É muito comum nos dias atuais, pessoas reclamarem de dores na lombar. Dito isso, visando ajudar que já sofre com as dores ou quem deseja prevenir, veja alguns exercícios para lombar. Dessa forma se torna uma rotina fazer atividades voltadas ao bem-estar.
Vale destacar, que criando uma série para fortalecer os músculos, além de evitar outras dores no futuro, melhora seu condicionamento físico. Portanto, caso tenha algum interesse em outras atividades, lhe convido à dar uma olhada em outros posts aqui da Kompa. A saber, há um conteúdo com 4 exercícios para fazer em casa, porque não da uma olhada?
Tabela de conteúdos
O que causa os problemas na lombar?
Antes de já partir pra ação, é muito importante saber a causa das dores. É muito comum que ao menor sinal de desconforto na lombar, vamos direto ao pronto-socorro em busca de um alívio, que vem muitas vezes com um analgésico. Porém o que pouca gente sabe é que simples exercícios para lombar são capazes de resolver essas dores, desde que feitos com frequência e da forma correta.
A saber, as dores lombares são classificadas de 4 formas diferentes e estão ligadas a forma do incômodo. Em suma são esses:
- Aguda;
- Subaguda;
- Crônica;
- Referida.
Aguda
Ela geralmente aparece de forma repentina, ou depois de algum movimento incorreto. A saber a dor lombar aguda chega a durar cerca de 6 semanas.
Subaguda
É um incômodo que varia de 6 semanas à 3 meses. Imagina passar 3 meses com uma dor na lombar?! Mesmo sabendo que uma frequência de exercícios para lombar poderia resolver.
Crônica
Quando se fala em uma dor lombar crônica é porque se trata de algo que acontece de forma continua. Uma vez que ela surge, essa dor pode durar por mais de 3 meses.
Referida
Nesse caso, a dor é um pouco mais complexa. Isso pelo fato de começar em um ponto e ir passando por outras partes do corpo. Como por exemplo: Começa na lombar e pode descer até a perna.
Quais exercícios para lombar posso fazer?
Para começar, você conhecerá 4 exercícios para lombar, assim poderá fazer o que melhor se adaptar ao tempo que você tem e o espaço. Portanto estude bem cada exercício e avalie junto ao médico responsável qual você estará apto para executar.
- Elevação Pélvica;
- Extensão Lombar;
- Prancha Abdominal;
- Alongamento de perna cruzada.
Elevação Pélvica
Para começar nossa série de exercícios, começamos com a elevação pélvica ou ponte. Em suma é um exercício para lombar bem simples mas eficiente e permite fortalecer a coluna e evitar dores na região da lombar. Sigas as instruções abaixo para executar a atividade.
- Deite de barriga para cima;
- Deixe os baços estendidos;
- Dobre a perna de forma que a sola do pé fique em contato com o chão;
- Contraia os músculos do glúteo e abdômen e levante o quadril em direção ao teto
Extensão Lombar
Outro exercício que além de ajudar a prevenir dores, muitas pessoas usam-o para queimar algumas gorduras localizadas na barriga. Ou seja ela tem dupla funcionalidade, confira o passo a passo para executar esse exercício para lombar:
- Deite com a barriga para baixo;
- Cruze os dedos na região da nuca;
- De forma simultânea erga o tronco e as pernas e depois volte a posição inicial;
- Repita esse movimento por 20 vezes.
Prancha abdominal
A tão temida prancha, por mais que seja um exercício complicado de fazer por exigir muito do corpo, é muito eficaz. Sendo assim, não fique acanhado em relação à ele, sua funcionalidade pode ajudar muito contra problemas na lombar.
- De barriga para baixo;
- Apoie o antebraço e eleve o corpo;
- Junto com antebraço de apoio, apoie seu peso na ponta dos pés;
- Fique nessa posição por 20 segundo.
Alongamento de perna cruzada
Focado em um alívio rápido na lombar, esse alongamento atende muito as necessidades de quem sofre com as dores por um tempo. Portanto, se ficar com dúvida ao executar, leia e releia esse exercício para lombar.
- Sente-se numa cadeira e olhe para frente;
- Cruze a perna esquerda por cima da coxa direita;
- Agora, incline o tronco para frente, mantendo a coluna alinhada;
- Volte a posição normal, inverta a posição das pernas e repita o movimento.
OBS: O ideal é que fique na posição por cerca de 30 segundos.
Começe já os exercícios para lombar
Pronto! Agora está munido com 4 exercícios para lombar que são muito eficazes para evitar qualquer dor futura. Se por algum motivo ainda está com dores na lombar, o ideal é que vá para um médico pois há algum outro problema e se deve olhar com mais atenção.
A saber na Kompa Saúde é possível ter esse atendimento, e o melhor, se não puder sair de casa, fique tranquilo pois é possível fazer tudo via Telemedicina. Se precisar, acesse aqui e marque sua consulta!
Fontes:
- Viva Bem UOL (20/01 às 13H);
- Blog LivUp (20/01 às 15H);
- ITC Vertebral (20/01 às 16H).
Comentários