Pesquisar

Corrida: quem pode praticar

  • Compartilhar:
post-title

Você quer começar na corrida mas não sabe se está preparado?

Um dos hábitos que traz mais benefícios para qualquer ser humano é o exercício físico. Muitos começam ainda na infância e continuam até a idade e o corpo dificultarem essa prática. Mas, mesmo os idosos, devem praticar atividades físicas para manterem sua saúde em dia.

Muitas pessoas encontram nos esportes, como corrida, lutas, natação, vôlei, tênis e futebol, uma fonte de prazer. Quando se exercitar se torna algo que você gosta de fazer e não uma obrigação fica muito mais fácil manter-se praticando. O mais importante é manter a constância nas atividades físicas, não adianta fazer um mês de alguma prática e depois esquecê-la por outros seis meses.

Em qualquer prática existe uma evolução conforme o tempo que você investe nesta. No caso da corrida, você irá começar, provavelmente, em distâncias menores, correndo por menos tempo, caminhando em alguns trechos para recuperar o folego.

Posso praticar corrida?

Qualquer pessoa pode praticar corrida, desde que respeite seus próprios limites e orientações profissionais. Antes de começar na prática de qualquer atividade física é importante realizar uma avaliação física com os médicos adequados. Esse procedimento servirá para identificar eventuais problemas físicos ou cardíacos. Existem casos de pessoas que não podem praticar atividades físicas de intensidade devido à problemas que já tem previamente.

Se você foi liberado pelos médicos é muito possível que você esteja pronto para começar. Por mais que seja possível correr com qualquer calçado, ou até sem eles, é muito contraindicado que você corra sem um tênis de corrida. Existem opções mais baratas e acessíveis de calçados adequados no mercado, apesar daqueles mais caros serem mais conhecidos. O importante é que seu tênis tenha um bom amortecimento.

Querendo ou não a corrida impõe um impacto atrás do outro em nossos joelhos, e a função do tênis é aliviar esta pressão. Se você começar as suas corridas e sentir dores que não sentia antes, é importante consultar um ortopedista ou um fisioterapeuta. É claro que dores musculares são normais depois de praticar qualquer atividade física intensa, mas se forem muito fortes ou atingirem as articulações é o sinal de que se deve investigar seu caso.

Benefícios da corrida

No geral, as atividades físicas trazem muitos benefícios à saúde. Aqueles da corrida, especificamente, são a redução da gordura corporal, melhora do nível de colesterol, aumento da capacidade cardiorrespiratória, redução do risco de infarto, aumento de massa muscular, redução da variação de pressão arterial em repouso, melhora do funcionamento do rim, melhora na qualidade do sono, previne a osteoporose, aumenta a eficiência do metabolismo, diminui o estresse e alivia sentimentos depressivos.

Essa lista de benefícios é atingida por aqueles que se mantém constantemente na prática da corrida. Se você está começando na corrida sem condicionamento físico nenhum, será necessário começar bem devagar para não ultrapassar seus limites. Dito isso, uma duração que deve-se almejar depois de atingir um condicionamento físico adequado é de 30 a 45 minutos de corrida, de 3 a 4 vezes por semana.

Também é fundamental lembrar de se alongar antes e depois de praticar a corrida. Mesmo com um preparo físico muito avançado é muito perigoso praticar qualquer atividade física sem se alongar e aquecer. A corrida é uma atividade física intensa, que faz o praticante suar muito, por isso é muito importante utilizar roupas leves e, caso for correr no sol, claras.

Sobre a alimentação, é muito importante consumir alimentos com baixo índice glicêmico, estes são absorvidos lentamente pelo corpo, isso evita a queda de glicose no sangue durante a corrida. Aveia, arroz integral, milho, farelo de aveia, quinoa, leite, iogurte natural, manteiga e queijos são exemplos de boas opções do que se comer antes da corrida. Além disso, frutas proporcionam a sensação de saciedade por um bom tempo, impedindo que a pessoa sinta fome durante a atividade.

Começando a correr

É importante que, antes de começar a correr, se procure um profissional da educação física para te orientar adequadamente. Esse profissional saberá te orientar para atingir os objetivos que você procura. Algumas pessoas entram na corrida para emagrecer, outras para manter o condicionamento físico e algumas querem competir em provas de 5, 10, 15, 20 ou mais quilômetros.

O seu treinador entenderá sua condição física atual e saberá como você deve começar a correr para não ultrapassar seus limites e evoluir gradualmente, de forma saudável, com o menor risco possível de lesões. Se hidratar também é fundamental, repondo os líquidos perdidos durante a transpiração.

Algumas pessoas também ficam na dúvida quanto as diferenças que se tem entre correr na esteira ou na rua. Não existem tantas diferenças no resultado para sua saúde e desenvolvimento, mas praticar na rua gasta mais calorias pois o terreno instável exige mais de você. Por outro lado, a instabilidade do terreno aumenta o risco de lesões, por isso deve-se manter a atenção à todo momento ao correr na rua.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?