Pesquisar

Síndrome de Guillain Barré: teste seus sintomas

  • Compartilhar:
post-title

Você já ouviu falar na síndrome de Guillain Barré ou SGB? Ela é uma doença rara, que acomete poucas pessoas, porém tem graves consequências, pois o sistema imune começa a atacar o sistema nervoso periférico. A Guillain Barré é caracterizada como uma doença autoimune, portanto, o próprio sistema imune ataca as células do sistema nervoso, ao invés de protege-las.

Segundo o site do Ministério da Saúde a incidência anual de casos no Brasil é de 1 a 4 casos a cada 100.000 habitantes. Além disso, as idades mais registradas são entre 20 e 40 anos de idade.

O que é a síndrome de Guillain Barré?

Como citado acima, a síndrome de Guillain Barré é uma doença autoimune, onde o sistema imunológico ataca o sistema nervoso periférico. Esse sistema periférico conecta o cérebro com outras partes do corpo, portanto uma das consequências da doença é dificuldade de movimentação. Ela normalmente acontece após processos infecciosos de vírus e bactérias, sendo a infecção por Campylobacter, que causa diarreia, a mais associada a doença.

O que causa a SGB?

A doença de Guillain Barré é autoimune que ocorre após infecções bacterianas e virais. As principais infecções associadas a SBG são o vírus da Zika Virus e o Camplyobacter, vírus da diarreia. Algumas infecções também já foram registradas na literatura médica por ter conexão com a síndrome, são elas: dengue, chikunguya, vírus Epstein-Barr, influenza, hepatite A, B e C, HIV e até COVID-19.

Vale ressaltar que em 2021, foram relatados inúmeros casos de Guillain Barré após a vacinação contra o COVID-19. Algumas vacinas como AstraZeneca, Janssen e CoronaVac foram relatadas como causadoras da doença, assim teve que ser registrado na bula a possível consequência. A vacina contra o vírus da Influenza também ja foi associada a SBG, portanto é importante ler a bula das vacinas.

A ANVISA reforça a importância da continuação da vacinação contra os vírus, porque é possível superar a SBG, uma vez que todos os benefícios providos pelas vacinas superam a contração da doença.

Leia também: Saiba mais sobre o médico que cuida da tireoide.

Sintomas da Guillain Barré

Como a doença afeta o Sistema Nervoso Periférico os primeiros sintomas relatados pelos pacientas são musculares. Normalmente eles sentem uma sensação de dormência nos membros inferiores (pernas) e depois na parte superior do corpo (braços e mãos). A fraqueza muscular também é constantemente relatada, começando, também, nas pernas e subindo pelo corpo, braços, tronco, pescoço e cabeça. A SGB pode atacar com diferentes intensidades, assim sendo, pode ser uma apenas uma fraqueza muscular ou até a paralisia total dos músculos.

Outros sintomas comumente são:

  • Redução dos reflexos musculares;
  • Visão dupla;
  • Sonolência;
  • Fraqueza facial;
  • Perda de músculos;
  • Coceira e queimação nos músculos;
  • Cãibras;

Se você estiver sentindo alguns dos sintomas, procure um médico. Faça movimentos leves, principalmente nas extremidades, que são por onde os sintomas começam, para ver se são os mesmos de Guillain Barré. Você também pode procurar o time de saúde Kompa, disponível no nosso aplicativo de saúde inteligente. Iremos te auxiliar da maneira mais adequada.

Tratamento:

Para o tratamento da síndrome de Guillain Barré a maior parte dos pacientes é hospitalizado. O tratamento no hospital é mais intenso, portanto a recuperação acaba sendo mais eficiente e rápida. Os medicamentos usados normalmente são intravenosos, sendo usado principalmente a imunoglobolina. Também é comumente usada a plasmaférese, uma técnica de transfusão de plasma.

Pode ser necessário reforços físicos como a fisioterapia, para a recuperação e fortalecimento dos músculos. O Ministério da Saúde relata que o Brasil já possui 136 centros especializados em reabilitação com pacientes de Guillain Barré. A Kompa tem o seu aplicativo de saúde inteligente, onde conta com uma equipe disponível 24 horas para você relatar seus sintomas!

Conclusão:

Resumindo, a síndrome de Guillain Barré é uma consequência de infecções bacterianas e virais. As consequências da doença são muito graves, podendo levar a paralisia, porém é possível se recuperar efetivamente com tratamentos adequados. Os casos são bem raros, mas é importante ficar atento também a bulas de vacinas, e como se prevenir da melhor maneira possível. A Kompa possui um time de saúde disponível para você relatar sintomas e tirar dúvidas. Fique atento aos sintomas e iremos te ajudar a cuidar da sua saúde da melhor maneira possível.

Fontes:

  • Governo – Ministério da Saúde – Acesso em 22/06/2022 às 15:00
  • Rede Dor São Luiz – Acesso em 22/06/2022 às 16:00
  • Tua Saúde – Acesso em 22/06/2022 às 16:00

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?