A gastrite é um problema estomacal, muito comum entre os brasileiros. Em suma, é uma inflamação do revestimento do estômago. As causas desse problema giram em torno de uma possível lesão, infecção ou alto consumo de álcool.
Em pesquisas feitas, esse problema acontece com cerca de 2milhões de pessoas ao ano. Se tornando um problema comum no país. Em suma, a gastrite aparece por uma série de fatores. Dependendo do quadro, os sintomas podem ter certa semelhança. Com isso, é sempre bom se atentar ao que acontece ao corpo, pois isso pode diferenciar uma gastrite da outra.
A saber, a gastrite possui diferentes tipos. Ao todo, são 5 diferentes. Vale destacar que atuam de formas diferentes nos organismos. Sendo assim, requerem cuidados especiais a cada caso.
Sendo assim, conheça agora, as 5 gastrites, além disso, seus sintomas e o que podem acarretar, caso haja uma demora na consulta. Vale destacar que o estômago é um órgão sensível e requer cuidados, já que o excesso pode prejudicar sua saúde, seja na parte digestiva ou em outras funções.
Índice
Quais os tipos?
Em suma, os tipos variam de acordo com a situação do paciente. São elas: Aguda, Nervosa, Crônica, Enantematosa e Eosinofílica. Dessa forma, a cada caso, há alguns sintomas parecidos. Conheça cada uma delas.
É importante destacar, que mesmo alinhadas com um mesmo nome, as doenças possuem diferentes sintomas, ou até mesmo outros tratamentos. Sendo assim, é recomendável a procura de um especialista para poder diagnosticar de forma mais clara e objetiva,
Gastrite Aguda
Em suma, esse caso, é causado pela bactéria Helicobacter pylori. A saber, ela se encontra em alimentos crus ou mau lavados. Vale destacar que tal problema pode estar associado à uma doença auto imune, uma vez que o próprio corpo é capaz de produzir uma substância que irrita o revestimento do estômago.
Há uma série de fatores, além da bactéria, que podem contribuir para a doença, dentre eles estão: Alto consumo de Nicotina, cafeína, álcool, estresse agudo, como uma cirurgia ou infecção.
Sintomas
Importante destacar que, diferentes gastrites, há diferentes sintomas. Mesmo que tenham alguns parecidos, há complicações distintas.
- Dor;
- Náuseas;
- Vômitos (às vezes repentinos);
- Mal estar.
Gastrite Nervosa
Já mencionada no blog, essa gastrite aparece geralmente em mulheres. Em suma, é pelo fato do medo, situações de irritabilidade ou até mesmo ansiedade. Vale destacar que tal problema, não está ligado à irritação do revestimento estomacal. No entanto, seus sintomas são parecido à uma gastrite clássica.
Sintomas
- Inchaço;
- Pontadas no Estômago;
- Arrotos;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça.
Em suma, há ainda mais alguns, no entanto esses são os mais comuns entre as pessoas que sofrem com este tipo de gastrite. Vale ressaltar que é possível alguns sintomas serem ligados à outros tipos. Podendo assim confundir no diagnóstico médico.
Por fim, essa categoria, há algumas formas de cura, entre elas a mudança na alimentação sempre é uma alternativa, uma vez que você pode estar ingerindo algum alimento que agrida seu estômago de maneira perigosa. Vale destacar, que o controle emocional, pode ajudar diretamente nesse processo.
Gastrite Crônica
Em suma, essa classificação possui duas fases: A chamada superficial ou leve, até a mais grave, denominada de atrofia gástrica. Logo a atrofia, é a quando, a parede do estômago está quase destruída por completo. Ou seja, pode evoluir à um câncer.
A saber, esse tipo é caracterizado pela alta demora da melhora, uma vez que pode demorar mais de 3 meses, sendo um processo lento.
Sintomas
- Vômito;
- Gases;
- Queimação;
- Inchaço;
- Indigestão.
Vale destacar que muitos desses sintomas podem não ser percebidos. Porém ao chegar ao médico e informar uma gastrite recente e agora está em um processo anêmico, isso caracteriza uma Gastrite Crônica e deve ser tratada com extrema urgência.
A saber, pelo dano causado na parede, é possível contrair uma possível úlcera. Podendo prejudicar ainda mais o paciente. Podendo levar até a sangramentos, vale ressaltar que todo o processo, pode ser assintomático.
Seu tratamento gira em torno de medicamentos prescritos pelo médico responsável, além de uma dieta rigorosa que deve ser seguida à risca. Já que pode causar mais complicações.
Gastrite Enantematosa
Ao falar dessa gastrite, muitos confundem, uma vez que há sintomas parecidos entre essa e a Aguda. Sendo assim, é importante a procura de um médico, sendo que só ele é capaz de fazer um diagnóstico mais assertivo em relação à tal problema.
Além disso, essa gastrite, é classificada de acordo com a área afetada e a gravidade da inflamação. A saber, a Antral indica que a inflamação está na parte final do estômago. Sendo assim, dependendo do grau do avanço, pode complicar o paciente, e causar problemas mais severos à saúde.
Sintomas
- Azia;
- Má Digestão;
- Falta de apetite;
- Enjoo;
- Mal-estar
Vale destacar, que a pangastrite (outro nome para Gastrite), ocorre em suma após uma refeição, e pode durar até 2h. Outro sintoma, é a presença de sangue nas fezes. Caso isso ocorra, deve-se procurar um Gastroenterologista.
Gastrite Eosinfílica
Por fim, a última categoria da gastrite é marcada, não pelo alto consumo de algo em específico, nem por uma bactéria, como no caso da Aguda. Em suma, sua principal causa é o aumento das células no estômago. Isso ocorre na maioria das vezes em pessoas que possuem um histórico de alergias.
Com estudos mais aprofundados, essa categoria é uma doença heterogênea, podendo afetar tanto crianças quanto adultos. Em suma, é marcada por intensos traços eosinófilos em várias partes do sistema gastrintestinal.
Sintomas
- Azia;
- Náuseas;
- Vômitos.
Em suma, esta é a única gastrite que não há cura. Portanto, o tratamento é regular, sendo com um Gastroenterologista ou até mesmo imunoalergologista. Importante frisar, que neste caso o termo “gastrenterite” é equivocado, já que essa doença rara pode afetar todo TGI do esôfago ao reto.
Conclusão
Em suma, após conhecer todos os tipos da gastrite, é interessante buscar a ajuda do Gastroenterologista. Sendo assim é importante cuidar da sua saúde, uma vez que, no caso da Gastrite Crônica, o adiamento, pode trazer problemas futuros, como úlceras e na pior das hipóteses, um câncer.
Não deixe para cuidar apenas quando o problema já está em estado mais grave, passar com um Nutricionista também é uma forma de evitar que haja maiores complicações no processo.
Comentários