Os sintomas de meningite são causados por uma inflamação grave das meninges, elas são as membranas que revestem o cérebro e toda a medula espinal. O paciente poderá ter dores de cabeça intensas, febre, rigidez do pescoço, náuseas, e outros sintomas.
Esta inflamação afeta as estruturas do cérebro, portanto, deve ser identificada e tratada o mais rápido possível. O médico responsável por tratar os sintomas de meningite é o clínico geral ou um neurologista, eles devem ser consultados para tratar e evitar o desenvolvimento de lesões que resultam em sequelas graves e irreversíveis no paciente, muitas vezes pode até ir a óbito.
O que é meningite?
A meningite é a inflamação que ocorre nas meninges, elas são membranas que envolvem todo o cérebro e medula espinhal. Os sintomas de meningite podem ser ocasionados por vírus, bactéria ou de origem fúngica, sendo mais graves.
A inflamação também pode ser causada por um quadro alérgico, podendo ser de um tipo de medicamento, e até mesmo se originar devido a um câncer.
O risco de contrair essa doença é maior em crianças menores de cinco anos de idade, e adolescentes, mas também pode ocorrem em qualquer idade e sexo. A principal forma de evitar a doença é através da vacina de meningite.
O que causa a meningite?
A inflamação geralmente surge devido a infecção do líquido cefalorraquidiano, e quase sempre ela é causada por um desses tipos de micro-organismos:
- Parasitas: Levando ao quadro de meningite parasítica;
- Fungos: Ocasionando a meningite fúngica;
- Bactérias: Provocando uma meningite bacteriana;
- Vírus: Causando a meningite viral;
Algumas pancadas fortes, alguns tipos de doenças crônicas, por exemplo, lúpus ou câncer, e algumas drogas podem causar os sintomas da meningite, sem que se tenha uma infecção específica.
O tratamento pode variar de acordo com a causa da inflamação, é importante que o médico faça um diagnóstico e identifique qual o tipo e sintomas de meningite, para depois conseguir iniciar o tratamento correto.
Como saber se estou com sintomas de meningite?
Geralmente os sintomas de meningite podem ser:
- Febre acima de 38°C;
- Rigidez no pescoço, com dificuldade para conseguir encostar o queixo no peito;
- Hipersensibilidade à luz;
- Confusão mental;
- Convulsões;
- Dor de cabeça intensa;
- Manchas vermelhas na pele espalhadas pelo corpo;
- Sonolência e dificuldade para acordar.
Em bebês e crianças podem aparecer outros sintomas que podem indicar a presença de meningite, por exemplo, choro alto, dificuldade para movimentar a cabeça, moleira mais tensa parecendo um pouco estufada, irritabilidade muito fácil.
Sintomas de meningite e seus tipos:
A meningite possui um quadro clínico grave, e por isso deve ser identificada pelo médico o mais rápido possível. Um médico pode determinar se o paciente está com os sintomas de meningite, o tipo e tratamento adequado para eles. Veja quais são os sintomas de cada tipo de meningite:
Sintomas de meningite por fungos:
Os sintomas de meningite fúngica podem ser parecidos com os que são causados por outro tipo de agente etiológico, veja:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Vômitos;
- Sensibilidade a luz;
- Confusão no estado mental;
- Rigidez no pescoço.
Sintomas de meningite por parasitas:
Os pacientes com a meningite causada por parasitas terão os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça;
- Confusão no estado mental;
- Rigidez no pescoço;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Sensibilidade a luz;
Sintomas de meningite viral:
Os sintomas iniciais da inflamação causada por um vírus, é muito semelhante aos sintomas de meningite bacteriana. Porém, a bacteriana geralmente possui quadros mais graves. Veja os sintomas:
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Falta de apetite;/
- Náusea;
- Vômito;
- Irritabilidade maior;
- Sonolência ou dificuldade para acordar;
- Falta de energia (letargia);
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Rigidez no pescoço.
Em recém-nascidos ou bebês, os sintomas podem estar ausentes ou serem mais difíceis de serem percebidos. O bebe também pode ficar irritado, vomitar, se alimentar mal, ter falta de energia ou não responder a estímulos. Ele também pode apresentar reflexos anormais ou a moleira um pouco inchada.
Sintomas de meningite bacteriana:
Os sintomas de meningite bacteriana podem iniciar subitamente com muita febre, dor de cabeça e o pescoço mais rígido. Algumas vezes pode haver outros sintomas como:
- Vômito;
- Aumento a sensibilidade a luz;
- Náusea;
- Mal-estar;
- Confusão mental.
Com o decorrer do tempo, os sintomas podem se tornar mais graves. Quando isso ocorre, o paciente terá sintomas como: delírio, tremores, coma e convulsões.
Já em recém-nascidos e bebês, os sintomas podem ser ausentes e até mesmo mais difíceis de serem notados pelos pais. Assim como nos outros tipos de meningite, o bebe pode ficar irritado, vomitar, não querer se alimentar, ter falta de energia e não responder a estímulos.
Como se pega a meningite?
A transmissão pode variar para cada tipo de micro-organismos que causam a inflamação. No caso de uma meningite viral, o risco de ocorrer a transmissão é menor, o vírus pode passar para outra pessoa, mas geralmente não causa uma meningite, mas outra doença como sarampo ou caxumba.
A meningite bacteriana é mais fácil e pode ser transmitida ao compartilhar o mesmo prato de comida, ou até mesmo através de gotículas de saliva. As gotículas podem passar através de tosse, beijos, fala ou espirros. Além disso, a pessoa infectada que usa o banheiro e não lava as mãos corretamente, também pode espalhar a bactéria.
Mas calma, os apertos de mãos, abraços e partilhar objetos pessoais, não trazem risco à saúde.
Como se proteger da doença?
A vacina da meningite é a melhor opção para prevenção contra a inflamação, ela protege contra os microorganismos que podem causar a doença. Portanto, mesmo que a pessoa entre em contato com as bactérias ou vírus que causam a meningite, o risco de ter a doença será menor.
Você também poderá ter algumas medidas que vão ajudar a diminuir o risco de pegar meningite, veja quais são elas:
- Evite o contato próximo com pessoas doentes;
- Evite fumar;
- Lave as mãos depois de ter estado em locais públicos.
Já as pessoas que já possuem a meningite podem tomar alguns cuidados para evitar passar a doença. Ela deve lavar as mãos frequentemente, evitar ir em locais públicos, e sempre cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar.
Tratamento para os sintomas de meningite:
Como dissemos anteriormente, o tratamento varia por causa da meningite. A doença pode ser tratada com antibióticos, antivirais ou corticoides em hospitais. O clínico geral ou neurologista, devem realizar o diagnóstico para iniciar o tratamento adequado dos sintomas de meningite e seu tipo.
O tempo e duração do tratamento é de aproximadamente 10 dias, nas primeiras 24 horas o paciente deve ficar isolado para evitar transmitir a doença para outras pessoas. Caso o tratamento não seja iniciado adequadamente, o paciente poderá ter sequelas presentes, por exemplo, perda da audição ou da visão.
Conclusão:
Se você está com suspeita de sintomas de meningite, você poderá utilizar a telemedicina para diagnosticar a doença sem precisar sair de casa. Aqui na Kompa fornecemos teleatendimento para acompanhar a saúde de pacientes de todas as regiões do Brasil.
Para ter uma consulta online, você deve acessar nosso site e dar início ao agendamento fornecendo as informações solicitadas para atendimento. Venha conhecer e utilizar os benefícios da telemedicina, marque uma consulta para essa semana mesmo em nossa plataforma para diagnosticar o tipo e sintomas de meningite.
Comentários