Pesquisar

Puerpério: Quanto tempo leva para as novas mães?

  • Compartilhar:
post-title

Além de conhecido como Puerpério, esse processo tem outros nomes como: resguardo ou quarentena. Em suma ele ocorre logo após o nascimento de seu filho, onde seu corpo irá passar por uma readaptação. Vale lembrar que durante esse período ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher sejam hormonais ou físicas.

Em suma, o post tem como intuito mostrar para as mamães quanto tempo dura o Puerpério, suas fases e quais cuidados se devem tomar neste período de pós nascimento do bebê. Outro fator que muda na mulher durante esse processo são as fortes modificações que aumentam na insegurança em relação aos cuidados do bebê.

Períodos do Puerpério

Durando entre 6 e 8 semanas, o Puerpério tem 3 fases em geral, assim a cada ciclo, uma mudança significativa acontece no corpo da mulher. A saber, os intervalos são chamados: Imediato, tardio e remoto. Abaixo cada um deles terá sua devida explicação, sendo assim, se torna mais fácil o entendimento dessa nova etapa na construção de uma família.

Está interessada em cuidar da sua saúde no pós-parto e do seu bebê? Fique sabendo que na Kompa você tem desconto em diversas consultas além de um atendimento 24h com a equipe de enfermagem e consultas grátis com o médico dedicado. Clique aqui e assine já seu plano com a Kompa Saúde.

Imediato

Neste caso, são os primeiros dias pós-parto, seja por vias normais ou cesárea. Em suma, a mãe está no processo de aprendizado de como amamentar além de outros cuidados que um bebê precisa. De imediato, a mamãe perde cerca de 5 à 6 quilos e isso continua de acordo com a amamentação. Vale destacar, que por ser uma fase inicial, a mulher deve contar com ajuda, seja para cuidar de si mesma ou do recém-nascido.

Abaixo há uma lista que mostra outros pontos deste puerpério imediato que se deve ter mais atenção:

  • Produção do hormônio do amor (ocitocina), ajuda no vínculo mãe e bebê;
  • Sangramento intenso (diminui com os dias);
  • Mudança na coloração do sangue;
  • Cuidados hospitalares nos primeiros dias são necessários.

Tardio

A partir do 10º dia de pós-parto, geralmente vai até o 25º. Em suma, as mudanças que acontecem neste intervalo são relacionadas à intensidade dos sangramentos e o útero começa à voltar ao seu tamanho normal. A saber, antes de uma gestação ele possui certa de 7 cm e pode chegar até 40 cm.

Outros fatores do puerpério tardio que devem ter atenção:

  • Urina com mais frequência;
  • A mãe pode sofrer com feridas nos seios, já que o bebê ainda não sabe pegar no peito;
  • Aumento na produção de leite (Chega aos 600mL por dia);
  • Seguem as alterações hormonais.

Remoto

Já a partir do 26º dia em diante as coisas podem ir voltando a normalidade. A começar, é possível que a mulher já possa menstruar. A saber o lóquio (perda de sangue do interior do útero) se encontra na sua fase final. Há estudos que se a mãe diminuir a amamentação para apenas 2 vezes ao dia, as chances de menstruação são maiores.

Alguns pontos que relacionam a amamentação e a menstruação das mulheres:

  • Mães que dão o peito apenas, podem não menstruar por 1 ano;
  • Ao não amamentar, pode menstruar depois de 6 a 8 semanas;
  • Se não pratica a amamentação exclusiva, podem voltar a menstruar e ovular;
  • Mamães que não podem (ou não querem) amamentar desde o nascimento, não ovulam nos primeiros 42 dias.

O que mais preciso saber sobre o Puerpério?

Em suma, após entender que o Puerpério pode durar entre 45 e 60 dias, você estará amamentando seu filho neste período. Porém a amamentação pode levar um pouco a mais de tempo, já que não é algo que dependa apenas de você. Enquanto isso acontece, já falamos das mudanças que o corpo sofre, uma vez que ele busca voltar a forma de “não-grávida”.

Por fim, fique ciente que um exercício após todo esse processo pode melhorar sua qualidade de vida. A saber, ele também pode evitar que surja uma diástase no pós-parto (não sabe do que se trata? Clique na palavra que você à um post que explica mais sobre).

Conclusão sobre o puerpério

Por fim, como pode notar seu corpo esteve preparado para essas mudanças que um filho lhe proporcionou. No entanto, cabe apenas à você tratar da melhor forma. A saber, um plano de saúde pode muito bem auxiliar nesta nova etapa. Caso esteja interessada, a Kompa oferece excelentes serviços para gestante e pós-parto por um preço bem acessível.

Ficou curiosa? Clica aqui e já faça seu papel de mamãe para cuidar do seu bebê com o melhor da saúde, seja por Telemedicina ou presencial.

Fontes:

  • Hospital São Lucas -PUCRS (21/09/2021 às 13H);
  • Huggies (21/09/2021 às 14H15);
  • GZH Vida (21/09/2021 às 15H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?