Pesquisar

Médico de varizes: como ser atendido

  • Compartilhar:
post-title

Você sabe o que são varizes e qual médico trata este problema?

O sistema circulatório é responsável pelo transporte do sangue através do corpo humano. Todas as células do organismo precisam ser nutridas pelo sangue para conseguirem os nutrientes necessários de cada função. Então, o coração bombeia o líquido para fazer com que ele se distribua por todos os órgãos, músculos etc.

Mas, o mesmo sangue que sai do coração, precisa voltar para se reabastecer do oxigênio e outros nutrientes, mantendo este ciclo de funcionamento. Os tubos por onde o sangue passa são chamados de vasos sanguíneos, e existem dois tipos destes, as veias e as artérias. A diferença entre uns e outros se dá em seu destino, aqueles que transportam o sangue do coração para qualquer parte do organismo são chamados de artérias, enquanto os vasos sanguíneos que o trazem de volta ao coração são as veias.

Levar em conta essas configurações do organismo é fundamental para se entender o que são, como acontecem e as consequências de uma série de problemas circulatórios. Algumas artérias são mais largas do que as outras, pois transportam mais sangue para ser distribuído entre vasos menores. Músculos como a panturrilha são fundamentais para que o fluido leva às pernas retorne ao coração. Até a forma como nos deitamos para dormir afeta nosso sistema circulatório.

O que são varizes? E quem é o médico de varizes?

As varizes são aquelas veias dilatadas e tortuosas, roxas, vermelhas ou até azuladas, visíveis na pele pois estão em uma camada superficial. Geralmente, este problema atinge os membros inferiores de pessoas mais velhas, e existe uma explicação para isso.

O sangue que desce para as pernas tem o auxílio da gravidade para chegar lá, mas o seu retorno exige a força de válvulas que o impulsionam de volta através das veias. Este bombeamento é com a abertura dessas válvulas quando o sangue é bombeado e seu fechamento no intervalo entre batidas do coração, para impedir que ele desça de novo pelos mesmos vasos.

Com o passar dos anos, todos os tecidos do nosso corpo envelhecem, e a parede de veias e artérias perde um pouco de sua elasticidade. Isto impede o fechamento completo dessas válvulas, fazendo com que o sangue retorne e se acumule em algumas áreas. Este acúmulo faz com que as veias dilatem e fiquem tortuosas, o que as deixa visíveis na pele.

Uma parte do incômodo com as varizes diz respeito às questões estéticas deste problema. Algumas pessoas não querem que sua pele tenha este tipo de marca, pois se sentem menos bonitas de tal forma. Mas, além disso, existem complicações de saúde causadas por este problema circulatório.

O médico de varizes é chamado de cirurgião vascular, e, apesar do nome, não é responsável apenas por procedimentos cirúrgicos. Seu trabalho engloba o atendimento das questões relacionadas ao sistema circulatório, e muitos problemas de tal funcionamento são solucionados com remédios ou exercícios, sem a necessidade de cirurgias.

Sintomas e complicações das varizes

O principal sintoma é o aparecimento das veias na pele. O que também representa grande parte do incômodo estético que os pacientes tem com as varizes. Mas existem outros fatores que são ao mesmo tempo sintomas e complicações desde acúmulo de sangue em certas regiões.

É possível que alguém com varizes sinta queimação no pé e na planta dos pés, além do inchaço nestes membros inferiores. Como este é um problema circulatório, o cansaço nas pernas, e até câimbras, podem se manifestar, e sinalizam para a necessidade de um acompanhamento especializado.

Uma coceira pode aparecer nas áreas da pele onde estão as varizes. Este problema, quando não tratado, pode evoluir para eczemas e até para uma dermatite. Uma complicação grave desta doença é a trombose, mas que pode ser evitada se as varizes forem tratadas. Flebites são inflamações de algumas veias, e a varicoflebite é a inflamação de veias que compõe varizes.

Até uma hemorragia pode ocorrer, devido a finura das paredes de varizes, que se rompem facilmente. Caso isso, infelizmente ocorra, pode-se perder quantidades elevadas de sangue. Então, é bom reforçar que, apesar de serem geralmente vistas como incômodos estéticos, as varizes tem até complicações para a saúde do paciente.

Tratamento com o médico de varizes

O que o médico de varizes reforça é que, antes mesmo de pensar em tratamento, existem medidas preventivas contra este problema. A obesidade configura-se no excesso de peso corporal, o que dificulta o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração. O tabagismo e o sedentarismo também aumentam as chances de desenvolver varizes. Manter os músculos das pernas funcionando e fortalecidos ajuda no bombeamento do sangue, mais uma razão para praticar atividade física sempre.

Mas para quem já tem varizes existem alguns tratamentos possíveis. Existem as cirurgias de varizes, que removem estes trechos de veias, sem prejuízo para a circulação como um todo. Tal procedimento depende de um cirurgião vascular, por exemplo.

Esta com sintomas de varizes? Clique aqui e agende uma consulta com o médico de varizes.

Outro tratamento chama-se escleroterapia química, cujo processo é a injeção de químicos nos vasos afetados. Estes compostos causam a expulsam do sangue destas veias para as que funcionam adequadamente, entupindo as varizes, fazendo com que elas deixem de prejudicar o retorno do sangue.

Referências

  • Portal Cirurgia Vascular
  • Biblioteca Virtual em Saúde

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?