Pesquisar

Tratamento para a Tireoidite de Hashimoto

  • Compartilhar:
post-title

O tratamento para a Tireoidite de Hashimoto é muito semelhante aquele do próprio hipotireoidismo. Ou seja, reposição hormonal via oral. Mas esta doença causa alguns prejuízos variados pelo organismo do paciente afetado, fazendo com que um tratamento mais amplo se torne benéfico.

Além disso, alguns casos mais complicados da Tireoidite de Hashimoto exigem intervenção cirúrgica. Qualquer procedimento invasivo acarreta em alguns tratamentos complementares para garantir a plena recuperação do paciente.

Tratamento medicamentoso para a Tireoidite de Hashimoto

O hipotireoidismo é o distúrbio da tireoide causado pela doença da Tireoidite de Hashimoto. Este mal atinge de 10 a 15 vezes mais mulheres do que homens, por isso que é importante a realização constante dos exames de prevenção.

Por razões desconhecidas o sistema imunológico pode acabar atacando o próprio corpo, este é o caso da Tireoidite de Hashimoto. Esta doença provoca uma grande diminuição da produção hormonal da tireoide, desta forma o tratamento é feito através da reposição hormonal.

Um endocrinologista deve analisar os resultados dos exames laboratoriais do paciente para diagnosticar um quadro como este. Então, entendendo como estão as taxas de hormônios do organismo, o especialista consegue prescrever a quantidade adequada do remédio para corrigi-las.

Este hormônio sintético entra no metabolismo do indivíduo e corrige o ritmo de seu funcionamento. Diminuindo os sintomas como o ganho de peso, cansaço, dores musculares etc. Mas, existem dosagens diferentes de reposição hormonal, por isso que exames de sangue devem ser feitos regularmente, medindo as alterações no organismo. Vendo os resultados do exame, o médico endocrinologista poderá orientar a dose correta a ser tomada pelo paciente.

Cirurgias na tireoide

Infelizmente, alguns problemas de tireoide exigem intervenção cirúrgica. O bócio volumoso é o inchaço desta glândula, que forma um tipo de nódulo no pescoço, este chega a dificultar o engolir e a respiração do paciente.

Além deste, o linfoma na tireoide ou um nódulo maligno também exigem a remoção cirúrgica da glândula, pacientes que passam por esta operação precisam realizar a reposição hormonal diariamente pelo resto da vida.

A recuperação de uma cirurgia, ainda mais na região do pescoço, é delicada. Um acompanhamento de um fisioterapeuta também é recomendado, auxiliando o paciente a se adaptar novamente a respirar e engolir.

Portanto, a retirada da tireoide causa o próprio quadro de hipotireoidismo, visto que os hormônios antes produzidos por ela não terão como ser feitos. Desta forma, o tratamento medicamentoso da reposição hormonal será feito pelo resto da vida do paciente.

Tratamento completo ou complementar

O corpo humano, mesmo sem nenhum problema de saúde, sofre alterações em seu funcionamento conforme os hábitos do indivíduo. Por isso que é tão importante viver uma vida saudável, é melhor prevenir um problema do que esperá-lo surgir.

Mas, alguém que já possui alguma doença crônica exige uma orientação médica mais detalhada para atingir o auge de seu bem-estar. Alguns especialistas, fazendo um tratamento complementar, para além da reposição hormonal, conseguem melhorar ainda mais a saúde de quem tem a Tireoidite de Hashimoto. Esta doença afeta questões de pele, olhos, músculos e até psicológicas, portanto ter orientação em cada uma dessas áreas é mais seguro para o paciente.

Nutrição

É unanimidade que uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde é manter uma alimentação saudável. Mas este hábito não é tão simples de se manter sem o acompanhamento profissional de uma nutricionista. Da mesma maneira que você prática atividades físicas orientado por um profissional da educação física.

O hipotireoidismo, consequência da Tireoidite de Hashimoto, tem entre seus sintomas o ganho de peso. Portanto, reforça ainda mais a necessidade de uma orientação com um profissional da nutrição ao paciente que tem esta doença da tireoide.

Além disso, os alimentos que você consome influenciam diretamente no funcionamento deste tipo de glândula, alterando seu ritmo e produtividade. Somando uma dieta adequada com a reposição hormonal, você terá a melhor opção de tratamento para sua saúde.

Dermatologia

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, inclusive muitas doenças manifestam os primeiros sintomas no tecido externo do corpo. Então, é importante reforçar a indicação para que você se consulte com um dermatologista frequentemente, acompanhando mudanças, manchas e evolução de pintas.

No caso do hipotireoidismo, a pele seca é um dos sintomas da doença. Apesar do tratamento do distúrbio controlar também estes sintomas, na maioria dos casos, é mais saudável que você procure atendimento com um profissional da dermatologia. Ele irá analisar sua pele e escolher o melhor creme hidratante para sua condição, aliviando aquela sensação ruim da pele áspera o mais cedo possível.

Psicologia

Assim como os problemas de pele, as alterações no peso causadas pela Tireoidite de Hashimoto podem afetar nossa autoestima. Além de que uma doença crônica e incurável, quando diagnosticada, é muito assustadora, mesmo que controlável.

Este tipo de situação deve ser abordada pelos profissionais da psicologia, como psicólogo e psiquiatra. Tal acompanhamento fortalece o bem-estar de qualquer um, ainda mais de pessoas com questões profundas em suas vidas. Além disso, o estresse é um fator que aumenta o risco de muitas doenças surgirem, também altera a produção hormonal do organismo. Então, controlar a irritação com o apoio de psicólogos ajudará na plena satisfação com o tratamento da Tireoidite de Hashimoto.

Conclusão

Este tratamento completo, envolvendo tantos médicos, parece ser muito caro e para poucas pessoas, mas isso não é verdade! A Kompa Saúde oferece consultas com mais de 40 especialistas com preços muito baratos. Além disso, um acompanhamento que envolve tantos médicos pede a orientação de algum profissional para centralizar os cuidados. O convênio da Kompa tem consultas gratuitas e ilimitadas com o médico da família, este profissional tem um conhecimento mais amplo da medicina e é perfeita para este tipo de acompanhamento.

Passo a passo para ter consultas gratuitas:

  1. Acesse kompa.com.br
  2. Faça uma avaliação de saúde gratuita
  3. Converse com a equipe e, se necessário, agende sua primeira consulta
  4. Escolha o melhor plano para você (anual: R$ 39,90 / mês)
  5. Agora que você assinou o plano agende consultas gratuitas com o médico de família!

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?