Pesquisar

Reconheça os sintomas de infarto feminino

  • Compartilhar:
post-title

Os sintomas de infarto feminino são silenciosos e caracterizados por um ataque cardíaco sem sintomas clássicos. Como a sensação de uma dor forte no peito, se igualando a um aperto e que surge na região do coração. A dor pode irradiar para o braço, estômago ou maxilar.

Muitas mulheres podem estar com os sintomas de infarto feminino e confundi-los com outros problemas que são menos graves, como má-digestão ou uma gripe. As mulheres que possuem histórico de pressão alta, doenças cardíacas, colesterol alto ou infarto na família, e tiverem suspeita de infarto, é recomendado que elas busquem o médico cardiologista imediatamente.

Iremos te explicar sobre o infarto feminino e como ter uma consulta com cardiologista para evitar as complicações causadas por esse problema. Veja abaixo:

O que é o infarto?

Também conhecido como “Infarto agudo do miocárdio”, trata-se de um ataque cardíaco onde o coração tem o fluxo sanguíneo bloqueado de alguma forma. Pode ser por uma placa de gordura ou por um coágulo sanguíneo, por exemplo.

Sendo assim, ele não irá funcionar por um determinado período de tempo, isso pode causar a morte de parte do tecido do coração ou causar danos irreversíveis a ele. Normalmente, o infarto é resultado de uma série de processos que culminam para essa situação mais extrema.

Esse dano ao tecido do coração compromete para sempre a capacidade cardíaca do paciente. O problema pode acontecer em qualquer lugar, existem casos que ocorreram com pessoas que estavam sentadas em repouso. 

Portanto, é fundamental que ao menor sinal de infarto, a pessoa procure pelo médico para chegar o que está acontecendo.

Entenda sobre o infarto feminino:

O infarto em mulheres é grande do que nos homens, isso se dá porque o infarto costuma causar diferentes dores no peito geralmente mais no sexo masculino e pouco no público feminino. Isso faz com que as mulheres levam mais tempo para pedir ajuda do que os homens, e isso aumenta as chances de sofrer complicações ou até mesmo falecer.

Para as vítimas de infarto, a rapidez do atendimento faz toda a diferença. A taxa de mortalidade do público feminino é maior do que o do sexo masculino. Ainda não se sabe exatamente o que causa essa diferença nos sintomas de infarto feminino para o masculino.

Diferente dos homens que podem sentir os principais sintomas como dor torácica, que irradia para a mandíbula ou braço esquerdo, as mulheres sentem a manifestação com outros sintomas. 

Em alguns casos ela poderá sentir dores nas costas, perda da capacidade física, falta de ar, tontura, sudorese e náusea, e por isso muitas delas confundem os sintomas e acabam atrasando os diagnósticos e tratamento.

As mulheres também possuem um risco maior de infarto após a menopausa, diferente das mulheres mais jovens que possuem menor risco. Após os 45 anos de idade e a menopausa, as chances de ter um problema cardíaco e outros problemas de saúde aumentam. Isso se dá pelas alterações que acontecem nos hormônios femininos.

Quais os sintomas de infarto feminino?

Um dos principais sintomas de infarto feminino pode ser a dor no peito, ele muitas vezes pode não aparecer nas mulheres. O infarto pode se manifestar com outros sintomas mais leves, veja quais são eles:

  • Enjoo;
  • Mal-estar geral;
  • Cansaço em excesso e sem motivo aparente;
  • Sensação de falta de ar;
  • Sensação de desconforto na garganta;
  • Dores ou pequeno desconforto no queixo;
  • Batimentos cardíacos irregulares.

Todos esses sintomas podem aparecer sem qualquer esforço físico ou trauma emocional, eles podem começar quando a mulher está em repouso e mais tranquila. Também podem surgir em juntos ou um de cada vez, muitas vezes pode ser confundido com outras situações mais simples, por exemplo, uma gripe que está iniciando ou um simples problema de digestão.

Algumas mulheres podem sentir dores no peito, sendo similares a pequenas facadas ou agulhadas na região. Lembrando que os sintomas nem sempre são os mesmos, como já dissemos.

Quem possui um risco maior de ter problemas cardíacos?

Existem fatores que aumentam as chances de a paciente desenvolver alguma doença cardíaca, veja quais são:

  • Colesterol alto;
  • Pressão alta ou descontrolada;
  • Ter diabetes descontrolada;
  • Estar acima do peso, sofrendo de obesidade;
  • Mulheres com mais de 55 anos idade;
  • Hipertensas;
  • Fumantes;
  • Histórico familiar com casos de infartos;
  • Alimentação rica em gorduras e açúcares, sendo pouco saudável;
  • Não praticar nenhuma atividade física.

Além desses fatores, os pacientes que utilizam alguma substância como o tabaco e o álcool, podem ser dois causadores do problema no coração. Eles aumentam a pressão arterial e podem causar graves danos aos vasos sanguíneos.

Quando devo ir ao médico?

Quando a mulher apresenta os menos sintomas de infarto e as que possuem um histórico familiar como explicamos no início, devem procurar ajuda médica imediatamente. Principalmente quando a mulher faz parte dos fatores de risco que listamos, como a diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol.

Caso você esteja diante de um caso de infarto com perda de consciência, é fundamental que seja realizado uma massagem cardíaca enquanto esperada a chegada de uma ambulância (nesses casos ligue para o 192 para chamar o SAMU). Dessa forma, o paciente terá chances maiores de sobrevivência.

Como se prevenir contra o infarto?

Para que a mulher consiga evitar as doenças cardíacas que causam o infarto, é recomendado que ela adote uma alimentação saudável, diminuindo o sal, açúcar e também a gordura em sua dieta. 

Também é fundamental que ela pratique exercícios físicos, que também ajudam a evitar o infarto e uma série de doenças cardíacas. As pessoas que não possuem tempo livre, devem fazer escolhas como evitar elevadores, passando a subir escadas, não utilizar controle remoto e levantarem para mudar de canal enquanto assistem TV, e ter outras atitudes que façam o corpo se movimentar e se esforçar mais.

Exames do coração para diagnóstico:

Os exames podem identificar que a paciente está sofrendo de problemas cardíacos, veja quais são eles:

  • Teste ergométrico;
  • Tomografia do coração e vasos;
  • Exame MAPA;
  • Angiografia digital;
  • Eletrocardiograma de repouso; 
  • Ecocardiograma.

Sempre que o paciente está com suspeita de ter algum problema cardíaco, é importante que ele consulte um cardiologista. Somente assim podem ser feitos exames para identificar alguma doença que precise de tratamento.

Dessa forma, será possível evitar as complicações e até mesmo os sintomas de infarto feminino.

Tratamento após o caso de infarto:

O tratamento deve ser feito com medicamentos e com a adoção de hábitos saudáveis para melhorar a circulação sanguínea, também será necessário procedimento cirúrgico para restabelecer a passagem do sangue para o coração da paciente.

É fundamental que a mulher consiga identificar os primeiros sintomas de infarto feminino, em caso de dúvidas sobre a sua saúde você pode acessar nosso site Kompa e marcar uma consulta com cardiologista online.

Assim será possível diagnosticar os sintomas e receber acompanhamento médico sem precisar sair de casa.

Conclusão:

Agora que você conheceu os sintomas de infarto feminino, será capaz de identificar os primeiros sinais do problema e evitar as complicações. Em caso de dúvida, você poderá utilizar nosso teleatendimento para diagnosticar e até mesmo tratar o problema cardíaco e evitar o infarto.Em nossa plataforma você também poderá receber orientações da nutricionista para ter uma alimentação mais saudável e uma qualidade de vida melhor.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?