As dores de dente podem ser causadas por diversos motivos, por exemplo, cáries, erupção do siso, dentes quebrados, e muitos outros fatores. Muitas vezes quando essa dor acontece, não podemos comparecer ao dentista e ficamos com o incômodo por muito tempo.
Existem técnicas e formas de cuidar dos dentes, evitando que eles quebrem e nos causem dores. Lembrando que muitas vezes uma consulta emergencial pode ajudar a aliviar a dor de dente, pois o dentista irá passar o tratamento adequado para ir direto ao problema.
Veja o artigo abaixo que preparamos para te ajudar a se livrar da dor de dente quebrado, e como ter uma consulta online caso seja necessário:
O que fazer quando quebra o dente?
O dente quebrado causa muitas dores, e pode gerar infecções, alterações na mastigação, problemas na mandíbula, e outras consequências. Caso haja sangramento, deve-se colocar uma gaze molhada com água fria no local e manter pressionado por alguns minutos. Para aliviar a dor faça o seguinte:
- Bochechos com água e sal;
- Bochechos com chá;
- Beba líquidos gelados;
- Utilize compressas frias na dor;
- Mastigue alimentos gelados.
- Escove o local
Assim você terá tempo para agendar e ter uma consulta para resolver o problema do dente quebrado. Em alguns casos, essas técnicas podem não resolver e piorar a dor.
Cuidados para não quebrar os dentes:
Algumas pessoas acham que os dentes só quebram caso aconteça alguma queda ou pancada, mas isso não é verdade. As principais causas de ter os dentes quebrados é a cárie. Existem outros fatores que fazem com que eles sejam quebrados, por exemplo, enfraquecimento, bruxismo, e muitos outros.
Quando o dente quebra, os primeiros socorros devem ser aplicados para que futuramente o tratamento tenha resultados mais fáceis e melhores. Tome as seguintes providências:
- Procure o fragmento quebrado e limpe com água quente;
- Coloque uma solução de pH neutro, usando soro fisiológico ou leite;
- Faça bochecho de água com sal ou com enxaguante bucal.
Tipos de restauração para tratar um dente quebrado:
Atualmente temos centenas de opções disponíveis para restaurar o dente quebrado. O dentista analisa o caso do paciente e a região quebrada, e indicará qual a melhor opção de restauração para os dentes. Veja as opções que estão disponíveis:
Polimento:
Para essa restauração a fratura deve ter grau pequeno, por exemplo, casos em que parece ser imperceptível ou que machucam e lesionam outros dentes. Será possível polir e criar uma superfície lisa no dente.
Restauração:
A restauração pode ser feita em fraturas pequenas ou médias. A restauração será feita caso não sejam encontrados fragmentos do dente quebrado, para isso normalmente é usada resina, onde o dentista vai preencher a parte quebrada.
Coroa:
Para grau de fratura grave, onde será necessário a colocação de uma coroa de porcelana. O objetivo dela é devolver as funções normais dos dentes, e caso for produzida usando cerâmica, vai render resultados melhores.
O dentista online poderá te ajudar recomendando o tratamento correto para a dor de dente quebrado, e aqui na Kompa você poderá ter essa nova forma de atendimento online.
Dentista e a consulta online:
Em muitos casos a dor se torna tão insuportável que a ajuda de um médico se torna necessária. A consulta com o dentista vai ajudar a resolver as dores e incômodos, ficando livre de possíveis infecções no local do dente quebrado.
A consulta é a melhor opção atualmente, os benefícios e a agilidade do diagnóstico ajudarão a resolver o problema sem nenhuma dificuldade. O dentista irá informar os procedimentos que devem ser feitos para limpar e tratar o local com o fragmento do dente que quebrou.
Conclusão:
Vale lembrar que a parte interna tenha ficado exposta depois da fratura, o dentista irá tratar realizando um canal no dente que quebrou. A polpa pode necrosar, portanto, tenha muita atenção.
Existem outras opções de restauração de dente quebrado, antes de serem aplicados, o dentista profissional analisa a situação e a fratura. Agende sua consulta aqui na Kompa, e somente depois ele irá falar o que vai precisar ser tratado.
Comentários