A perineoplastia é uma cirurgia feita para o fortalecimento dos músculos pélvicos entre as mulheres. Este procedimento tem como objetivo restaurar o estado deste depois da gravidez. A gestação causa um grande desgaste de tal musculatura e pode prejudicar a sexualidade, a evacuação, a saída da urina e dos gases.
O períneo é aquela região de tecido entre a vagina e o ânus, o parto pode causar lesões nesta região, ocasionando na frouxidão vaginal. No entanto, antes de apelar para a cirurgia, costuma-se tentar fortalecer tal área com os exercícios de Kegel.
Tabela de conteúdos
Casos em que a perineoplastia é recomendada:
Primeiramente, quem define a necessidade ou não para cada caso é o ginecologista, o que reforça a orientação para consultarem-se com este profissional. Mas, mulheres que sofreram laceração durante o parto normal podem tratar de tal complicação através desta cirurgia. Aquelas que tem um histórico de partos normais e tem a sensação de alargamento vaginal também configuram a pré-condição para realizar a perineoplastia.
No que se refere à sexualidade, a diminuição, ou até a perda completa, do prazer durante a atividade sexual pode ter relação com o enfraquecimento muscular pélvico. Além disso, a eliminação de ar enquanto pratica o ato sexual também pode encontrar solução com esta cirurgia. Mas estes problemas podem estar relacionados com outros aspectos do organismo, por isso é importante deixar o diagnóstico para o médico ginecologista.
O uso contínuo de anabolizantes também pode ser uma causa por traz da necessidade de fortalecer a musculatura pélvica. Assim como fatores hereditários e, de certa forma, inevitáveis. No entanto, além de todos esses fatores, o avanço da idade enfraquece toda a musculatura do corpo, os tecidos pélvicos não são diferentes. Então, algumas mulheres com mais de 40 anos de idade também se enquadram em casos onde é necessária a perineoplastia.
Todos estes cenários causam alguns desconfortos para as mulheres, entre eles estão a incontinência urinária, a incontinência fecal e dores na região. Sentindo qualquer um destes sintomas procure um ginecologista para se consultar de forma adequada.
Pré e pós operatório
Pré-operatório:
Mesmo sendo um procedimento para fortalecer os músculos pélvicos, é necessário que a mulher faça alguns exercícios para a região dias antes do procedimento. O profissional adequado para orientar estes exercícios é o fisioterapeuta. Além disso, é fundamental que durante 4 dias antes da cirurgia mantenha-se uma dieta leve e pobre em fibras.
Um dia antes do procedimento, a mulher deve realizar o esvaziamento intestinal por meio de laxantes. Também, logo antes da cirurgia, a região íntima deve ser muito bem lavada com sabonete antisséptico. Mas, acima de qualquer coisa, todos os detalhes destes cuidados dependem da orientação profissional, portanto tire qualquer dúvida com o seu médico antes de realizar a perineoplastia.
Então, para realizar a cirurgia em si, será necessária a sedação completa da paciente. O cirurgião irá retirar uma parte da mucosa vaginal e o fechamento se dará a partir da reconstrução da musculatura perineal. A perineoplastia, geralmente, leva 50 minutos para ser concluída.
Pós-operatório:
A cicatriz desta operação ficará na parede posterior interna da vagina, e a remoção dos pontos não será necessária, pois estes são absorvidos sem problemas pelo corpo. Mesmo assim, é necessário que se evite a prática de exercícios físicos por 30 dias e que se utilize apenas o absorvente externo. As relações sexuais também precisam ser interrompidas por, no mínimo, 45 dias.
Como fazer os exercícios de Kegel?
Qualquer prática de atividade física deve ser orientada por educadores físicos ou fisioterapeutas. Apenas a orientação profissional diminui os riscos de lesões e garante maiores chances da melhora procurada. Mas, é importante conhecermos, em linhas gerais, como são algumas dessas atividades.
Os exercícios de Kegel, ou kegels, tem a intenção de fortalecer os músculos pélvicos. Tal esforço permite a melhora da continência urinária e melhora a circulação de sangue no local. Para se aproximar dos resultados desejados é fundamental que se realize os exercícios de Kegel três vezes ao dia e diariamente.
O primeiro passo para fazê-los é esvaziar a bexiga. Neste processo, identifique o músculo pubococcígeo interrompendo o jato de urina, ao fazê-lo será mais fácil perceber qual músculo está trabalhando. Então, depois de terminar de urinar tente contrair o músculo pubococcígeo novamente para garantir que está sabendo controlá-lo.
Agora começarão, de fato os exercícios. Contraia este músculo 10 vezes, evitando ao máximo acionar outros. Após estas repetições relaxe por alguns instantes e depois retome as 10 repetições. A constância é fundamental, repita as séries de 10 por 10 vezes, totalizando 100 repetições. Realize esta atividade 3 vezes ao dia e diariamente.
Perineoplastia na Kompa
A cirurgia de perineoplastia, e muitas outras, podem ser feitas através da assinatura da Kompa Saúde. O assinante tem direito aos procedimentos e cirurgias oferecidos com grandes descontos e pagamento parcelado. Clique aqui para conhecer a página de procedimentos e cirurgias da Kompa.
Está sentindo algum dos sintomas de alargamento vaginal? Clique aqui e agende sua consulta com um ginecologista.
Comentários