Pesquisar

Precisando de urologista? Saiba como encontrar

  • Compartilhar:
post-title

O urologista, apesar de ser visto como um especialista na saúde masculina, cuida, além do aparelho reprodutor masculino, do sistema urinário de homens e mulheres. Desta forma, todas as questões que envolvem estas partes e estas funções do organismo dizem respeito ao médico urologista.

Além disso, este profissional é uma boa opção para coordenar o acompanhamento rotineiro de saúde do homem, solicitando os devidos exames quando necessário. Existem alguns padrões generalizados para qual exame médico realizar em qual idade, mas o estilo de vida de cada um pode adiantar ou adiá-los.

Como um urologista pode te ajudar?

O médico urologista é o adequado para analisar uma série de sintomas e tratar variados problemas. No geral, qualquer incômodo ou alteração sentida no sistema reprodutor masculino ou no sistema urinário, tanto de homens como de mulheres, faz parte das competências deste especialista.

Doenças sexualmente transmissíveis também devem ser tratadas pelo urologista. Enfim, dores fortes no abdômen ou na lombar podem ser cálculos urinários, infecções e até tumores. Dores no pênis ou na vagina caracterizam, geralmente, inflamações de bexiga ou uretra.

Além disso, urinar com mais frequência, dores nos testículos, ausência de ejaculação, impotência, diminuição do jato de urina e dor ao urinar são sinais de que é hora de se consultar com um urologista. Mas muitas doenças do sistema reprodutor e urinário demoram até apresentar sintomas, enquanto isso se agravam e prejudicam demais o organismo.

É possível que os sintomas de algum problema só apareçam quando este já beira um quadro irreversível. O próprio câncer de próstata demora até apresentar sintomas, enquanto isso o tumor aumenta e pode se espalhar pelo corpo. Mas isso não deveria ser motivo para sentir medo e sim para se cuidar, uma consulta por ano com um urologista já é suficiente. Esta frequência de consultas com tal especialista é adequada para que ele solicite exames e investigue se está tudo certo com seu corpo.

Problemas que o urologista pode tratar

Qualquer problema do sistema reprodutor e urinário encontra solução com o urologista, mas aqui estão alguns dos mais comuns:

  • Incontinência urinária;
  • Pedra nos rins;
  • Impotência sexual;
  • Inflamação no trato urinário;
  • Varicocele;
  • Infertilidade;
  • Ejaculação precoce;
  • Dores durante o sexo;
  • Dor ou dificuldade ao urinar.

Um acompanhamento rotineiro

Como o urologista é um médico que, frequentemente, é associado à saúde masculina, alguns homes tem este profissional como aquele médico de confiança, para quem pedem ajudas específicas que as vezes dizem respeito à áreas da medicina que não a própria urologia.

Mas existem outros profissionais que são os médicos generalistas, entre eles está o médico dedicado, também conhecido como médico de família. Este profissional tem como abordagem central o planejamento à longo prazo da saúde do paciente, isto é, entender a condição atual do paciente e planejar quando serão feitos cada um dos exames de rotina, e quais hábitos podem ser mudados para melhorar o bem estar do indivíduo.

Na Kompa, os assinantes tem direito a consultas ilimitadas, sem pagar nada além da mensalidade, com um médico dedicado. Isso permite uma relação mais próxima entre médico e paciente, que não aconteceria caso assinante dependesse do sistema público.

O que o este médico pode fazer por você?

Assim como qualquer médico, o urologista pode solicitar quaisquer exames. No entanto alguns dizem respeito à sua especialidade mais do que outros. O exame de toque retal, por exemplo, cujo todos os homens precisam fazer a partir dos 40 anos, é realizado pelo próprio urologista.

O equivocado preconceito ao redor do exame de toque fez com que o urologista ficasse conhecido apenas por tal procedimento. No entanto são muitos exames que este profissional pede e analisa para fazer o diagnóstico das variadas doenças que pode tratar. Entre eles estão: espermograma, que mede a fertilidade masculina; exames de sangue e urina, para analisar algumas taxas de suas composições; ultrassonografia abdominal, para acompanhar o estado dos órgãos.

Além disso, são muitos os procedimentos que dependem do urologista. Tais quais a vasectomia para tornar o homem infértil, a biópsia vesical, para analisar parte do tecido da bexiga a fim de identificar a presença de algum tumor e se este é benigno ou maligno. Cirurgias de freio peniano, ou retal percutâneas também dependem deste especialista, assim como laparoscopias e uretrocistocopias.

Urologista na Kompa

Assim como qualquer outro especialista, consultas com um urologista na Kompa tem grandes descontos e agendá-las é muito fácil através do aplicativo. Clique aqui para baixar e agende sua consulta. Além disso, algumas cirurgias e procedimentos que envolvem este profissional são oferecidas com grandes descontos para os assinantes. Confira aqui a página de cirurgias e procedimentos da Kompa Saúde.

O ideal é cuidar si no dia a dia, esta é a melhor forma de evitar o surgimento de problemas graves e é também a abordagem da Kompa. O urologista faz parte deste tipo de acompanhamento e é necessário que o preconceito envolvendo este médico deixe de existir. Cuidar da própria saúde não deveria ser mal visto por motivo nenhum, e o preconceito envolvendo o exame de toque retal é injustificado e ultrapassado.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?