Antes de mais nada, uma informação acerca do Pilates. Sabia que só no Brasil estima-se que haja mais de 15 milhões de pessoas fazendo essa atividade. Vale destacar que desse número cerca de 80% são mulheres. Sendo assim, para aqueles que ainda não conehcem esse é o intuito do conteúdo é apresentar de forma ampla o Pilates.
Portanto, os benefícios que o Pilates traz, as melhores formas de praticá-lo, tudo isso terá nesse conteúdo. Sendo assim acompanhe o post do começo ao fim, assim toda e qualquer dúvida que surgir, pode ter a resposta nos tópicos seguintes.
Tabela de conteúdos
Como surgiu o Pilates?
Surgindo no ano de 1920, o Pilates aconteceu por conta de um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates. Em suma, a ideia das atividades gira em torno de uma conexão completa entre corpo e mente. Assim é possível ter uma qualidade de vida melhor, após uma série de exercícios de forma constante.
A título de curiosidade, nem sempre teve esse nome, de início, era conhecido como Contrologia. Isso por conta de se relacionar ao controle da mente sobre os outros membros do corpo. A saber, todo e qualquer exercício ligado ao Pilates, tem como principal função fortalecer a musculatura estabilizadora. Ou seja, assim é possível promover algumas mudanças no corpo como:
- Mobilidade nas articulações;
- Melhora na postura;
- Músculos mais saudáveis.
Portanto, agora que já conhece um pouco da base do Pilates, confira também algumas outras informações e curiosidades que giram em torno dessa prática que está a cada dia mais presente na vida de diversos brasileiros e pessoas no mundo todo.
Ajuda na 1ª Guerra Mundial
Em suma, Joseph Pilates vivia na Inglaterra durante a 1ª Guerra Mundial e atuou como enfermeiro por lá. Visando ajudar os soldados, ele começou a aplicar os métodos que usava em si para tonificar os músculos dos combates naquela ocasião.
Todos os movimentos trabalham o corpo todo
Mesmo que não seja o exercício de alta intensidade, os movimentos do Pilates são pensados para trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo. Dessa forma, um único movimento pode exigir uma força em um grande conjunto de membros do corpo humano.
Pilates por uma hora queima calorias do dia todo
Exatamente pelo fato de recrutar um grande número de músculos ao mesmo tempo se gasta mais calorias. Dessa forma, com esse gasto extra para recuperar a musculatura se queima uma quantidade significativa de calorias, que pode durar o dia todo.
Quais os benefícios que o Pilates proporciona?
Visando trazer um maior público a praticar o Pilates, confira em tópicos alguns dos principais benefícios que essa atividade pode proporcionar. Em suma, quando se fala no bem que esse exercício traz é algo que pode ajudar a convercer um grande número de pessoas.
- Densidade Óssea;
- Melhora postura;
- Reduz estresse;
- Alivia dores nas costas;
- Permite uma melhor disposição;
- Maior flexibilidade.
Densidade Óssea
Em suma, no pilates há exercícios que puxam os músculos que envolvem o osso. Sendo assim se cria uma tensão fortalecendo-o. Portanto é muito comum que melhore sua densidade já que é um tecido “dinâmico” como explica o site LiveStrong.
Melhora a postura
É normal que tenhámos maus hábitos já que passamos muito tempo sentados e de olho no celular. Portanto ao começar a praticar o Pilates ele pode ajudar a reverter os efeitos desses hábitos, criando uma melhor simetria muscular e gerando mais equilíbrio.
Reduz o estresse
Em vista de usar muito a parte da respiração no Pilates, quando se exercida essa movimentação respiratória seus níveis de estresse tendem a reduzir. Isso pelo fato de ser fator primordial para a execução da maior parte dos exercícios no Pilates.
Alivia de dores nas costas
Em uma pesquisa feita pela Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy um grupo de pessoas que se queixavam de dores nas costas. Ao apresentá-los ao Pilates, todos eles mostraram uma evolução significativa, ou seja é possível melhorar as dores lombares fazendo determinados movimentos.
Ajuda na disposição
Depois da prática do Pilates que ajudou na respiração e na circulação sanguínea, sua vitalidade aumenta. Dessa força a sensação de mais disposição e bem-estar acompanham essa melhora.
Maior flexibilidade
Caso tenha pouca flexibilidade para praticar pilates, fique tranquilo. Grande parte dos exercícios te ajudam a melhorar sua flexibilidade muscular, além disso você notará mais mobilidade em suas articulações.
Comece já a prática de pilates
Depois de te apresentar só as melhores coisas que o Pilates pode oferecer, está esperando o que para começar sua prátia? Fique sabendo que o quanto antes se iniciar, melhor e mais rápido você verá as mudanças significativas que ele trará para sua saúde.
Mas lembre-se antes de sair fazendo qualquer exercício, procure um médico para fazer alguns exames de aptidão física. Já que eles são essenciais para começar qualquer atividade. Quer achar um médico para isso? Basta acessar a Kompa Saúde e marcar uma consulta, ela pode ser até por Telemedicina.
Fontes:
- Go!Fit (13/01 às 13H);
- Blog Pilates (13/01 às 15H);
- Veja Abril (13/01 às 16H);
- Médis (13/01 às 17H).
Comentários