Pesquisar

Fique alerta para os sintomas de infarto:

  • Compartilhar:
post-title

Todas as pessoas pensam que um dos principais sintomas de infarto é a dor forte no peito, este na verdade é o mais comum, mas não é o único. Os sintomas de infarto surgem quando ocorre o bloqueio ou entupimento de um vaso sanguíneo do coração, devido a placas de gordura ou coágulo que vão impedir a passagem e provocar a morte das células do coração.

Um infarto pode acontecer em pessoas de qualquer idade ou gênero, porém, geralmente ele ocorre em pessoas com mais de 45 anos de idade que fumam, têm pressão alta, estão acima do peso, têm diabetes ou colesterol alto.

Portanto, é muito importante conhecer os sintomas e saber o que fazer diante de um caso de infarto. Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações úteis para saber como agir durante um infarto, conheça abaixo:


Sintomas de infarto:

Como dissemos, além da forte dor no peito a pessoa pode ter outros sintomas de infarto. Esse problema inclui:

  • Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
  • Dor de estômago;
  • Enjoos e tonturas;
  • Palidez e suor frio;
  • Dores no lado esquerdo do peito (a pessoa irá sentir uma dor em forma de aperto, pontada, peso, e pode aparecer no pescoço, axila, costas ou nos braços, o esquerdo ou direito);
  • Mal estar;
  • Dificuldade para respirar ou respiração rápida;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade para dormir.

Os sintomas de infarto costumam surgir com a realização de esforço físico, durante um momento de estresse ou após comer. Estes são os períodos em que o coração faz mais esforço e pode sentir os efeitos da falta de circulação.

Existem casos em que o infarto pode surgir com sintomas e características diferentes, em diferentes grupos e casos.

Como socorrer alguém com sintomas de infarto?

É muito importante conhecer os sintomas de infarto para saber com o que está lidando e aplicar os primeiros socorros. Siga estas etapas de cuidados diante de um caso de infarto:

  • Reconheça o infarto;
  • Em posição confortável, afrouxe as roupas;
  • Mantenha a pessoa consciente;
  • Realize a massagem cardíaca;

A massagem cardíaca é necessária quando a pessoa sofre um ataque e desmaia ou perde a consciência. Com as mãos cruzadas e espalmadas, pressione a região do tórax exatamente no centro do peito. Comprima-o realizando movimentos repetidos e compassados.

Hábitos que reduzem as chances de um infarto:

Existem diversas mudanças que devem ser adotadas para evitar os sintomas, os novos hábitos podem fazer grande diferença na saúde. A alimentação correta e a prática de atividades físicas são dois hábitos de muitos outros, que podem salvar o paciente e evitar o aparecimento desse problema cardiovascular. Confira as dicas:

  • Começar uma dieta balanceada:

A dieta balanceada contribui para a qualidade de vida e da saúde, ajudando a diminuir os riscos de diversas doenças. As doenças relacionadas à alimentação são fatores de risco para infarto: diabetes, colesterol alto, obesidade, pressão alta. Todas as doenças possuem como causa principal a alimentação desregrada e inadequada.

Portanto, se alimente corretamente com salada, fibras, frutas, vegetais e gorduras boas. Evite açúcar e sal em excesso. O ideal é ter orientações de um nutricionista para adquirir essas mudanças de hábitos.

  • Atividade física:

A prática de atividades físicas irá combater o sedentarismo e contribuir para evitar os possíveis sintomas de infarto,  pressão alta, obesidade, colesterol e diabetes. É recomendado realizar exercícios no mínimo 3 vezes por semana, com a duração de 30 minutos ou 1 hora por dia. 

  • Tenha acompanhamento médico:

Receber orientações de um profissional é indispensável, ele poderá ajudar na prevenção dos sintomas de infarto e outras doenças. A realização de check-ups irá ajudar a descobrir se existe um problema ou não.

Conclusão:

Agora que você conhece os sintomas de infarto e como agir diante de uma pessoa que está tendo um ataque cardíaco, fique de olho nos sintomas.

Aqui na nossa plataforma Kompa, oferecemos atendimento médico online. Dessa forma, pessoas de todas as regiões do Brasil conseguem orientações e contato frequente com um profissional da saúde.

Dessa forma, ele não precisará sair de casa e esperar horas em filas para uma consulta, receber um diagnóstico e começar a tratar o problema. Na telemedicina tudo é muito rápido e fácil para melhorar sua saúde.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?