Você conhece os principais sintomas da hipertensão? Mais conhecida como “pressão alta”, nada mais é do que o aumento por um longo período, da força que o sangue circula no nosso corpo. Para que o sangue caminhe pelo corpo, o coração exerce uma força de bombeamento, e os vasos sanguíneos seguram o sangue. Mas na hipertensão, o coração está fazendo muita força e os vasos estão sendo muitos pressionadas.
Para uma pessoa ser considerada hipertensa, é necessário que ela, descansada, esteja com a pressão arterial igual ou acima dos valores de 14 por 9, ou seja, 140 mmHg x 90 mmHg. Portanto, essa disputa, entre o sangue e as paredes dos vasos, é o que acarreta na pressão alta. Assim, a hipertensão danifica os vasos sanguíneos e dilata o coração.
A hipertensão, é uma doença em que cerca de 90% dos casos é herdada dos pais, mas existem hábitos que podem aumentar o riscos de você sofrer dessa complicação, como:
- Fumar
- Alto consumo de bebidas alcoólicas
- Estresse
- Estar acima do peso
- Alto consumo de sal
- Falta de exercício físico
Navegue pelo conteúdo
Sintomas da hipertensão
A pressão alta é uma doença silenciosa, e que normalmente só se manifesta com mais intensidade nas fases mais avançadas, logo muitas vezes não é dada a atenção necessária pelas pessoas, alguns dos sintomas da hipertensão são:
- Dor de cabeça;
- Dor no peito;
- Tonturas;
- Zumbido no ouvido;
- Tontura;
Por a hipertensão ser uma doença silenciosa, é importante que, caso você sinta um dos sintomas, procure um médico para consultar o seu estado. Que tal já aproveitar e usar o aplicativo inteligente da Kompa?
Leia mais conteúdo da Kompa: Tenha ao seu alcance atendimento médico barato na Kompa
Como prevenir a hipertensão?
Primeiramente, é importante notar que o causa a hipertensão, são principalmente, uma série de maus hábitos. Logo, se você consegue evitar todos eles, você está no caminho certo para essa prevenção. Nesse sentido, é importante você ir na contramão dos hábitos citados no começo do texto. Evite ao máximo beber bebidas alcoólicas e o fumo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendo a ingestão de 5g diárias de sal, portanto é bom ficar nessa faixa de consumo, sem ultrapassa-la.
Fazer exercício físico é uma ótima atitude para se prevenir da hipertensão. Além de te beneficiar em inúmeros aspectos, a atividade física também te ajuda na perda de peso. Assim, você já evita combate dois pontos importantes, estar acima do peso e não fazer atividade física! Por último, é você tentar não se estressar no dia a dia. Por mais que o cotidiano possa ser agitado e sempre com momentos difíceis, você precisa lidar com as situações adversas da melhor maneira possível.
Conclusão
Em suma, a hipertensão está muito ligada a como você cuida da sua saúde no cotidiano. Analise todos os seus maus hábitos, que prejudicam a sua saúde e fica longe deles. Assim, você evita a hipertensão e tem uma saúde muito melhor. Use também o aplicativo inteligente da Kompa, que com ajuda da tecnologia e um time de profissionais nós te ajudamos na manutenção da sua saúde.
Fontes:
- Ministério da Saúde – Acesso 09/06 às 16H;
- Tua Saúde – Acesso às 09/06 às 16H30M;
- Drauzio Varella. Uol – Acesso 09/06 às 17H;
- Saúde Abril – Acesso 10/06 – às 16H.
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários