motivo para consultar-se com um otorrino. Da mesma forma que outros incômodos para engolir e respirar. A dificuldade para engolir saliva, água ou alimentos pode ser investigada por um médico, melhorando a qualidade de vida de quem sofre com isso. Dores no ouvido e dificuldades para ouvir também são sintomas de alguns problemas nesta região.
Mas existe uma grande variedade de problemas que podem ser atendidos pelo médico de garganta. Alguns de seus sintomas são os seguintes:
- Voz rouca;
- Dor de cabeça;
- Sangramento no ouvido;
- Sangramento nasal;
- Alergia nas vias respiratórias;
- Visão embaçada;
- Pigarro;
- Tosse;
- Ronco;
- Secreção no ouvido;
- Dificuldade auditiva;
- Tontura;
- Obstrução nasal.
Estes são sintomas de uma série de problemas, como labirintite, otite, rinite, alergias, desvia do septo, paralisia facial, problemas de deglutição e muitos outros. Mas também são aspectos que podemos nos acostumar ao longo da vida, o que não é bom. Muitos desses incômodos tem solução, então melhor do que aprender a viver com eles é procurar a tratamento para cada um.
Consequências e complicações
Muitos dos problemas como rinite e desvio de septo costumam ser tratados desde a infância. Mas deixar de procurar um médico para esses e outros problemas pode causar complicações à longo prazo. Não corrigir um desvio de septo, por exemplo, pode fazer com que este quadro evolua com o passar dos anos.
Uma piora deste tipo causa cansaço, dificuldade para respirar e dormir, dores na face e na cabeça, além da retenção de secreção, que pode desencadear uma sinusite. Então, o desvio de septo chega até a dificultar o desenvolvimento ósseo da caixa torácica de crianças e adolescentes. Quando não se respira com a total capacidade do pulmão, dificulta-se a expansão das costelas e o aumento do tórax, característico da adolescência.
Precisa de consulta com o médico de garganta? Clique aqui e agende agora.
Uma labirintite, outro problema tratado pelo médico de garganta, também acaba sendo ignorada por muitas pessoas. Apesar desta doença ser muito incômoda, devido a tontura que causa, como ela se dá em crises e picos específicos, nos outros momentos, quando a pessoa está saudável, ela deixa de procurar atendimento médico, o que não é o certo. A labirintite pode ser, até, consequência de problemas circulatórios, por isso é tão importante tratar esta doença com a máxima seriedade e procurar um otorrino.
Referências
- Uol
- Hospital Vera Cruz
Comentários