Pesquisar

Esclerose múltipla: teste seus sintomas

  • Compartilhar:
post-title

Você sabe o que é a doença Esclerose Múltipla (EM)? Apesar de ser uma doença pouco conhecida, ela infelizmente tem umas das mais sérias consequências, a degradação do Sistema Nervoso Central. A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), descreve a Esclerose como “doença neurológica, crônica e autoimune”, ou seja, por ser uma doença autoimune, as células do corpo atacam o próprio organismo, provocando principalmente danos medulares e cerebrais. Estima-se que no Brasil existem cerca de 40 mil pessoas com a doença.

O que é a Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença silenciosa, que, normalmente, tem seus primeiros sintomas aparecendo entre 20 e 30 anos. Esses sinais iniciais normalmente estão relacionados a dificuldades sensitivas e motoras. Outros sintomas comuns são: fadiga, fraqueza muscular, dores articulares, disfunção da bexiga e intestinal e alterações fonoaudiólogas, principalmente com dificuldades de fala.

Ela é caracterizada por crises, ou surtos que são consequências da desmielinização. O caso de cada surto é variável, com diferentes sintomas e para um surto ser considerado “novo” precisa passar mais de 30 dias. A recuperação de cada crise também é diferente, mudando o tempo e suas consequências. Pode ter ou não sequelas, ou seja, as bainhas de mielina podem ou não se recuperar efetivamente.

É importante ressaltar que a Esclerose não é transmissível e não é passível de prevenção. Os tratamentos são feitos com normalmente com pulsoterapia, fisioterapia e remédios, normalmente corticoides.

Causas da EM

A causa da Esclerose Múltipla está diretamente ligada a uma agressão nas bainhas de mielina, parte que envolve os axônios do neurônio. O nosso sistema imune começa agredir as bainhas de mielina, fazendo com que elas inflamem e prejudicam o funcionamento do Sistema Nervoso Central.

Por outro lado, segundo o Albert Einstein, existem estudos que veem uma ligação direta entre a Esclerose Múltipla e uma predisposição genética. Ou seja, alguns genes que estão diretamente ligados ao sistema imunológico. Somado a isso, existe uma combinação com fatores ambientais como:

  • vírus de Epstein-Barr;
  • exposição ao tabagismo;
  • obesidade;
  • exposição a solventes orgânicos;
  • exposição ao sol e baixos níveis de vitamina de D por tempo prolongado.

Consequências da Esclerose

Com o sistema nervoso central prejudicado, os impulsos elétricos não conseguem fluir de maneira correta do sistema nervoso para o corpo e vice-versa, as funções organizadas pelo cérebro, medula espinhal e cerebelo não ocorrem corretamente. Portanto, toda essa integração começa a ser prejudicada. Logo, os primeiros sintomas começam a aparecer, sensibilidade no corpo, redução de mobilidade e locomoção e descontrole de bexiga e sistema digestivo.

Após cerca de 10 anos de desenvolvimento da doença, algumas pessoas avançam para uma fase mais preocupante da doença. Onde os surtos dificilmente se recuperam totalmente, ou seja, ficam e acumulam sequelas. Elas tem mais dificuldades visuais e musculares, levando a necessidade de auxílios de objetos ou terceiros no cotidiano.

Leia mais

Sintomas da Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla os principais sinais iniciais normalmente estão relacionados a dificuldades sensitivas e motoras. Outros sintomas comuns são:

  • Fadiga;
  • Fraqueza muscular;
  • Dores articulares;
  • Disfunção da bexiga;
  • Disfunção intestinal;
  • Dificuldades fonoaudiólogas (principalmente na fala)

Se você está sentindo alguns desses sintomas, é importante consultar um médico. Por ser uma doença que avança aos poucos, ao sentir o menor dos sintomas é válido agendar consultas. A Kompa conta com o aplicativo de saúde inteligente, onde uma equipe está disponível 24 horas, onde você pode relatar suas queixas. E te encaminharemos para o melhor decorrer possível para lidar com a doença.

Diagnóstico da Esclerose

Para realizar o diagnóstico da doença, é necessário realizar alguns exames como: exame neurológico e exame físico. Onde serão analisadas imagens do cérebro, para ver a constituição dos axônios e as bainhas de mielinas. Além de testar funções neurológicas como sensibilidade, coordenação, força, agilidade entre outras funções físicas do corpo. O principal exame a se realizar é o Ressonância Magnética de crânio e medula espinha. Na ressonância as lesões causadas são mais aparentes e pode tirar uma conclusão mais acertiva.

Além disso, é necessário fazer outros exames como de sangue e punção lombar, onde se analisa o líquido cérebro-espinhal. Isso deve ser feito para que o diagnóstico seja mais correto, e não se confunda com a esclerose múltipla com outras doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central.

Conclusão:

Em suma, a esclerose múltipla é uma doença silenciosa que acomete poucas pessoas, porém é muito grave. É muito importante estar atento a todos os sinais e sintomas citados no texto. Conversar com os familiares para saber se existem históricos da doença na família. Falar com médicos para realizar exames e diagnosticar se existe a possibilidade de ter a esclerose. Qualquer queixa, a Kompa também conta com seu aplicativo de saúde inteligente, onde a nossa equipe de saúde está disponível para realizar um primeiro entendimento sobre seus problemas. Depois, te ajudaremos a resolver seu problema da maneira mais eficiente possível.

Fonte:

  • Albert Einstein – Acesso em: 20/06/2022 às 15:00
  • Drauzio Varella – Acesso em: 20/06/2022 às 16:00
  • Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) – Acesso em: 20/06/2022 às 17:00
  • G1 Globo – Saúde – Acesso em: 20/06/2022 às 14:30

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?