A cirurgia de fimose, ou postectomia, retira o excesso de pele do prepúcio quando este prejudica as funções do pênis e a limpeza adequada do órgão. Esta operação é feita, majoritariamente, entre meninos de 7 e 10 anos, mas adolescentes e adultos também podem apresentar quadros de fimose. A recuperação desta cirurgia é muito menos dolorosa entre meninos que ainda não atingiram a puberdade.
A fimose se dá naquele prepúcio que não pode ser retraído, o que, além de prejudicar a reprodução, impede a limpeza adequada da glande. A falta de higiene pode causar muitas infecções diferentes por vírus, bactérias e fungos, que desencadeiam até em câncer no pênis.
Tabela de conteúdos
Tipos e causas da fimose
A fimose, sobretudo, pode atingir qualquer menino, sem nenhuma causa evitável, podendo ser identificada muito cedo pelo pediatra. Mas também acontece desta doença se desenvolver em um pênis que sofreu repetidas infecções, inflamações ou lesões em sua glande. Mais uma vez a falta de higiene local pode causar este problema, reforçando ainda mais a necessidade de tal cuidado.
Fimose primária ou fisiológica
Este é o tipo mais comum de fimose, e é aquela que atinge naturalmente alguns meninos. As camadas internas de prepúcio e glande desenvolvem uma aderência que é normal, mas impede a retração completa do prepúcio. Este problema pode ser tratado através da cirurgia ou até do uso de pomadas com corticoides, que amolecem a pele e facilitam sua movimentação.
Fimose secundária ou patológica
Se o primeiro tipo é aquele que atinge as crianças, este é aquele que pode se desenvolver em qualquer fase da vida. A falta de limpeza, principalmente é o que causa tal doença. O acúmulo de sujeira, suor, bactérias, fungos e outros microrganismos na região causa uma infecção chamada de balanopostite. Tal doença pode desencadear num quadro de fimose, que exige o tratamento correto.
Doenças como eczema, psoríase e líquen plano deixam a pele do pênis irregular, causando coceira, irritação e podem levar ao quadro de fimose.
Fimose feminina
Sim, a fimose também pode acometer as meninas e mulheres. Poucas pessoas sabem, mas quando cria-se uma aderência entre os pequenos lábios vaginais, bloqueando a abertura da vagina, chama-se este quadro de fimose feminina. Assim como a fimose fisiológica dos meninos, é possível que esta se resolva naturalmente com o tempo. Caso não haja a melhora natural, o ginecologista e o pediatra devem orientar o tratamento correto.
Tratamento da fimose
O tratamento da fimose deve ser orientado pelo pediatra entre as crianças, e pelo urologista entre os adultos. Nos casos infantis pode ser que o problema se resolva naturalmente com o tempo e o desenvolvimento do menino. Mas, se o garoto passar dos 5 anos de idade e a fimose persistir, é necessário consultar o médico para começar o tratamento.
O uso tópico de pomadas com corticoides, aliado a exercícios de retração do prepúcio, pode resolver o problema. Mas, caso não seja suficiente, a cirurgia de fimose será necessária, lembrando que apenas pediatra e urologista podem confirmar tal diagnóstico.
No caso dos adultos, pode ser que o urologista indique o tratamento com pomadas antibacterianas ou antifúngicas. Então, para escolher qual medicamento, é necessária a realização de exames que identifiquem qual o microrganismo causador do problema.
Como é a cirurgia de fimose e sua recuperação?
Esta cirurgia é a retirada física do excesso de pele do prepúcio. No caso das crianças, costuma ser feita com uso da anestesia geral, enquanto a anestesia local é suficiente para realizar o procedimento em adultos. O procedimento dura, aproximadamente, 40 minutos e em poucos casos tem complicações.
A maior parte dos cuidados envolve a recuperação do paciente após a cirurgia. Mesmo assim, considera-se este pós-operatório simples, visto que costuma durar, aproximadamente, 10 dias, sem maiores complicações. Mas, ainda existem alguns desconfortos que podem afetar o menino até o 8º dia, entre eles alguns sangramentos. As ereções durante a noite podem causar estes pequenos sangramentos.
Enfim, logo após a operação, o médico, geralmente, solicita que o paciente troque o curativo na manhã seguinte. Após a retirada da gaze, com cuidado, deve-se lavar a região com água e sabão, cautelosamente para evitar sangramentos. Então, deve-se aplicar a pomada anestésica receitada pelo médico e cobrir o local novamente com gaze esterilizada. Muito importante também é manter o local seco. Desta forma, se tudo correr bem, no 8º dia os pontos são retirados.
Além disso, nos primeiros três dias deve-se ficar de repouso e é muito importante tomar os analgésicos prescritos pelo médico corretamente. Para amenizar a dor e o inchaço, colocar um saco de gelo no local deve ser suficiente.
Cirurgia de fimose na Kompa
É muito caro marcar cirurgias nas clínicas particulares do Brasil, e ficar na fila de espera para agendá-las no sistema público pode ser muito arriscado. Demorar para realizar um procedimento essencial pode agravar o quadro do problema.
Sabendo disso tudo, a Kompa passou a oferecer para seus assinantes uma grande variedade de cirurgias à preços acessíveis e com possibilidade de pagamento parcelado. Lembrando que é necessário que um profissional especialista solicite qualquer cirurgia ou procedimento. No caso da fimose, o pediatra e o urologista são os médicos adequados para diagnosticar o problema e solicitar a cirurgia.
Clique aqui e confira todos os procedimentos e cirurgias que podem ser feitos na Kompa.
Comentários