A acupuntura estética é muito similar às outras, no entanto os objetivos desta envolvem resultados físicos na aparência do paciente. Este tratamento pode ser feito por muitos motivos diferentes, o profissional acupunturista é um médico formado e especializado nesta área. Outros especialistas podem orientar que alguém procure a acupuntura como um tratamento complementar a outros, sendo feita, normalmente, paralela a outros acompanhamentos.
Mas, para aqueles que estão em busca de benefícios estéticos, acontece muito de terem ouvido de amigos sobre a acupuntura e então vão atrás de conhecê-la melhor.
Tabela de conteúdos
Quem busca a acupuntura estética?
A acupuntura tem benefícios muito variados, mostrando-se um tratamento extremamente versátil, que provoca mudanças em muitos sistemas do organismo. No caso de alterações estéticas, pessoas que tem rugas, acne, flacidez na pele, celulite, estrias, queloide, melasma e olheiras costumam melhorar essas situações através da acupuntura.
A gordura localizada também é uma das questões para as quais indica-se a acupuntura estética. Mas o procedimento não é feito com a colocação arbitrária de agulhas, o acupunturista precisa, primeiro, avaliar a região do problema. Este tipo de terapia é, sobretudo, uma forma de autocuidado, aumentando o bem-estar geral daquele que o faz. Portanto, sentir-se bem aumenta as chances de melhora em muitas doenças. Então, como a acupuntura busca o equilíbrio do organismo, seu resultado é o aumento do bem-estar.
Então, indivíduos que são afetados por estes problemas precisam da orientação de um dermatologista, que pode indicar a acupuntura como pare da solução destes problemas. A grande vantagem da acupuntura é que este é um procedimento sem contraindicação, apenas indivíduos com problemas circulatórios de coagulação ou hemofílicos que não podem ser submetidos.
História da acupuntura
Aponta-se que esta técnica da medicina surgiu no século IV a. C. na China, como consequência da filosofia de quilíbrio do Yin e Yang. Então, alguns registros sobre este procedimento chegaram ao ocidente na Idade Média, trazidos nas expedições dos europeus pela Ásia.
Dentro da cultura chinesa estão crenças na busca de equilíbrio, este tipo de filosofia vai desde a relação entre ser humano e natureza até a culinária. Então, a medicina antiga chinesa também leva em conta a busca por balanceamento de energias, desta forma, os acupunturistas encontram no corpo humano alguns pontos onde a energia está acumulada, são nestes locais que se inserem as agulhas.
Infelizmente, assim como tantas outras práticas que tem sua origem fora da Europa, médicos entenderam a acupuntura como charlatanismo ineficiente por muito tempo. No Brasil, por exemplo, apesar de ter chegado em 1908, no ano de 1972 o Conselho Federal de Medicina apontou que esta não era considerada uma especialidade médica. Mas com o tempo, a opinião pública passou a validar a acupuntura e seus benefícios. Então, em 1985 o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais reconheceu a acupuntura como uma atividade especializada.
O Conselho Federal de Medicina não revogou aquela resolução de 73 até 2003, apesar de reconhecer a prática da acupuntura em 1995. Inclusive, até 2012 apenas uma faculdade tinha o registro de graduação em acupuntura no Ministério da Educação e Cultura. Sobretudo a Organização Mundial da Saúde reconhece a acupuntura como uma prática medicinal especializada.
Como funciona a técnica da acupuntura?
O procedimento da acupuntura implica na colocação de agulhas em pontos específicos do corpo humano. Os médicos consideram estes locais aqueles onde a energia se acumula, tendo cada um resultado específico no organismo. A imagem a seguir expõe um modelo do corpo humano marcado pelos meridianos que traçam os locais onde as aplicações da acupuntura devem ser feitas:
O acupunturista analisa o corpo do paciente e tem a precisão necessária para aplicar as agulhas nas áreas corretas que levem aos resultados esperados. Problemas na boca, gastrointestinais, respiratórios, oftalmológicos, ortopédicos e do sono são alguns dos quais a acupuntura consegue melhorar muitos sintomas.
Tipos de Acupuntura
- Acupuntura estética:
A acupuntura estética consegue resultados tão eficientes quanto o botox, no entanto é feita sem o uso da toxina, sendo um procedimento mais natural. Além disso demoram mais para aparecer, o que permite correções do paciente sobre o que ele quer mudar em seu rosto. Então, neste caso, o acupunturista coloca as agulhas no rosto, pescoço e cabeça. Este procedimento estético estimula a produção de colágeno, o que é muito benéfico para as questões estéticas.
- Acupuntura auricular:
Esta é uma das representações mais comuns da acupuntura, aplicam-se as agulhas ou sementes de mostarda nas orelhas do paciente. Alguns tem plena diminuição de dor nas costas já na primeira sessão. Também é a acupuntura auricular a responsável por melhoras em muitos quadros de ansiedade, estresse e depressão.
- Acupuntura para emagrecer:
Perder peso é um dos objetivos de grande parte da população, a acupuntura também pode ajudar nisso. Desde a medicina chinesa considera-se a obesidade um sinal de desequilíbrio no corpo humano, causador de problemas nos rins, baço, fígados, tireoide e alterações hormonais. A acupuntura então consegue acelerar o metabolismo e diminuir a sensação de fome, dependendo, é claro, do local de aplicação das agulhas.
- Eletroacupuntura:
Este procedimento implica na aplicação de agulhas que estão ligadas a eletrodos, dando pequenos choques em locais específicos do corpo. Tal procedimento auxilia na melhora de dores crônicas como a fibromialgia. Esta vertente é até um pouco mais complicada que as outras, o que reforça ainda mais a necessidade de ser feita em clínicas competentes.
Conclusão
Confundem a acupuntura com um procedimento inútil e supérfluo, quando, na verdade, é um ótimo tratamento complementar para muitos problemas graves. Mas, ainda assim, acredita-se que este seja um serviço de luxo, isso também não é verdade, serviços como o da Kompa Saúde oferecem consultas muito baratas com o acupunturista. Assim como atendimentos com os outros especialistas que se relacionam com os problemas que você pode estar querendo tratar.
Siga o passo a passo para tornar-se um assinante Kompa!
- Acesse kompa.com.br
- Faça uma avaliação de saúde gratuita
- Converse com a equipe e, se necessário, agende sua primeira consulta
- Escolha o melhor plano para você
- Agora que você assinou o plano agende consultas gratuitas com o médico de família!
Referências
- Canal Acupuntura
- Tua Saúde
- Wikipedia
Comentários