Pesquisar

O que é reposição hormonal feminina?

  • Compartilhar:
post-title

Você sabe o que é a repoisção hormonal feminina?

Nosso organismo depende de muitos fatores para ter seu funcionamento mantido de forma saudável. Alimentação, hábitos, quantidade de descanso, exposição ao sol, consumo de água, atividade física, relações pessoais e muitas outras coisas. Digestão, crescimento, sono, humor e tantas outras questões de nossa vida dependem diretamente dos hormônios.

Dito isso, é importante sabermos que muito do que fazemos influencia na produção hormonal em nosso organismo. Além disso, muitas doenças podem afetar esse sistema, então é possível que uma mudança de hábitos não seja suficiente para corrigir certos níveis de hormônios. Muitas pessoas precisam tomar medicamentos para regular a produção hormonal.

No entanto, antes de responder o que é reposição hormonal feminina, é fundamental explicar a função dos hormônios no organismo. Também é necessário esclarecer qual o acompanhamento médico adequado para garantir a segurança do processo de reposição. E, sobretudo, listar quais os sintomas de que você pode estar com algum problema hormonal.

O que são hormônios?

Os hormônios são considerados substâncias químicas mensageiras. Você já parou pra pensar como o cérebro avisa o estômago de que é necessário produzir o suco gástrico para digerir o que está sendo consumido? Através de hormônios.

Toda glândula produz alguns alguns hormônios específicos, cada um deles responsável por funções diferentes. O corpo é uma grande máquina que depende dessa comunicação para saber o que precisa fazer, em qual intensidade e em qual momento.

Veja a seguir 3 exemplos de glândulas, quais hormônios estas produzem e o que estes causam no organismo:

  • Ovários: Estão localizados na pelve, um de cada lado do útero, logo apenas mulheres tem ovários. Estas glândulas regulam a produção de estrógeno e progesterona, os hormônios responsáveis por regular o ciclo menstrual da mulher. Um desequilíbrio na produção destes hormônios pode adiantar ou atrasar a menstruação, além de causar alterações de sono, peso, libido e humor.
  • Tireoide: Tem o formato semelhante à uma borboleta e fica localizada na parte de baixo do pescoço. Os hormônios produzidos pela tireoide são a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que regulam a “velocidade” das funções do organismo, conhecida como taxa metabólica. Esta “velocidade” é determinada pelos batimentos cardíacos, temperatura corporal, metabolismo, transmissões cerebrais, consumo de energia e outras mais. Esta variedade de influências faz com que a tireoide, e seus problemas, como o hipotireoidismo, afetem memória, humor, menstruação, raciocínio, peso, sono etc.
  • Hipófise: Fica localizada no cérebro e regula outras glândulas como a suprarrenal, os testículos e os ovários. A hipófise libera a oxitocina, hormônio fundamental para o parto, nas mulheres, e responsável pela sensação de prazer tanto em mulheres quanto em homens. A prolactina, outro hormônio, também é produzido por esta glândula e estimula a lactação nas mulheres. Além disso tudo, é na hipófise que é produzido o GH, mais conhecido como hormônio do crescimento, é a deficiência deste, ainda na infância, que causa o nanismo.

Então, vemos que glândulas se comunicam com órgãos e entre si para garantir que o organismo funcione adequadamente. A consequência do mal funcionamento das glândulas é também o mal funcionamento dos órgãos que dependem delas. Os sintomas podem acabar sendo confundidos com problemas nos órgãos em si, por isso é necessário se consultar com um endocrinologista para ter o diagnóstico correto.

O que é reposição hormonal feminina?

Qualquer um que tenha deficiências hormonais pode ser tratado com uma terapia de reposição hormonal. Tanto baixa quanto alta produção de qualquer hormônio é causada por um problema na glândula que o produz. O tratamento corrige estes problemas e devolve a qualidade de vida ao paciente.

Quando nos referimos à reposição hormonal feminina pensamos naqueles hormônios específicos do sexo feminino. O que é reposição hormonal feminina não diz respeito apenas à problemas de saúde que podem ou não atingir o organismo. Toda mulher passa pela menopausa, geralmente entre 45 e 55 anos de idade. Os sintomas dessa fase natural da vida podem ser aliviados pela reposição hormonal. Mas por que fazer um tratamento se este é um fenômeno natural na vida da mulher?

Alguns sintomas da chegada da menopausa são incômodos demais e podem prejudicar a qualidade de vida de quem os sofre. Além disso, o estrógeno, hormônio responsável pelo ciclo menstrual, também influencia na densidade óssea, e a diminuição na sua produção, causada pela menopausa, pode desencadear em um quadro de osteoporose.

Sintomas da Menopausa

  • Ondas de calor;
  • Suor noturno;
  • Insônia;
  • Irregularidade no ciclo menstrual;
  • Instabilidade de humor;
  • Secura vaginal;
  • Queda de cabelo;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Perda de massa muscular.

Afinal, o que é a reposição hormonal feminina? Nada mais é do que a ingestão artificial dos hormônios estrógeno isoladamente ou somado à progesterona. Este tratamento pode ser feito com comprimidos, géis ou adesivos colados na pele. O grande benefício da reposição hormonal é o alívio de uma grande quantidade de sintomas desagradáveis, por isso que algumas mulheres, cuja menopausa não causa incômodos tão agressivos, nem procura um tratamento deste tipo.

Como conseguir reposição hormonal feminina?

Além de mulheres que estão entre 45 e 55 anos de idade e podem atingir a menopausa, algumas tem a menopausa precoce, antes dos 40 anos de idade, e outras podem ter algum problema que afete a produção hormonal, como a retirada dos ovários devido a um câncer. Sobretudo toda mulher que, através de exames, for diagnosticada com baixa produção de estrógeno e progesterona pode recorrer ao tratamento.

Mas é necessário que um médico endocrinologista e/ou ginecologista prescreva o medicamento e sua dosagem. Cada mulher tem níveis diferentes de hormônios, só um médico é capaz de analisar isso e entender qual a dose correta de qual remédio.

Você tem alguns dos sintomas citados e quer uma consulta médica para saber se precisa de reposição hormonal? Clique aqui e agende sua consulta.

Referências
  • Eurofarma
  • Pfizer

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?