Pesquisar

Dores ocasionadas pelos sintomas de fibromialgia

  • Compartilhar:
post-title

Os sintomas de fibromialgia são caracterizados por dores e sensibilidades generalizadas, e muitos outros sintomas que podem incluir o distúrbio do sono, fadiga, ansiedade, depressão e disfunção cognitiva. Infelizmente a causa específica desse problema ainda não é conhecida.

Uma característica do paciente com sintomas de fibromialgia, é a sensibilidade ao toque e a compressão da musculatura por outras pessoas. O diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, não necessita de exames para comprovar a presença do problema. É possível identificar a fibromialgia na primeira consulta, descartando a possibilidade de outros problemas.

Se você quer entender melhor sobre o que é e o que causa fibromialgia, e como receber atendimento médico online, continue lendo abaixo:

O que é fibromialgia:

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dores intensas que migram para várias partes do corpo, ela se manifesta principalmente em articulações e tendões. Esta doença é uma patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor. Ela atinge principalmente as mulheres de 35 a 50 anos de idade, em 90% dos casos.

A fibromialgia também pode acontecer em crianças, adolescentes e idosos. A dor pode causar incapacidade e ser muito intensa, ela não provoca inflamações ou deformidades. Os sintomas de fibromialgia podem estar associados a outras doenças reumatológicas, causando confusão no momento do diagnóstico.

O que causa a fibromialgia?

Como dissemos no começo, a causa específica da doença ainda é desconhecida. Porém, sabe-se que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença, e que o desequilíbrio hormonal, estresse e tensão podem estar associados ao aparecimento da fibromialgia.

A fibromialgia pode aparecer após o paciente sofrer eventos graves, como traumas físicos, psicológicos ou até mesmo uma infecção grave. Atualmente, as dores não são tão discutidas como no passado, onde eram questionadas se eram reais ou não. Hoje em dia os médicos podem utilizar equipamentos para ver o funcionamento do cérebro em tempo real.

Dessa forma foi possível descobrir que os pacientes com fibromialgia realmente sentem as dores, mas é uma dor diferente onde não existe uma lesão no corpo. Toda dor é uma forma de alarme do corpo, ela indica que o paciente está com um problema e precisa de ajuda para acabar com os sintomas. 

Na fibromialgia é diferente, não existe nenhum problema, somente a dor que precisa ser tratada. Por isso, o contato médico será fundamental nesse quadro clínico.

Sintomas de fibromialgia:

Um dos principais sintomas de fibromialgia é a dor pelo corpo, ela costuma ser pior na região das costas e pescoço e com duração de pelo menos 3 meses. Além da dor no corpo, o paciente com a doença poderá ter outros sintomas, veja quais são:

  • Dor intensa;
  • Sensibilidade maior ao toque;
  • Alterações do sono;
  • Cansaço maior e frequente;
  • Enrijecimento muscular;
  • Problemas de concentração;
  • Problemas de memória;
  • Formigamento nas mãos e nos pés;
  • Sensação de pernas inquietas antes de dormir

Algumas pessoas também podem desenvolver a síndrome do cólon irritável, sendo uma alteração gastrointestinal que é caracterizada por uma dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre. 

Também é comum que ocorram alterações psicológicas como a depressão e ansiedade, pois é comum que a pessoa se sinta triste, desesperado e impotente perante a doença. A pessoa também pode perder interesse nas atividades cotidianas.

Diagnóstico da doença:

O diagnóstico da presença dos sintomas de fibromialgia deve ser feito pelo clínico geral ou reumatologista, também deve ser avaliado o histórico de saúde e se existe a presença de casos de fibromialgia na família. 

Também deve ser feito um exame para observar os pontos de dor. Para obter a confirmação do diagnóstico, o paciente deve estar com dores intensas em 3 ou 6 locais diferentes, ele também pode estar com dores leves em 7 locais por 3 meses ou mais.

Pontos de dor causada pela fibromialgia:

A dor dura pelo menos 3 meses e pode ficar mais intensa quando alguns pontos do corpo são pressionados, eles são conhecidos como pontos da fibromialgia. A dor é generalizada, mas pode ficar mais intensa ao pressionar os pontos doloridos. Até o momento são conhecidos 18 pontos, veja as localizações:

  1. Dobra dos braços: 2 pontos;
  2. Região lombar: 2 pontos;
  3. Joelhos: 2 pontos;
  4. Abaixo das nádegas: 2 pontos;
  5. Lado superior das costas: 4 pontos;
  6. Parte superior no peito: 2 pontos;
  7. Atrás do pescoço: 2 pontos;
  8. Frente do pescoço: 2 pontos.

Esses pontos eram utilizados para diagnosticar a fibromialgia, o médico pressionava o local para identificar se a pessoa apresentava mais dores que o normal. Atualmente, esses pontos têm sido menos usados para chegar à conclusão de um diagnóstico. 

Tratamento para os sintomas de fibromialgia:

Não existe cura para essa doença, mas o tratamento feito corretamente poderá aliviar os sintomas e controlar a doença. Dessa forma, o paciente terá uma qualidade de vida melhor, o tratamento que é utilizado inclui:

Remédios para fibromialgia:

Atualmente existem três tipos de remédios para fibromialgia, eles podem ser indicados pelo médico para tratar os sintomas. Veja quais são:

  • Relaxantes musculares: Para aliviar a rigidez dos músculos, relaxar o corpo e aliviar as dores;
  • Analgésicos: Para atuar diretamente na dor;
  • Antidepressivos: Utilizados para aumentar a concentração de alguns neurotransmissores, como a serotonina, ajudando também a controlar a dor.

Realizar terapia cognitivo-comportamental:

Sendo um tipo de psicoterapia com objetivo de ajudar o paciente com a doença, para identificar as emoções e situações do cotidiano que parecem piorar a dor e outros sintomas de fibromialgia. Essa terapia é fundamental para diminuir os níveis de estresse, pois quando eles estão elevados, podem se tornar um fator que agrava os sintomas.

Atividade física:

A atividade física também é utilizada para tratamento da doença, deve-se seguir as indicações médicas e do educador físico para realizar os exercícios que ajudem a aliviar a dor, fortalecer e alongar os músculos.

Alimentação:

Ter uma dieta anti-inflamatória é uma ótima opção para quem sofre com os sintomas de fibromialgia, pois ela irá ajudar a diminuir as possíveis inflamações dos nervos e músculos. É fundamental que a alimentação seja rica em potássio, ômega 3 e magnésio. Ter uma consulta com nutricionista é fundamental para ter uma alimentação adequada para a doença.

Procure ajuda médica:

Para tratar os sintomas de fibromialgia o paciente poderá ter uma consulta com clínico geral online, ou seja, utilizar a telemedicina para conversar e obter diagnóstico da doença sem precisar sair de casa.

Oferecemos em nossa Plataforma Kompa o atendimento com o clínico geral, Reumatologista e com nutricionista para te ajudar a tratar a doença. Desse modo, será possível tratar e aliviar a dor intensa causada pela fibromialgia. Passamos orientações sobre alimentação, exercícios, sono e higiene. Tudo aquilo que representa cuidado com a saúde na rotina das pessoas. 

Conclusão:

Você conheceu os sintomas de fibromialgia e o tratamento da doença, agora poderá marcar uma consulta em nossa plataforma para diagnosticar e receber acompanhamento médico online.

Acesse nosso site e marque sua consulta para essa semana mesmo.  Acompanhamos sua saúde por inteiro e damos a atenção que você merece, por que a sua saúde não pode ficar para depois. Utilize o teleatendimento que oferecemos uma qualidade de vida melhor, longe dos incômodos e dores intensas que são causados pela fibromialgia.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?