Pesquisar

Conhece a Síndrome de Tourette? Veja os sintomas

  • Compartilhar:
post-title

Nos últimos anos, ficou conhecida no mundo uma síndrome por conta da famosa cantora Billie Ellish. A conhecida como Síndrome de Tourette é uma doença que traz a tona nas pessoas, atos ou impulsos involuntários. Pensando assim, o objetivo do conteúdo é mostrar como funciona e mais sobre como é a forma de ajudar os indivíduos.

O que é a Síndrome de Tourette?

Em suma, de forma mais resumida, é marcada por tiques motores ou vocais. Eles ocorrem em intensidades ou frequência variadas. A saber, na sua grande maioria, os pacientes passam por situações constrangedoras por conta do tique.

Vale destacar que os tiques acabam variando no decorrer da semana ou mês. Na sua grande maioria, em momentos de estresse é normal que há uma maior onda de frequência. Além disso, ela não depende de problemas emocionais. Outro ponto é que em alguns casos tem relação com:

  • TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo);
  • TDAH (Transtorno de Atenção com Hiperatividade).

Leia mais → Entenda a relação entre saúde física e saúde mental

Como diagnosticar?

A Tourette Association of America, apontou que ainda não existem testes para confirmar o diagnóstico dos movimentos involuntários. No entanto, é possível fazer outros exames, a fim de descartar outras condições clínicas.

Quando há uma suposição que o paciente sofra de Tourette, é preciso que ele tenha ao menos: 2 movimentos involuntários e um tique vocal. Claro que não ao mesmo tempo. Outro ponto é que ele deve ter esses tique há pelo menos 1 ano, diminuindo ou aumentando a frequência. Por fim, os movimentos involuntários devem surgir antes dos 18 anos.

Vale lembrar que as causas da Síndrome de Tourette ainda são desconhecidas. Dessa forma, os casos podem surgir em mais de um membro da família, indicando assim que há chances de fatores genéticos.

Sintomas da Síndrome de Tourette

Pensando em ajudar mais pessoas, veja abaixo uma lista de sintomas. Vamos apresentar tanto tiques motores, quando tiques vocais:

Tiques motores

  • Chutes;
  • Bater no peito;
  • Fazer careta;
  • Tocar no nariz;
  • Encolher os ombros;
  • Sacudir o pescoço;

Tiques vocais

  • Cuspir;
  • Soluçar;
  • Xingar;
  • Cacarejar;
  • Repetir frases ou palavras.

Em suma, existem mais tiques do que os apresentados acima. No entanto, para um primeiro contato com a doença, esses movimentos já são alguns dos mais recorrentes. Dito isso, se você conhece alguém que apresente esses sintomas, ou até mesmo você procure um médico.

O que mais preciso saber sobre a Síndrome de Tourette?

Pensando em aprofundar o post na questão da síndrome, veja mais alguns pontos importantes que devem ter atenção, para não confundir a síndrome de tourette com qualquer outra coisa.

É algo muito comum na população

Por muitas pessoas apresentarem sintomas leves ou moderados, é pouco explorada por toda a população. No entanto, 1 em cada 360 crianças são diagnosticadas com essa doença

Não tem cura

Mesmo que seja uma síndrome que não há cura, existem várias formas tratamento. Em suma, eles irão diminuir a frequência dos tiques e melhoram a qualidade de vida. Vale destacar que é na infância e adolescência que a doença tem seu período mais severo.

Como foi descoberta?

A Síndrome de Tourette teve seu 1º caso em 1825, com a marquesa de Dampièrre. A mulher em questão fazia parte da nobreza francesa e com seus 26 manifestou os tiques motores e vocais. Isso levou ela à se afastar da sociedade e viver reclusa.

Como tratar?

Existem estudos que mostram que é há uma terapia comportamental, conhecida como tratamento para a reversão de hábitos. Vale destacar que sua eficácia varia de caso a caso.

Há também medicamentos que podem ajudar nesse tratamento, eles mostram uma redução da intensidade dos tiques. Uma opção não muito usada, mas que se tornou possível é usar Botox, mas só quando os tiques são localizados.

Conclusão

Por fim, agora que já sabe muito mais sobre a Síndrome de Tourette, compartilhe esse post para o máximo de pessoas, só assim é possível levar informação sobre uma síndrome tão comum quanto essa. Não deixe de passar adiante a informação coletada aqui.

Se por um acaso busque também uma forma de tratamento, na Kompa Saúde é possível agendar uma consulta com Neurologista, seja presencial ou por Telemedicina. Além disso, no app você consegue fazer uma triagem gratuita e identificar qualquer problema de saúde que esteja. Para isso baixe já o app de forma gratuita!

Fontes:

  • Rede D’Or (Síndrome de Tourette) – Acessado em 26/06 às 13H;
  • Drauzio Varella – Acessado em 27/06 às 15H;
  • CNN Brasil – Acessado em 27/06 às 16H.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?