Pesquisar

Como medir a frequência cardíaca

  • Compartilhar:
post-title

A medição da frequência cardíaca é a melhor forma de ter certeza sobre qual ritmo seu coração está pulsando. Após a prática de atividade física ou após um grande fator estressante as pulsações do seu coração podem ficar alteradas de forma esperada, ou de maneira preocupante.

Outro momento importante é fazer essa medição antes de iniciar a prática de exercícios mais intensos ou frequentes. Geralmente, essa medição faz parte das checagens de um cardiologista antes de liberar seu paciente para determinadas práticas.

Se você quer fazer um teste de medição da frequência cardíaca sem ajuda de um profissional. A checagem pelo profissional de saúde é mais assertiva, mas vamos te mostrar duas formas alternativas, porém não substitutivas. Quer fazer o teste agora? É simples.

Leia também: Como medir a pressão arterial?

Medir os batimentos cardíacos pela pulsação

Essa forma de medição pode ser sentida tanto no pulso quanto no pescoço. Ela é indicada quando não há um monitor cardíaco por perto. É bem prático. Vamos para o passo a passo:

  • Coloque o dedo indicador e o médio sobre o pulso e se quiser medir através do pescoço, coloque estes dedos na parte lateral, próximo da veia carótida.
  • Conte até 10 segundos e multiplique os batimentos por 6.
  • O resultado serão os batimentos cardíacos por minuto.

Que tal fazer o teste agora?

Medição com monitor cardíaco portátil

Já viu alguns esportistas usando um relógio que fica acesso durante a prática dos exercícios? Este é o monitor cardíaco portátil.

Muito útil, este modelo de medidor já é encontrado de diversas marcas e modelos. Os preços também são variados conforme as funções disponíveis. Para auxiliar os praticantes de corrida, muitos ainda possuem GPS acoplado facilitando a localização e mapeamento do percurso.

Medir o tempo na mesma frequência, calorias gastas durante os exercícios e medição de passos diários também são funções encontradas nestes monitores.

Leia também: Alimentação para pressão alta.

Frequência cardíaca em repouso

A medição da frequência cardíaca em repouso pode responder muita coisa sobre sua saúde.

Em repouso os batimentos costumam variar entre 60 e 100 batimentos por minuto. Quando esses batimentos estão acima disso, pode estar relacionado com uma taquicardia e quando abaixo de 60 bpm, pode ser uma braquicardia.

Taquicardia

A taquicardia é considerada uma arritmia. Isso significa que há uma alteração no ritmo que o coração está pulsando. Essa condição pode afetar vários órgãos e quando mais severa pode evoluir para uma fibrilação.

Braquicardia

Quando o coração bate lentamente há risco do oxigênio levado através do sangue não oferecer a quantidade suficiente para as atividades da pessoa, assim como não conseguir realizar atividades físicas.

Quer saber mais sobre a condição do seu coração, frequência cardíaca e quanto a Kompa pode te acompanhar nessa jornada? Baixe nosso app.

Leia também: O que é hipertensão?

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?