Pesquisar

Sintomas e medicação para o hipertireoidismo

  • Compartilhar:
post-title

O hipertireoidismo é um distúrbio do sistema endócrino, ou seja, afeta a produção de hormônios, mais especificamente da glândula tireoide. O funcionamento desta glândula afeta a regulação de todo o organismo, interferindo, inclusive no ritmo do coração. Além disso os sintomas e medicação para o hipertireoidismo precisam ser avaliados por um médico especialista. A automedicação é sempre muito arriscada e, em casos como esse, pode levar a complicações muito graves.

Enfim, o hipertireoidismo é o súbito aumento na produção dos hormônios T3 e T4, acelerando o metabolismo e prejudicando o ritmo das batidas do coração. Então, o tratamento depende das causas da doença, por isso que o médico especialista, no caso endocrinologista, irá investigar a fundo as condições do paciente.

Sintomas de hipotireoidismo

Como as doenças do sistema endócrino acabam afetando muitas áreas do organismo, os sintomas destas acabam se confundindo com aqueles de outras doenças. Este tipo de confusão reforça a necessidade de orientação médica com um especialista. No entanto é importante conhecermos os sintomas para buscarmos atendimento no momento certo, são eles:

  • Unhas frágeis e quebradiças;
  • Taquicardia;
  • Olhos saltados;
  • Perda de peso rápida;
  • Unhas frágeis e quebradiças;
  • Queda de cabelo;
  • Impaciência;
  • Agitação;
  • Depressão.

Diagnóstico

O médico, no caso o endocrinologista, solicita exames de sangue para medir as taxas T3 e T4, hormônios produzidos na tireoide. Estes dois, em alta quantidade na corrente sanguínea fazem o organismo inteiro funcionar de maneira mais acelerada. Portanto, este é o processo que aumenta o consumo de energia do corpo e causa a perda de peso.

É importante lembrarmos que, por mais que emagrecer seja um desejo de muitas pessoas, perder peso não significa, necessariamente, uma melhora de sua saúde. Perder gordura por conta de um distúrbio como o hipertireoidismo não pode ser visto como algo positivo de maneira nenhuma.

Mesmo que o hipertireoidismo cause o aumento das taxas T3 e T4, os estágios iniciais da doença são muito discretos, dificultando a identificação deste sinal. Portanto, indivíduos que façam parte de grupos mais afetados fazem exames para medir a taxa de TSH, um hormônio produzido no cérebro que tem a função de estimular a tireoide. Casos de hipertireoidismo apresentam taxas baixas de TSH mesmo que em estágios iniciais, o que ajuda em um diagnóstico precoce.

Grupos de risco, ou mais afetados

Estes distúrbios, hipo e hipertireoidismo, podem afetar qualquer um em qualquer idade, desta forma deve-se manter atencioso aos possíveis sintomas destas doenças. No entanto, alguns grupos de pessoas apresentam mais casos destes distúrbios do que outros.

Mulheres que acabaram de ser mães, ou já chegaram na fase da menopausa, tem uma tendência maior ao hipertireoidismo. Por isso é importante que estas façam o acompanhamento médico frequentemente, realizando os exames pedidos. No geral as mulheres são mais afetadas por estes distúrbios pois também são mais suscetíveis à algumas das doenças autoimunes que os causam. No caso do hipertireoidismo, a Doença de Graves é causadora de 70% dos casos nesta aceleração do metabolismo.

Doença de Graves

A Doença de Graves faz parte do grupo das doenças autoimunes, aquelas onde o sistema imunológico começa a atacar o próprio organismo ou uma parte específica dele. No caso deste distúrbio, é a tireoide que começa a ser atacada, desencadeando no hipertireoidismo.

Esta doença não tem cura, mas a partir do momento que está em remissão deixa de afetar o corpo por períodos indeterminados, podendo não causar mais prejuízo para o resto da vida do indivíduo.

A Doença de Graves causa 70% dos casos de hipertireoidismo, inclusive apenas estes que podem causar o inchaço nos olhos do paciente. Quando não tratado o paciente corre o risco de perder a visão. Enquanto a doença que pode causar o hipotireoidismo é a Tireoidite de Hashimoto.

Medicação para o hipertireoidismo

Outra doença endócrina é o hipotireoidismo, ele funciona de maneira contrária ao distúrbio descrito anteriormente. Enquanto o hipertireoidismo causa um excesso na produção de hormônios da tireoide, o distúrbio oposto causa a baixa fabricação destes.

Portanto uma dosagem errada, que esteja acima do necessário, para qualquer uma das duas doenças, pode levar a outra. Isso mostra a necessidade da orientação competente no tratamento destes distúrbios.

Dito isso, o médico adequado para o tratamento das doenças referentes ao sistema endócrino é o endocrinologista. Este é o especialista que deve orientar o indivíduo quando o diagnóstico for feito, no entanto algum médico generalista pode encaminhar o caso de início.

Os medicamentos indicados ao tratamento de hipertireoidismo são aqueles que inibem a produção hormonal de T3 e T4. Mas o tratamento exige que o paciente faça exames recorrentes para acompanhar alterações nas taxas e, portanto, corrigir a dose do remédio caso necessário.

Tratamento complementar

Apesar do tratamento central ser feito com os remédios para a tireoide e orientados pelo endocrinologista, algumas outras consequências da doença afetam outras áreas do organismo. Além do que a alimentação saudável ajuda a prevenir sintomas e aumentar o bem-estar do paciente.

Desta forma, especialistas como o nutricionista ajudam, e muito, no tratamento do paciente com hipotireoidismo. Sintomas como o inchaço dos olhos também exigem acompanhamento de um oftalmologista. Além disso, doenças que causam perda ou ganho de peso também costumam ter acompanhamento psicológico dos pacientes, para ajudá-los a lidar com questões referentes aos padrões de beleza da sociedade e a autoestima.

Um acompanhamento com tantos profissionais pode parecer muito caro, no entanto a Kompa Saúde oferece atendimento com todos esses especialistas com grandes descontos. A assinatura anual deste serviço custa apenas R$39,90 por mês!

Além disso, um tratamento que envolve tantos especialistas também precisa de um médico para centralizar a orientação. Na Kompa você consegue consultas gratuitas e ilimitadas com o médico dedicado, garantindo segurança e bem-estar pelo preço acessível dito anteriormente.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?