Pesquisar

Pintinhas vermelhas na pele: o que pode ser?

  • Compartilhar:
post-title

Já teve pintinhas vermelhas na pele e não sabia o que era?

A pele é o maior órgão do corpo humano, e são muitas as suas funções dentro do organismo. Além disso, muitas doenças tem entre seus sintomas alguma variação que pode ser percebida na pele. E alguns sintomas do tipo podem ser causados por diferentes problemas, por isso é tão importante procurar um médico para ter o diagnóstico adequado.

Outra questão diretamente relacionada à pele é a autoestima. Alguns dos problemas dermatológicos nem são prejudiciais à saúde física, mas fazem com que a pessoa se incomode com sua aparência e queira corrigi-los. Por outro lado, existem cuidados com a pele que envolvem, ao mesmo tempo, questões estéticas e perigos ao corpo humano.

Entre os problemas de pele, alguns também podem ser temporários, causados por mudanças no clima, humidade, alimentação etc. Cuja melhora é natural e uma questão de tempo. No entanto, não existe motivo para ficar refém dessas mudanças e alguns cuidados ajudam a controlar este tipo de variação temporária. O essencial é procurar um dermatologista para conseguir o tratamento que procura.

Possíveis causas de pintinhas vermelhas na pele

Existem casos e casos, e esse tipo de sintoma pode ser causado por motivos muito variados. As pintinhas vermelhas, quando são formadas por bolinhas avermelhadas, que aparecem espontaneamente no rosto, pescoço, tórax, costas e pernas tendem a ser chamadas de “nevos rubis”. Se este for o caso, não existe nenhum perigo à saúde do paciente, mas também pode ser tratado se for do interesse do indivíduo devido à questões estéticas.

Os “nevos rubis” são causados por pequenos vasos sanguíneos que se dilatam próximos a superfície da pele. Eles, a princípio, não tem prejuízo algum à saúde, mas se começarem a aumentar de tamanho ou tornarem-se marrons podem ser sintomas de outras doenças. Desta forma deve-se procurar uma dermatologista se sofrer tais alterações.

Entenda tudo sobre o trabalho da dermatologista.

No entanto, é importante saber diferenciar as pintinhas vermelhas simples de sinais mais preocupantes. Manchas vermelhas com grande área, ressecadas, com dor, coceira e até sangramento são sintomas de problemas bem mais graves do que os “nevos rubis”. Psoríase, micose, alergias, dermatite e infecções podem causar este tipo de lesão na pele, por isso é importante procurar atendimento médico quando tiver tais sintomas.

Como tratar pintinhas vermelhas na pele

Se as pintinhas vermelhas na pele forem um caso de “nevos rubis” existem 4 tipos de tratamentos. Um médico dermatologista deve determinar, depois de analisar as pintinhas, qual das opções é a mais indicada para cada caso. Lembrando que, sem evolução para quadros mais graves, o “nevo rubi” é apenas uma questão estética.

1º – Laser: Este tratamento promove a diminuição de sangue no vaso dilatado, fazendo com que ele diminua de tamanho e deixe de aparecer na superfície da pele.

2º – Crioterapia: Este procedimento consiste na aplicação de um spray de nitrogênio líquido sobre as pintinhas, fazendo com que elas desapareçam.

3º – Eletrocoagulação: Para controlar a coagulação aplica-se uma corrente elétrica diretamente no “nevo rubi”.

4º – Escleroterapia: Uma substância, responsável pelo controle da dilatação, é aplicada diretamente nos vasos sanguíneos aparentes, causando seu desaparecimento.

Não se sabe exatamente qual a causa do surgimento dos “nevos rubis”, mas levanta-se a possibilidade de uma relação direta entre o envelhecimento e enfraquecimento da pele, assim como a exposição prolongada ao sol. Além disso, o estresse e a diabetes também são fatores de risco paro o surgimento desse problema. No entanto, o câncer de pele não tem relação alguma com o “nevos rubi”, ao contrário do que algumas pessoas acreditam de forma equivocada.

Outros problemas de pele

A pele é, de fato, um termômetro de nossa saúde. Até problemas no fígado podem fazer com que o tom da pele se torne amarelado. Então é muito importante prestar atenção à qualquer tipo de mudança inesperada neste sentido. As questões que envolvem este órgão prejudicam muito a autoestima do indivíduo. A acne, por exemplo, é uma doença que afeta muitos adolescentes e pode se tornar um obstáculo para a socialização, deixando traumas no psicológico destes jovens.

Leia mais sobre a acne.

A dermatite é outra doença de pele extremamente comum, podendo afetar pessoas de quaisquer idades, diferente da acne, que tem maior predominância entre adolescentes. Inclusive existem alguns tipos diferentes de manifestação dessa doença, são eles: dermatite de contato, dermatite alérgica, dermatite atópica, dermatite seborreica, dermatite herpetiforme e dermatite ocre.

O que diferencia cada uma das variações de dermatite citadas é a causa por trás de seus sintomas. Mas é trabalho do médico encontrar o que está por trás dos seus sintomas, o importante é você saber quando é o momento certo de procurar atendimento.

Os sintomas de dermatite são coceira, vermelhidão, erupção cutânea, escamação, ardência, queimação, bolhas e mais alguns sinais específicos de cada uma das variações especificamente. Por isso é que se estes começarem a se acumular é uma indicação que você pode estar com algum tipo de dermatite. Felizmente existem tratamentos para todas essas doenças.

Conheça o aplicativo de saúde inteligente da Kompa.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?