Pesquisar

Qual o melhor repelente para grávida?

  • Compartilhar:
post-title

São muitas as dúvidas que a mulher gestante encontra em sua experiência, existe algum repelente para grávida? Qual a roupa ideal? Pode pintar o cabelo? E praticar exercício físico? Essas e outras são, por mais específicas que pareçam, questões frequentemente levantadas por mulheres grávidas.

Tais preocupações são muito compreensíveis visto que pais e mães não querem que nada de errado aconteça com seu filho. Então muitas atividades e produtos, que antes da gravidez não levantavam questão alguma, quando a mulher engravida passam a estimular as dúvidas. O acompanhamento pré-natal não serve apenas para a realização dos exames preventivos, este contato frequente com um médico permite que se tirem quaisquer dúvidas com um profissional confiável.

No caso do repelente, por exemplo, qual é a preocupação ao redor do uso desde produto? Assim como tantos outros cosméticos, há, no repelente, a presença de químicos sobre os quais não temos conhecimento do efeito, apesar de termos o costume de usá-los. Apenas químicos e médicos conhecem profundamente os malefícios que algumas substâncias podem causar ao organismo. Lembrando, então, que você, grávida, deve consultar um médico antes de usar algum produto que você não tenha certeza se tem efeitos colaterais arriscados ao bebê.

Repelente para grávida é perigoso?

Não, isto levando em conta que o produto não esteja adulterado e tenha selo de aprovação do INMETRO, ele, então, não será prejudicial à grávida ou ao bebê. A substância mais utilizada em repelentes no Brasil é o DEET (N-N-dietil-3-metil-toluamida). Os estudos de seus efeitos no organismo foram feitos no segundo e terceiro trimestres de gestação humana e no primeiro trimestre com animais, todos demonstraram segurança no uso tópico deste repelente para grávidas.

Os recém nascidos que participaram destes estudos foram acompanhados até completarem um ano de idade, sem efeitos adversos registrados. No entanto, este repelente, quando ingerido traz muitos riscos à saúde, mas, enfim, esta é uma forma completamente errada de usá-lo. Importante reforçar a importância de não deixar este tipo de produto ao alcance das crianças.

Em grande parte, o que explica a segurança de uso deste repelente para grávida é a baixa concentração da substância na composição do produto. Os principais representantes deste químico no mercado brasileiro apresentam concentrações entre 11 e 15%, sendo indicados para maiores de 12 anos de idade. Tais produtos costumam ter sua versão Kids, destinado aos menores de 12 anos, cujas concentrações estão entre 6 e 9%. Esta diferença de concentração causa uma diferença na duração do efeito, os mais fortes duram até 6 horas, enquanto os fracos protegem por 4 horas.

Outros produtos e sua segurança

Outra substância presentes em alguns repelentes famosos no mercado brasileiro é a icaridina, sua concentração é mais elevada, atingindo os 25%. No entanto, a absorção da pele no uso tópico também é muito baixa, portanto repelentes à base deste químico também são seguros para as grávidas. O IR3535 é a base de um produto muito indicado para crianças de 6 meses a 2 anos de idade, protegendo-os por até 4 horas. Enquanto repelentes naturais como a citronela não conseguem proteger muito mais do que meia hora, mas também são seguros para gestantes.

A grávida, na verdade, deve usar repelente

Muitas mulheres grávidas se preocupam quanto a poderem ou não passar repelentes em seus corpos. Então, não apenas é seguro o uso destes produtos, como é indicado para que o façam, de maneira adequada é claro. Picadas de mosquitos e pernilongos transmitem muitas doenças como malária, dengue, chikungunya e zika Vírus. Estas enfermidades é que são perigosas para as grávidas.

Desta forma, reforça-se ainda mais a indicação para que mulheres grávidas, principalmente aquelas que vivem em regiões com muitos mosquitos e pernilongos usem repelentes com frequência. Além disso, existem medidas à tomar para que se evite a contaminação por estas doenças, não deixar água parada em nenhum lugar é a principal delas. Lembre-se de colocar areia embaixo dos vasos de plantas, virar pneus, cobrir piscinas etc.

Instalar, nas janelas, telas contra insetos também ajuda na proteção contra estes e, consequentemente, diminui as chances de contaminar-se por alguma das doenças citadas.

Repelente natural para grávida

Existem 3 principais repelentes naturais que você pode fazer aí na sua casa. O óleo de soja, em concentração de 2% conseguiu evitar picadas do Aedes aegypti por até uma hora e meia. Outra opção é o repelente com cravo da Índia, este prepara-se com a mistura entre álcool de cereais, algum óleo vegetal e cravo da Índia, proporcionando proteção à pele por até 3 horas.

Mas a melhor opção entre os repelentes naturais é o óleo de eucalipto-limão, que, na concentração de 30%, protege o corpo por 5 horas. Estas opções naturais tem menos estudos envolvendo suas consequências, no entanto até o presente momento não existem registros de quaisquer prejuízo à saúde relacionado à estas composições.

Está interessada em um acompanhamento médico completo para sua gravidez? Clique aqui e conheça o da Kompa Saúde.

Referências

  • BVS Atenção Primária em Saúde
  • Tua Saúde

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?