Pesquisar

Sintomas de depressão: será que você sente algum?

  • Compartilhar:
post-title

Você conhece os sintomas de depressão? Algumas pessoas talvez tenham eles, mas não sabem, e para conseguir reconhecê-los, é importante conhecer e entender quais são os sintomas.

A depressão se iguala a outros aspectos da mente humana como o desânimo, tristeza e mau humor. Ela pode acometer até mesmo as crianças, portanto, este é um assunto que deve ser abordado pois é considerado o mal do século XXI.

Existem pessoas que conhecem a doença, mas não sabem qual médico devem procurar para iniciar o tratamento da depressão. Se você é uma dessas pessoas e está precisando de ajuda, continue lendo este artigo que preparamos para te ajudar. 

Iremos abordar os principais sintomas de depressão e como você poderá tratar esse problema. Acompanhe abaixo:

O que é a depressão?

É um transtorno afetivo caracterizado por uma tristeza intensa que possui uma longa duração. Atualmente, grande parte da população possui depressão. Em determinados momentos da vida, podemos passar por momentos difíceis que nos causam desânimo, tristeza ou mau humor. 

Em poucos dias esses sentimentos e incômodos são superados e a pessoa consegue ficar bem, voltando a fazer todas as tarefas de sempre. E na depressão isso não acontece, a pessoa passa por semanas seguidas de sofrimento intensos, com um estado profundo de vazio e comportamento destrutivo.

As tarefas do dia a dia de uma pessoa com depressão acabam sendo comprometidas, essa doença interfere na capacidade de estudar, dormir, comer, trabalhar e realizar outras atividades comuns.

Os sintomas de depressão modificam o sono, a capacidade de pensamento, memória, raciocínio lógico, falar, organização emocional e muitos outros. 

Quais são os sintomas de depressão?

Os sintomas de depressão não são nada agradáveis, e são sentidos e vividos praticamente todos os dias. Eles também atrapalham os relacionamentos e tarefas diárias, como dissemos anteriormente. Veja quais são os principais sintomas:

  • Sentimento de inutilidade;
  • Culpa;
  • Falta de esperança;
  • Pensamentos ruins;
  • Perda de interesse nas atividades;
  • Sensibilidade para a dor;
  • Perda de capacidade de sentir prazer ou alegria;
  • Mal-estar persistente;
  • Agitação;
  • Raiva, irritabilidade e inquietação;
  • Aumento ou redução de apetite;
  • Alterações no peso;
  • Sentimento constante de fadiga;
  • Sentimento de desespero;
  • Alterações no sono (podendo haver falta ou excesso dele);
  • Dificuldade para se concentrar.

Os sintomas de depressão podem variar de acordo com cada pessoa e cada contexto social que essa pessoa está passando. É importante levar em consideração muitas características da pessoa, por exemplo, a recorrência e duração dos sintomas, aspectos da saúde, relação social, histórico familiar e de vida, e muitos outros. 

A tarefa de identificar que a pessoa está com depressão não é uma tarefa fácil, é preciso entender isso antes de tratar o problema. Essa doença não é algo simples, a pessoa que está passando por um momento crítico da vida, pode gerar alguns desses sintomas. 

Quais são as causas da depressão?

Também podemos ver casos onde a depressão ocorreu por fatores genéticos, causas orgânicas e psicológicas para que o problema se manifeste na pessoa. Seria mais adequado falarmos sobre os riscos para a depressão, já que nem sempre a pessoa que está passando por alguma situação difícil irá ter depressão. 

Entender o que causou a doença é essencial para que a própria pessoa consiga começar a traçar um diagnóstico. Veja quais são as causas principais para colaborar e facilitar esse processo de identificação:

  • Problemas de saúde ou dores crônicas;
  • Doenças cerebrais;
  • Distúrbios do sono;
  • Familiares com doença mental;
  • Experiências estressantes (podem ser físicas ou emocionais);
  • Alterações na estrutura do cérebro;
  • Abuso de drogas ou álcool;
  • Trauma ou abuso durante a primeira infância.

Se você conseguir reconhecer um desses principais indicativos, terá uma chance maior de sofrer com a depressão. Mas não necessariamente indica que você terá a doença, lembre-se que esse ponto também varia de cada pessoa.

Importância do acompanhamento na depressão:

O preconceito e estigmas enraizados aos transtornos psicológicos acabam colaborando para o aumento e evolução das doenças. Muitas vezes ele é mal interpretado e visto como uma simples tristeza ou preocupação momentânea.

Porém, a depressão é um assunto sério e muitas vezes requer o uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra para tratamento. Os especialistas alertam que essa doença e outros transtornos afetivos precisam ser encarados com seriedade pelas pessoas, exigindo também que elas tenham acompanhamento de um profissional.

O psicólogo ou o psiquiatra (às vezes os dois juntos) são responsáveis por ajudar o paciente a resolver esse problema e voltar a se sentir melhor, o paciente recebe orientações para buscar alternativas para o sentimento de tristeza, dor, pessimismo, desânimo e outras características que são causadas pela doença. 

O paciente também deverá ter paciência e determinação para conseguir atingir o sucesso e obter melhorias. E geralmente, o acompanhamento por consultas resolvem o problema.

Como a própria pessoa consegue se ajudar?

Os sintomas de depressão fazem com que a pessoa seja menos ativa, tenha conflitos internos e fiquem distante de relacionamentos. É muito difícil que essa pessoa procure ajuda de um especialista e busque por atividades que tragam uma sensação de bem-estar. 

Muitas vezes as pessoas com sintomas de depressão adotam comportamentos que podem ajudar a melhorar o quadro, por exemplo, a prática de atividades físicas liberam endorfina e regula os níveis de serotonina e dopamina no organismo (dois neurotransmissores ligados ao funcionamento da mente).

Auxiliando a recuperação interna feita pelo organismo, resultando na sensação de bem-estar e deixando o dia mais leve. 

A alimentação também é um fator que contribui para a melhoria, ela deve ser equilibrada com vegetais, ômega 3, sementes, entre outros que irão auxiliar na produção de 95% da serotonina no corpo. A serotonina é o hormônio que regula o humor, ritmo cardíaco, sono, sensibilidade, funções cognitivas e temperatura corporal. 

Quando ele se encontra em concentrações baixas, a pessoa poderá ter dificuldades para dormir, depressão, mau humor, ansiedade.

Consulta com psicólogo e psiquiatra online:

Uma forma muito eficiente de receber acompanhamento constante de um psicólogo e psiquiatra neste momento de pandemia, é utilizando a telemedicina. Esses e outros profissionais estão oferecendo o atendimento online como uma opção para que os pacientes não precisem sair de casa.

Dessa forma, todos conseguem se conectar e ter contato com o especialista para tratar o problema de saúde. Uma forma simples e rápida para conseguir obter o diagnóstico e tratamento dos sintomas de depressão.

Aqui na Kompa oferecemos uma plataforma de atendimento, é muito fácil acessar e conseguir receber o diagnóstico necessário da depressão. O paciente também poderá contar com um aplicativo com muitas opções para controle da consulta e acompanhamento médico.

Para conseguir ter seu atendimento online, basta acessar nossa plataforma usando um smartphone ou computador que tenha conexão com a internet. Insira suas informações de contato e dados pessoais e siga todas as etapas presentes para conseguir o agendamento do dia e horário com profissional.

Conclusão:

Você conheceu os sintomas de depressão e as causas mais comuns nos pacientes. Fique atento às situações que citamos, e caso tenha identificado algum desses sintomas você poderá ter uma consulta online para receber ajuda e orientações do profissional.

Acesse nosso site a tenha o acompanhamento feito por um psicólogo e psiquiatra, para tratar adequadamente da doença. Depressão é um assunto muito sério, e não deve ser subestimado ou ignorado pelo paciente.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?