Nome diferente não é? Mas calma, o post a seguir tem esse propósito, explicar mais sobre essa cirurgia. A saber a Safenctomia, trata-se de um procedimento que visa retirar as safenas que estão ligadas às varizes. Vale destacar que essa cirurgia é apenas nos membros inferiores.
Dito isso, saiba como funciona melhor esse procedimento e onde é o lugar ideal para uma cirurgia tão radical como a retirada das safenas. A saber, além de falar mais sobre o processo em si, terá uma abordagem ligada ao processo de reabilitação. Já que é uma cirurgia delicada e requer alguns cuidados.
Índice do post
Como funciona uma Safenctomia?
A saber, uma das maiores preocupações dos pacientes é se fará falta ou não após a retirada. Em suma, o médico responsável deve ter como cuidado principal, manter as veias. No entanto, por se tratar de um método mais radical, não é possível que as safenas fiquem no corpo.
Ou seja, mesmo sem, isso não apresenta problemas na circulação do sangue para os membros inferiores, você sabe o motivo? Em suma, a Safenctomia como já está claro, é a retirada da safena. No caso das pernas, há dois tipos de veias, as superficiais e as profundas.
Portanto, quando se faz esse tipo de procedimento, tanto o paciente quanto o médico estão cientes de que as safenas fazem parte das veias superficiais. Uma vez retiradas ou obstruídas, o sangue passa a circular por outros ductos venosos.
Em relação ao processo cirúrgico em si: o paciente passa por uma anestesia e o procedimento começa. Ali é feito um corte de 3 à 5 cm e depois disso, mais uma incisão de 1 cm aproximadamente. Por fim, com o auxílio do extrator de veias (fleboextrator), o médico retira a safena de cima para baixo. Vale destacar que as pontas deixadas são cuidadosamente suturadas.
Está procurando um lugar para fazer essa cirurgia? Sabia que na Kompa Saúde é possível?! Isso mesmo lá você pode agendar e fazer esse procedimento o quanto antes. Está esperando o que, acesse aqui e marque seu processo e trate dessas varizes.
Cuidados pós-cirúrgicos
Depois de feita, como toda cirurgia, os dias posteriores são os que mais se deve ter atenção. Vale destacar que usar meia elástica é uma opção recomendável, e deve tirá-la para dormir. Há alguns exercícios para manter os movimentos de joelhos e tornozelo para não inchá-los.
É ideal que na 1ª semana do pós-operatório mantenha seus pés elevados na cama, além de algumas dores. No entanto nada que um anti-inflamatório não resolva. Em relação à exposição solar, deve-se evitar por no mínimo 3 meses.
Não descartando as complicações, é possível que tenha alguns contratempos. Dentre eles estão: Lesões nos nervos safeno e sural, além dos vasos linfáticos.
Lesões nos nervos pós-Safenctomia
Quando se trata de lesões nos dois nervos (Safeno e Sural), há alguns problemas que se apresentam na maioria das vezes, dentre eles estão:
- Amortecimento;
- Queimação;
- Formigamento.
A saber, são notados em partes diferentes da perna. Quando se trata da lesão no nervo de safeno há os sintomas de amortecimento e formigamento. Eles são transitórios e infelizmente são marcados por uma longa duração e costumam incomodar a parte posterior da perna.
Por outro lado, quando há uma lesão no nervo sural, também é marcada por um amortecimento, no entanto sua diferença é que vem junto à uma queimação. Além disso, a área afetada é diferente, uma vez que esses sintomas aparecem na parte frontal da perna.
Lesão no vaso linfático
Outro caso que se deve ter atenção é quando pós-safenctomia é quando há uma lesão em algum vaso linfático. A critério de informação, os vasos linfáticos, são responsáveis por drenar um líquido chamado linfa dos tecidos de todo o corpo.
Uma vez lesionado esse vaso, é possível que crie-se um inchaço na região. Felizmente é um problema reversível na maioria dos casos de pós-operatório envolvendo a Safenctomia. Portanto, os cuidados depois dessa cirurgia são tão importantes, e os resultados são sempre satisfatórios pela qualidade dos serviços oferecidos pela Kompa Saúde.
O que concluir sobre a Safenctomia
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, é claro que se deve ter um cuidado maior. Por isso, ao fazer com a Kompa Saúde, há uma garantia de qualidade no processo, uma vez que o intuito e melhorar sua qualidade de vida. Sendo assim, não deixe que os problemas de varizes nos membros inferiores piorem.
Uma vez com sua cirurgia agendada, é um passo que se da para um bem-estar, os cuidados que se deve ter são importantes. Além disso, neste post mesmo há alguns cuidados que se deve observar com mais atenção, afim de ter uma recuperação sem complicações.
Fontes
- ABC Med (17/11/2021 às 15H);
- Tua Saúde (17/11/2021 às 16H)
Comentários