Pesquisar

O que é uma cirurgia de Varicocele?

  • Compartilhar:
post-title

A varicocele é uma dilatação anormal das veias da região dos testículos, provocando o acúmulo de sangue e resultando no surgimento de alguns sintomas como dor. Essa é uma das causas da infertilidade masculina, mas não provoca nenhum distúrbio do potencial sexual. 

Geralmente, a varicocele ocorre no testículo esquerdo, mas pode surgir em qualquer lado e, inclusive, afetar ambos os testículos ao mesmo tempo que é conhecido como varicocele bilateral.

A varicocele tem cura, e para isso é realizada uma cirurgia. Porém, nem todos os casos conseguem alcançar a fertilidade, principalmente se já existirem danos nas estruturas dos testículos. Leia abaixo e conheça melhor sobre a varicocele:

O que é varicocele:

A varicocele é a dilatação anormal acometida nas veias dos testículos, ocorrendo principalmente após esforço físico. As veias fazem parte do cordão espermático, e sua dilatação pode dificultar o retorno venoso e provocar disfunção testicular, piorando a qualidade do sêmen.

Embora a varicocele seja uma das causas da infertilidade masculina, ela não provoca nenhum distúrbio do potencial sexual. Normalmente, ela é congênita, aparece na maior parte das vezes no momento da adolescência e dificilmente na infância.

Sintomas de varicocele:

Geralmente os sintomas de varicocele incluem:

  • Inchaço ou presença de caroço nos testículos;
  • Sensação de peso nos testículos;
  • Dor que passa ao deitar de barriga para cima;
  • Dor nos testículos, e que varia entre dor intensa e desconforto;
  • Infertilidade.

Ressalta-se que também existem os casos em que a varicocele não apresenta nenhum sintoma, e por isso é recomendado ter uma consulta com o urologista para obter o diagnóstico.

Diagnóstico da varicocele:

A varicocele pode ser diagnosticada pelo médico através de um exame de palpação dos testículos, devendo ser feito deitado e de pé, pois em alguns casos a doença não pode ser sentida em algumas posições.

Portanto, também será necessário fazer um ultrassom para conseguir identificar detalhadamente o local que está afetado e qual a posição das estruturas dos testículos.

Aqui na plataforma Kompa saúde, os pacientes podem ter consultas com o urologista a distância e realizar o procedimento cirúrgico na rede física. Acesse para conhecer e receber o melhor atendimento para cuidar da sua saúde.

Tratamento da varicocele:

O tratamento da varicocele é recomendado quando o homem está apresentando sintomas, sendo assim, caso exista inchaço ou dor, o médico pode recomendar a ingestão de medicamentos e uso de suspensório para testículos.

Porém, em caso que tenha a infertilidade, problemas de funcionamento do testículo e a dor que não melhora, podem ser necessários a realização da cirurgia, conhecida como varicocelectomia.

Entenda como a cirurgia de funciona:

A cirurgia varicocele pode ser feita de 3 maneiras diferentes, veja quais são elas:

  • Cirurgia aberta: sendo o tipo clássico da cirurgia, o médico faz um corte na região da virilha para conseguir observar a varicocele e dar uma forma de “nó” na veia que está afetada, permitindo também que o sangue circule apenas nas veias normais.
  • Laparoscopia: é igual a cirurgia aberta, mas nesse caso o profissional faz cortes pequenos no abdômen e insere tubos finos através dos quais faz a reparação da varicocele.
  • Embolização percutânea: essa é uma técnica menos comum no qual o médico deve inserir um tubo através de uma veia na virilha até chegar ao local da varicocele, e posteriormente, libera um líquido que fecha a veia dilatada da varicocele.

Portanto, o tempo de recuperação pode variar de acordo com o tipo de cirurgia realizada, a mais demorada é a cirurgia aberta, seguida pela laparoscopia e a embolização percutânea.

Mas, em todo tipo de cirurgia é possível que o paciente tenha uma ligeira dor, e por isso, deve utilizar roupa íntima confortável e aplicar gelo sobre o local durante as primeiras 24 horas. O paciente poderá voltar para as atividades normais ao fim de até 10 dias ou de acordo com as recomendações médicas.

Existe o risco de ocorrer complicações?

Quando a varicocele está presente no testículo, é comum que ao longo do tempo diminua de tamanho e se torne mole, perdendo toda sua função. Embora ainda não se saiba a causa específica deste problema, é possível que esteja relacionada com o aumento da pressão no local.

O acúmulo de sangue na varicocele pode causar o aumento da temperatura em volta dos testículos, afetando também a qualidade dos espermatozoides, podendo causar situações de infertilidade.

Sendo assim, é recomendado que os pacientes sigam todas as recomendações do urologista para evitar complicações durante ou após a cirurgia.

Conclusões:

A varicocele não é uma doença grave se for tratada corretamente e no momento correto, assim como a maioria das enfermidades, o diagnóstico precoce e o controle realizado pelo médico são importantes para a qualidade de vida.

Acesse a plataforma Kompa saúde, e conheça o médico Urologista e a realização dos procedimentos em redes físicas. 

Referências:

Tua Saúde (21/11/2021 às 17:20)

Portal da Urologia (21/11/2021 às 17:50)

Tags:

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?