Para conhecer, os distúrbios mentais incluem uma série de fatores. Dentre eles estão: Pensamento, emoção ou comportamento. Em suma, tais mudanças são comuns na vida, no entanto, é considerado um distúrbio quando começa a atrapalhar em seu convívio.
A saber, um distúrbio (ou transtorno) é uma anormalidade. Com isso, mostra que uma parte do corpo não está em seu melhor funcionamento. Em suma, isso afeta:
- Pensamento;
- Sentimento;
- Sensações;
- Percepção;
- Relacionamento (em geral).
Agora que já sabemos o que afeta um distúrbio mental, conheça os que mais afetam a população como um todo, uma vez que é possível que algum próximo seu possa sofrer com algum dos citados abaixo.
Índice
O que provoca os distúrbios mentais?
A causa dos distúrbios gira em torno de uma série de fatores, portanto, é importante sempre uma atenção às causas, conheça uma lista dos principais que podem estar ligados à no processo.
- Genética;
- Ambientais (seja cultural ou social);
- Biológicos;
- Psicológico.
A saber, há alguns especialistas teorizam que é possível haver um problema no controle dos mensageiros químicos. Isso pode contribuir para os distúrbios mentais. É possível que através de alguns exames cerebrais, se mostram alterações no cérebro em pessoas com os distúrbios mentais. Agora, conheça 10 dos transtornos mentais, seus sintomas e possíveis tratamentos.
Fobia Específica
Em suma, neste caso é definido como medo e/ou aversão involuntária. A saber, a pessoa que sofre é uma sensação de pavor e pânico de algum objeto ou situação. Portanto isso prejudica, tanto a condição física, quanto o psicológico.
Por fim, é importante saber quais são as fobia conhecidas até o momento. A saber, existem 5 tipos: animais, eventos naturais, injeção, sangue ou situacionais. Mas vale lembrar que há ainda outros tipos de fobias.
Sintomas do Distúrbio mental
Na questão dos sintomas, em relação às fobias existem dois tipos: Físicos e emocionais. Dessa forma, é importante dividir da melhor forma, a fim de ficar mais clara a explicação de cada.
Físicos
- Coração acelerado;
- Dificuldade de respirar;
- Muito suor;
- Náuseas;
- Dor no peito;
- Boca seca;
- Tremores.
Emocionais
- Ansiedade;
- Medo;
- Imponência;
- Receio de perder o controle.
Tratamento
Para tratar, esse distúrbio mental ou qualquer outro, uma opção é uma terapia ou psicoterapia. Dessa forma é possível trabalhar com uma técnica com o nome de “exposição e prevenção de respostas”. No entanto, em casos mais extremos ainda é possível usar remédios.
Fobia Social
Em suma, mesmo que seja uma fobia, é importante colocar em outra categoria, uma vez que seus sintomas são diferentes de uma fobia específica, mesmo que sejam distúrbios mentais.
A saber, um dado divulgado pela CBP (Congresso Brasileiro de Psiquiatria) em 2017, apontou que cerca de 13% da população brasileira possua tal distúrbio mental. Vale destacar que é uma experiência comum em uma grande porcentagem das pessoas.
Sintomas do Distúrbio mental
Semelhante à Fobia específica, é ideal dividir os sintomas em: Emocionais e Físicos, já que eles atuam de forma semelhante, porém em conjunto quando a pessoa se encontra em um momento delicado.
Físicos
- Gagueira;
- Diarreia;
- Tremores;
- Náusea;
- Transpiração imoderada.
Emocionais
- Angústia;
- Ansiedade;
- Medo de falar algo errado;
- Fuga das situações;
- Muita preocupação.
Tratamento
Semelhante à Fobia, a consulta com psicólogo é uma forma, no entanto o uso de medicamentos é uma opção viável. A saber, neste caso os antidepressivos são os mais usados para os casos. A saber, antes da procura pelos remédios, a consulta se faz necessária.
Está buscando um psicólogo para ajudar nestas questões de transtornos mentais? Acesse aqui e fale com um profissional da Kompa.
TAG
Em suma, também chamado de Transtorno de Ansiedade Generalizada, é marcado por traços diferentes de uma ansiedade comum. Uma vez que gira em torno de uma grande e rotineira preocupação com situações normais do dia a dia.
Mesmo que não haja motivo aparente, pode muitas vezes tornar-se assustadora, podendo interferir em muitas de suas relações e atividades diárias. A saber, ela pode ocorrer de duas formas: Em picos (também conhecido como ataque de pânico) ou até mesmo de forma regular (sendo o caso mais comum). Vale ressaltar, que no Brasil esse distúrbio mental afeta 9,3% da população, enquanto no mundo todo, esse número chega à 4%.
Sintomas
Este é o último distúrbio mental que terá uma divisão dos sintomas em “Físicos” e “Emocionais”, uma vez que os próximos estão relacionados à outros fatores que não há necessidade dessa divisão.
Físicos
- Falta de sono;
- Dificuldade de concentração;
- Tensão muscular;
- Diarreias repetidas vezes;
- Formigamento;
- Suor nas mãos;
- Dores na barriga;
- Tremores;
- Alto batimento cardíaco.
Emocionais
- Fadiga;
- Exaustão;
- Momentos de irritação.
Transtorno Bipolar
Em suma é marcado por mudanças súbitas no humor, já que em um momento está com o pico de felicidade no outro um estado profundo de depressão. A saber, para se enquadrar neste distúrbio mental, é muito importante passar por uma série de de diagnósticos. Vale lembrar que há momentos de estados mistos, ou seja, há uma alternância entre a euforia e tristeza.
Sintomas
No caso desse distúrbio mental, seus sintomas estão enquadrados em duas fases, sendo eles: Fase Maníaca e Fase Depressiva. A saber, cada uma dessas fases, podem durar dias ou até mesmo meses.
Fase Maníaca
- Hiperatividade;
- Baixa capacidade de Discernimento;
- Altos gastos;
- Compulsão alimentar.
Fase Depressiva
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
- Falta de energia;
- Baixa autoestima;
- Pensamento suicida;
- Desânimo;
- Tristeza;
- Fadiga.
Tratamento
A saber, é muito importante a consulta com um médico, já que nestes casos há chances de suicídio. Dessa forma, a procura por um psicólogo se faz mais que necessária. Em suma, o médico pode receitar alguns remédios como: Antidepressivos ou anticonvulsivantes. Por fim, se precisar de uma ajuda em relação ao suicídio, ligue para o CVV (Centro de Valorização à Vida), já que eles estão 24h dispostos a ajudar. A saber, basta discar 188 em seu telefone.
Distúrbios mentais: Conclusão
Por fim, o mais importante é cuidar de sua saúde. Dessa forma um médico como psicólogo um psiquiatra podem fazer a diferença. A saber, a Kompa possui uma rede credenciada capaz de atender sua necessidade.
Ficou interessado, acesse a Kompa e assine já o Plano Individual, uma vez que o valor do plano está à partir de R$39,92 (Anual). Para isso entre neste link e faça sua assinatura. Não deixe de cuidar de sua saúde mental.
Comentários