A Doença de Graves é a causa principal de Hipertireoidismo, onde a glândula tireoide produz mais hormônios do que o necessário. A glândula tireoide produz T3, T4 e outros, sendo os responsáveis por regular o metabolismo do corpo.
A saber, a Doença de Graves é uma doença autoimune da tireoide, que surge de alguns sintomas como:
- Perda de peso;
- Nervosismo;
- Palpitações;
- Olhos salientes.
Navegue pelo post
O que é a Doença de Graves?
Em suma, hormônios como T3, T4 e suas variações são produzidas pelas glândulas da tireoide e devem ter quantidades adequadas no organismo. Assim é possível manter o equilíbrio na sua saúde.
Porém, quando o paciente desenvolve a Doença de Graves,acontece que afeta a produção hormonal. Sendo assim, o indivíduo sofre diversos sintomas.
Vale destacar que é autoimune, ou seja, o organismo produz anticorpos que ativam a célula tireoidiana. Assim, produção maior de hormônios. Em suma, o anticorpo ativado é o “TRAB”.
Até o momento, não se sabe o motivo que leva uma pessoa a começar produzir esse anti-corpo.
A tireoide recebe diversos estímulos da hipófise (glândula mestra) através do TSH (hormônio estimulante da tireoide) para realizar todas as suas funções.
Nos casos de doenças de graves, o anticorpo faz às vezes do TSH, alterando a produção hormonal.
Quais os sintomas?
Pensando em ajudar a entender melhor sobre a Doença de Graves, conheça uma série de sintomas. Vale destacar que essa doença, é um tipo de Hipertireoidismo, e é a causa mais comum para o mau funcionamento da glândula tireoide:
- Aumento da apetite;
- Problema de concentração;
- Fadiga;
- Insônia;
- Tremores;
- Nervosismo;
- Agitação.
Vale destacar, que há outro sintoma mais grave quando se trata da Doença de Graves. Chamado de Exoftalmia. Em suma, consiste em um problema onde os olhos do paciente ficam saltados. A saber, essa condição é por conta da reação dos anti-corpos que atacam a gordura que envolve os olhos.
Como Diagnosticar a Doença de Graves?
Pensando em alguma formas de diagnosticar a doença, os pacientes recorrem a algum desses métodos:
- Histórico Médico
- Exame Físico;
- Exame de sangue;
- Ultrassom;
- Exame de Imagem.
Dessa forma, são esses os exames que o paciente deve buscar visando saber se está com problemas em relação a sua tireoide. A saber, para descobrir como cada um pode ajudar, confira abaixo uma breve explicação sobre cada um.
Histórico Médico e Exame físico
Em suma, histórico médico deve ser levantado com todos os detalhes possíveis, e o exame físico deve ser minucioso, observando o pulso, pressão arterial, olhos, tireoide, pele, sistema neurológico, palpação do abdome, entre outros.
Exame de sangue
Neste caso, o profissional irá solicitar exames de sangue, dessa forma é possível saber os níveis de hormônio estimulante da tireoide. A saber, pessoas com doença grave possuem menos quantidade de TSH no sangue, e níveis maiores de hormônios da tireoide. Os anticorpos envolvidos na doença também podem ser doados em laboratório.
Ultrassom
Para quem usar o Ultrassom, saiba que funciona da seguinte forma: usa-se ondas sonoras da alta frequência para produzir imagens das estruturas internas do corpo. A saber, esse exame poderá mostrar se a tireoide está maior que o normal, e avaliar a presença de nódulos e fluxo sanguíneo na tireoide.
Exame de Imagem
Se por algum motivo, o exame não esteja 100% nítido, o médico poderá pedir mais alguns procedimentos. A saber, ainda de imagem como, por exemplo:
- Tomografia;
- Radiografia.
Além disso, é possível realizar a ressonância magnética, que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens transversais ou em 3D, também pode ser utilizada como forma de diagnóstico.
Como tratar a Doença de Graves
Há diversas formas de tratar, em suma giram em torno de equilibrar a produção hormonal da tireoide, assim como a redução dos sintomas causados pelo hipertireoidismo.
A saber, é possível tratar usando um remédio chamado de anti-tireoideanas. . Elas vão atuar reduzindo a produção do hormônio pela glândula tireoide, e na redução de sua conversão para formas ativas do organismo.
Além disso, talvez haja necessidade de usar corticoides e betabloqueados, para reduzir os efeitos dos hormônios tireoideanos em músculos e no coração.
Porém, o tratamento é recomendado pelo médico que realiza o diagnóstico da doença de graves. Então, o primeiro passo é marcar uma consulta, seja online ou presencial e ao acessar a Kompa Saúde, é possível agendar ambas, seja pelo app ou através do site.
Fontes:
- Tua Saúde – Acessado em (13/09 às 13H): Doença de Graves;
- Minha Vida Saúde – Acessado em (13/09 às 14H): Sintomas e causas;
- Arthur Vicentini – Acessado (13/09 às 15H30): Como tratar?
Comentários