Pesquisar

O que é uma simpatectomia?

  • Compartilhar:
post-title

Você com certeza já passou ou viu alguém passando pela situação em que a camisa fica completamente manchada na axila, ou seja, uma pessoa com excesso de suor. 

Para muitas pessoas isso é bastante constrangedor, e o que muitas delas não sabem é que existe tratamento! A simpatectomia é uma opção de tratamento para este problema, sendo uma condição chamada de hiperidrose onde o paciente sofre com o suor excessivo.

Ficou curioso para saber mais sobre a simpatectomia e tratar essa condição? Então leia as informações que separamos para te ajudar com este assunto!

Antes de tudo, o que é o suor?

Antes de falarmos sobre tratamento para o excesso de suor, precisamos entender o que é e para que serve. 

Trata-se de uma substância composta por água, e que também possui alguns sais minerais em sua composição como o cloreto de sódio e ureia. Além disso, o magnésio, cálcio, zinco, ferro e potássio podem estar presentes no suor.

A produção do suor é feita nas glândulas sudoríparas, e sua função é ajudar a regular a temperatura corporal da pessoa. Por ser controlada pelo sistema nervoso central, a sudorese pode acontecer em momentos de estresse, onde pode acometer áreas específicas como as mãos e os pés.

Conheça a hiperidrose:

A hiperidrose é a condição caracterizada pelo excesso de suor produzido pelo corpo de uma pessoa. A transpiração se torna desproporcional às necessidades fisiológicas do organismo, ou seja, ela ocorre sem motivo.

Em geral, a produção de suor excessivo não possui motivos claros ou específicos. Algumas doenças e o uso de alguns medicamentos podem gerar este quadro, e qualquer parte do corpo pode ser afetada pela hiperidrose.

As partes do corpo mais comum a ser afetada são as mãos, as axilas, face e os pés. Mas, essa condição também pode ser focal, ou seja, atingir apenas uma região específica do corpo.

O que causa a hiperidrose?

A hiperidrose primária não costuma ter nenhuma causa aparente, por outro lado, quando a sudorese é difusa ou surge após a fase adulta, podemos levar alguns fatores em consideração. Veja abaixo quais são as causas dessa condição:

  • Linfoma;
  • Alcoolismo crônico;
  • Menopausa;
  • Gota;
  • HIV;
  • Tuberculose;
  • Doenças da tireoide;
  • Diabetes;
  • Uso de alguns medicamentos.

Quando a hiperidrose é provocada por alguma doença, o paciente apresenta sintomas que podem facilitar sua identificação. Por exemplo, é possível notar que não se trata de um quadro primário quando o paciente tem febre, tosse, lesões na pele e perda de peso.

Agora uma dica para você:

Se você sofre ou conhece alguém que tem o problema de suor excessivo, acesse nosso site Kompa saúde. Aqui, ajudamos os pacientes a tratar este e outros problemas, tudo pode ser realizado através de uma consulta online, ou se for necessário, através de uma consulta em nossa rede física.

Basta acessar e entrar em contato, é rápido e fácil! Sem burocracias para que você consiga tratar este problema e se livrar do incômodo.

Leia também: Procedimentos e cirurgias: como funciona na Kompa.

O que é simpatectomia?

A simpatectomia é onde através de uma cirurgia é feita a remoção de partes específicas do nervo simpático principal, ela geralmente é realizada para tratamento da hiperidrose (sudorese excessiva), axilas, mãos e pés, mas também com objetivos terapêuticos, como tratar o rubor facial, algumas dores crônicas e a síndrome de Raynaud. 

Essa é uma cirurgia simples e de médio porte, realizada com anestesia geral. O nível da cadeia simpática em que a intervenção das axilas e mãos estão localizadas no tórax, enquanto as que controlam o suor dos pés estão na região lombar. O efeito da cirurgia é imediato e pode ser observado ao despertar da anestesia: axilas, pés ou mãos já que se apresentam quentes e secos.

Leia também: Conheça os exercícios físicos para iniciantes.

Como a simpatectomia é feita?

No início, os pacientes precisam ser orientados sobre a probabilidade de sucesso, complicações, dores no pós-cirúrgico e da sudorese compensatória tardia. O paciente deve informar ao médico sobre os medicamentos que toma e seguir todas as orientações se deve suspender o uso ou não. 

Existem várias técnicas cirúrgicas, mas atualmente ela é feita por via endoscópica e deve ser realizada sob anestesia geral. No pós-operatório, deve ser realizada uma radiografia do tórax, pois ela será útil para diagnosticar as possíveis aderências pulmonares.

Geralmente, não ocorrendo complicações, o paciente pode deixar o hospital dentro de 24 horas após a simpatectomia. Em alguns casos, o paciente poderá ter um pouco de dor que necessita de medicação por alguns dias.

Conclusão:

A simpatectomia é indicada para os pacientes que precisam tratar algumas situações clínicas, problemas de suor excessivo e outros problemas que causem incômodo frequente. 

Se você é uma dessas pessoas, saiba que a Kompa Saúde pode te ajudar! Acesse a plataforma e conheça o melhor tratamento para você, ou indique para alguém que sofre com o problema do suor excessivo. Entre e faça a Simpatectomia para tratar o problema.

Referências:

Abc Med. (25/11/2021 às 11:40)

Cedro (25/11/2021 às 10:30)

Rexona (25/11/2021 às 10:10)

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?