Pesquisar

Saiba tudo sobre a profissão enfermagem

  • Compartilhar:
post-title

Você conhece todas as responsabilidades da profissão enfermagem?

Enfermeiros e enfermeiras são profissionais dedicados a promoção da saúde dos pacientes. Desta forma, seu trabalho é abrangente, realizando desde um pré-diagnóstico e uma triagem até os cuidados paliativos de alguém. O senso comum é de que estes profissionais são assistentes dos médicos especialistas, mas isso não é verdade.

Além do trabalho em hospitais e clínicas, do qual estamos acostumados, os enfermeiros podem assumir funções educativas e de prevenção de doenças dentro da comunidade. Estes profissionais fazem parte da equipe multiprofissional, formada por médicos, nutricionistas, psicólogos etc.

Hierarquia na profissão enfermagem

Auxiliar de enfermagem: A formação deste profissional se dá através de um curso de curta duração, cerca de um ano. Este ensina ao aluno tudo sobre os cuidados básicos com o paciente, como alimentação, higiene e conforto. Além disso, o auxiliar de enfermagem pode realizar algumas funções sob supervisão do técnico de enfermagem ou do enfermeiro, entre elas estão a aplicação de vacinas, injeções intravenosas ou intramusculares, administrar remédios ou fazer curativos simples. No entanto, o auxiliar de enfermagem deve tratar apenas de casos de baixa complexidade.

Técnico de enfermagem: O curso para formação deste profissional dura cerca de dois anos. Este profissional também segue as orientações do enfermeiro para exercer suas funções. Mas, diferente do auxiliar, o técnico de enfermagem já pode se envolver com casos de média e alta complexidade. Suas atividades são o preparo e cálculo de dosagem dos medicamentos, a esterilização dos utensílios para cirurgia, a coleta de material para exames e o preparo do paciente para exames ou cirurgias.

Enfermeiro: Como dito anteriormente, o enfermeiro coordena tanto técnicos como auxiliares de enfermagem. Para isso é necessário a formação no curso de graduação em enfermagem, com duração mínima de 4 anos. As funções do enfermeiro vão desde as praticas já descritas até atividades administrativas.

Dito isso, o enfermeiro é o profissional que presta assistência ao paciente, garantindo sua saúde e conforto durante a internação hospitalar. Também é muito comum que este profissional esteja na sala de cirurgia auxiliando os médicos nos procedimentos. Além de que é muito comum vermos enfermeiros que trabalham em casas de repouso ou domicílios, principalmente com idosos, para garantir a saúde de quem está tratando alguma doença ou problema físico.

Tipos de enfermeiro

Como a formação dentro da enfermagem prepara um profissional para lidar com uma grande variedade de casos, os enfermeiros costumam ocupar da sala de emergências até o setor psiquiátrico de um hospital.

Também existem empresas de outros setores que possuem enfermeiros entre seu quadro de funcionários, a fim de prestar atendimento aos outros contratados. Essa vasta gama de funções também é o que faz com que existam alguns tipos de enfermeiros, aqui estão eles.

Profissão enfermagem no hospital

Este tipo de enfermeiro trabalha naquilo que conhecemos como “linha de frente”, ou seja a prestação do primeiro atendimento ao paciente que chega na instituição de saúde. Desta forma, o enfermeiro de hospital realiza exames preliminares, faz a triagem, preenche a ficha médica, cuida da higiene e conservação do local, administra medicamentos prescritos pelos médicos e monitora o quadro geral de saúde dos pacientes internados, além de estar em constante contato com os pacientes, conversando com eles para entender como estão seus respectivos sintomas.

O enfermeiro segue orientações dos médicos do hospital para garantir a saúde de todos os pacientes. Então suas funções são supervisionar e coordenar auxiliares e técnicos de enfermagem, manter prontuários médicos atualizados, prevenir infecções hospitalares, preparar pacientes para realização de exames, preparar os instrumentos e auxiliar a equipe técnica em procedimentos como intubação, desfibrilação, aspiração e monitoramento cardíaco.

Enfermeiro de emergência

Estes enfermeiros, assim como descreve o nome, atendem casos emergenciais. Desta forma, o local de trabalho desse tipo de enfermeiro é o pronto-socorro, tratando de vítimas de acidentes, graves lesão ou que estejam sob forte crise de dor, paradas cardíacas etc.

Uma parte fundamental para salvar a vida do paciente é a prontidão em seu atendimento. Então a profissão enfermagem de emergência começa antes mesmo do paciente chegar à unidade de saúde, preparando a organização do local, testando equipamentos e garantindo fácil acesso aos instrumentos. Para proporcionar velocidade no atendimento, também é essencial que este profissional tome decisões rápidas e corretas mesmo sob pressão.

Como as equipes médicas são limitadas, também é o enfermeiro que fica responsável por organizar a ordem do atendimento. Esta é feita levando em conta quais os casos mais graves e que exigem intervenções mais rápidas. Para decidir isso, o enfermeiro de emergência analisa sinais vitais e, quando possível, conversa com os pacientes.

Enfermeiro de centro cirúrgico

Mesmo quando simples, cirurgias exigem uma série de preparos que devem ser feitos cautelosamente para garantir a segurança do paciente. Estes cuidados são responsabilidade, geralmente, do enfermeiro de centro cirúrgico. Este profissional deve organizar a sala de cirurgia e preparar o paciente para o procedimento. Este enfermeiro, além de auxiliar o médico, estará junto ao paciente antes, durante e após a realização da cirurgia.

O paciente que será submetido à qualquer cirurgia precisa de explicações sobre o que irá acontecer, estas estão à cargo do enfermeiro. Além disso, é ele quem atualiza o prontuário médico com registro de evoluções de sintomas e exames anterior e posterirormente ao procedimento. Ele também coleta materiais para exame, faz a higiene do paciente e observa os sinais vitais.

Antes do paciente ser levado à sala de cirurgia, o enfermeiro deve testar os equipamentos, esterilizar materiais e organizar tudo que será utilizado. Neste processo todo é fundamental garantir a limpeza do ambiente para prevenir infecções. Durante o procedimento, ele está encarregado de auxiliar o cirurgião com o que for necessário.

No pós-operatório, então, o enfermeiro de centro cirúrgico cuida do funcionamento de soros e sondas, da higiene do paciente, principalmente dos curativos, mantendo o seguro e acomodado. Também é ele quem fica responsável da alimentação dos pacientes. Quem quer seguir carreira na profissão enfermagem precisa estar pronto para lidar com situações difíceis e cansativas.

Enfermeiro de resgate

Estes enfermeiros trabalham fora do ambiente hospitalar, cuidando dos primeiros socorros das vítimas de acidentes ou calamidades. Um profissional desta área precisa estar preparado para situações muito complexas, cuja tomada de decisões rápidas é colocada à prova diariamente. Além disso, é ele quem analisa a situação das vítimas e realiza curativos quando necessário, preparando o indivíduo para ser levado ao pronto-socorro. Reanimar pacientes também é parte do trabalho deste tipo de enfermeiro.

Enfermeiro de atendimento domiciliar

Existem muitos serviços de home care, ou assistência domiciliar, que dependem de enfermeiros para cuidarem de pacientes em suas próprias casas. O profissional encarregado de cuidar de alguém na residência da pessoa realiza os mesmos cuidados que faria no hospital, sem os mesmos equipamentos e rotina administrativa da instituição. Um paciente que é atendido em casa tem menos chances de sofrer com uma infecção hospitalar, por exemplo.

Este enfermeiro também é responsável por explicar à família como cuidar daquele paciente. Isto implica na descrição de como deve ser dado o banho, quais alimentos podem ser ingeridos, quais posições de travesseiros são melhores etc.

Este tipo de atendimento é muito comum entre a população de idosos, que precisam, muitas vezes, de cuidados mais atenciosos e profissionais para garantir seu bem estar.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?