Pesquisar

Triatlo: de modalidade olímpica à praticável por todos!

  • Compartilhar:
post-title

Além de esporte olímpico, o Triatlo conta com uma base de praticantes na casa do milhão. Isso pelo fato de alguns atletas amadores praticar uma das modalidades visando manter a forma física. Portanto, com o intuito de ampliar o leque de informações sobre tal exercício, veja alguns dados e do que se trata o Triatlo.

Sendo assim, nesse conteúdo terá tudo o que precisa saber, desde informações sobre distância até como começar a praticar. Dito isso, acompanhe cada parágrafo do post para ter uma maior noção desse nobre esporte. Uma vez que é uma modalidade olímpica.

A origem do Triatlo

De certa forma, há algumas pessoas que acreditam que seu surgimento aconteceu no Havaí. No entanto naquela ocasião foi apenas um “divisor de águas”. O Triatlo em si começou em San Diego na Califórnia por volta de 1974. Neste ano foi quando um clube de atletismo deu como programa de férias para seus atletas alguns exercícios envolvendo natação e ciclismo.

Dessa forma, na volta das férias, o clube aplicou um desafio, visando observar se tais atletas tinham trabalhado as atividades propostas. Sendo assim eles nadaram 500 metros, pedalaram por 12km e terminaram o percurso correndo 5 km.

Os atletas gostaram tanto desse “programa de férias” que pediram ao clube que fizesse um desafio na mesma linha, no entanto, queriam competir com os guarda-vidas de San Diego. A prova contou com 55 participantes, e a diferença entre os atletas dos salva-vidas foi clara. 2 anos depois, os próprios guarda-vidas sinalizaram algumas modificações que ficaram “fixas”. Em suma a prova ficou da seguinte forma para os próximos anos:

  • 700 metros de natação (no mar);
  • 15km de pedalada nos arredores da praia;
  • 4,5km de corrida.

Por fim em 1977, o ex-oficial John Collins sugeriu a famosa prova que hoje é conhecida como “IronMan“. Em suma ela acontece no Havaí, e o vencedor é aquela pessoa que concluir todo o percurso no menor tempo possível. A saber, naquele ano o vencedor foi um taxista chamado John Haley.

No Brasil, o Triatlo só chegou em 1981. No entanto a 1ª competição oficial da modalidade só foi acontecer, 2 anos depois, em 1983. A saber ela foi realizada no Rio de Janeiro.

Como funciona?

A saber, existem algumas variações na forma que se pratica o Triatlo. Em suma, essas mudanças giram muito em torno das distâncias que serão percorridas. Tais modalidades são conhecidas como:

  • Sprint;
  • Olímpica/Standard;
  • Longa distância;
  • Mixed Relay.

Vale destacar que existem outras distinções, porém como são pouco mencionadas principalmente no Brasil, se atente apenas nesses e no Ironman, que é a competição mais conhecida no circuito do triatlo tirando as Olimpíadas. Apenas a critério de curiosidade, existe uma modalidade no Triatlo conhecida como “Deca Ultra Triatlo“, é a competição mais longa. Sendo, 38km de natação, 1800km de ciclismo e 422km de corrida.

Triatlo Sprint

Tendo sua duração em cerca de 20 minutos, o Sprint ou Triatlo curto, consiste no menor percurso, sendo das seguintes distâncias: 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Olímpico

Em suma é esse que vemos nossos atletas brasileiros treinando para fazer a cada 4 anos. A saber os atletas devem percorrer as seguintes quilometragem para concluir o Triatlo Olímpico: 1,5km nadando, 40km pedalando e 10km correndo.

Longa distância

De acordo com a ITU (Internacional Triathlon Union), essa modalidade pode ser o dobro ou triplo da distância percorrida no Olímpico. Em suma, são consideradas duas para cada modalidade, confira:

  • 3km ou 4,5km de natação;
  • 80km ou 120km no ciclismo;
  • 20km ou 30km correndo.

Mixed Relay

Neste caso, é quando há o revezamento de 2 homens e 2 mulheres por equipe para percorrer certa distância. A saber, as quilometragens são: 300m de natação, 8km de ciclismo e 30km de corrida.

Quero praticar o Triatlo como fazer?

Antes de mais nada, é ideal fazer exames de aptidão física. Assim é possível determinar se seu corpo aguenta as exigências das atividades. Por isso é muito importante os check ups anuais. Portanto, depois de analisar seus resultados, o legal não é sair fazendo os 3 de uma vez só. Comece por um onde mais tenha familiaridade, assim que aprimorar, passe para o próximo. Com isso saberá que seu corpo irá se adaptando ao que for necessário.

Dito isso, se quiser competir em algum momento, sugiro que vá atrás da confederação para conseguir um clube e essa parte que todo atleta precisa correr atrás. Se esse for seu sonho, não desista dele, faça o que for necessário para alcançá-lo. Uma vez na direção tudo flui da melhor forma.

Fontes:

  • COB (16/01 às 10H);
  • Kamel Turismo (16/01 às 12H);
  • CBTRI (16/01 às 14H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?