Pesquisar

Psoríase: como aparece na pele

  • Compartilhar:
post-title

Você já se deparou com a pele de alguém avermelhada ou com manchas rosas recobertas por escamas de pele? Esses são alguns dos sintomas mais comuns da Psoríase. Entenda o que é essa doença não contagiosa, como ela aparece na pele e como afeta os portadores dessa doença crônica.

O que é a Psoríase?

A Psoríase é uma doença dermatológica que afeta a pele, ela é crônica e não contagiosa. Ela afeta cerca de cinco milhões de brasileiros, segundo a ONG Psoríase Brasil. Vale ressaltar que é uma doença cíclica, portanto, o aparecimento das manchas e descamações podem aparecer e sumir de tempos em tempos.

A doença pode se desenvolver em diferentes lugares do corpo, com diferentes características, como: tamanho, cor, textura, formato. Isso faz com que ela tenha vários tipos, com diferentes sintomas. Algumas delas são:

  • Psoríase Invertida: localizadas em dobras como, joelho, cotovelo e couro cabeludo. Além de ser uma lesão mais úmida;
  • Psoríase Gutata: localizadas em formas de gotas, associadas a processos infecciosos;
  • Psoríase Palmo-Plantar: lesões localizadas na palma da mão e sola do pé;
  • Psoríase Artropática: compromete as articulações, doendo, normalmente, ponta dos dedos das mãos e dos pés.

Sintomas

Os sintomas da doença são bem claros. As manchas começam a aparecer no corpo, em diferentes áreas e tamanhos, que variam conforme o tipo dela. Também, a pessoa começa a notar a pele descamar mais que o normal.

Causas da Psoríase

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa enfermidade tem, principalmente, uma causa de predisposição genética. Entre outras causas estudadas, são fatores comportamentais como fortes emoções, sobretudo períodos intensos de ansiedade e estresse. Também causas como exposição ao frio e ingestão de bebidas alcoólicas podem ser gatilhos, ou piorar o quadro da doença.

Leia mais

Tratamento

É importante ressaltar que atualmente nós não temos uma cura para essa doença, existe apenas tratamentos em que os sintomas são minimizados. Os casos menos intensos, em que as manchas não são tão graves, podem ser controlados com medicação local. Principalmente por pomadas recomendadas pelo seu médico, hidratação e exposição ao sol. É importante que o tratamento seja feito sob uma rigorosa vigilância médica. Em casos mais graves, são usados medicamentos via oral e até injeções.

Como a doença afeta, também, a autoestima da pessoa, muitas vezes é aconselhado ter um suporte psicológico. Se acostumar com as mudanças na pele pode afetar a mente da pessoa, assim o suporte emocional é fundamental para aprender a se relacionar com a doença.

Conclusão

Em suma, a Psoríase é uma doença dermatológica, afetando a pele dos pacientes, e consequentemente, a autoestima da pessoa. Atualmente, não existe cura para ela, existem apenas tratamentos para minimizar as manchas e outros sintomas da doença.

Aqui na Kompa, com o nosso aplicativo de saúde inteligente, oferecemos a consulta inteligente, e outras formas de você ter o seu diagnóstico. A nossa equipe de saúde, pode te acompanhar constantemente durante o tratamento. Além de oferecermos psicológico, para o suporte emocional.

Fontes:

  • Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde – Governo) – Acessado em 01/08/2022 às 11H
  • Sociedade Brasileira de Dermatologia – Acessado em 02/08/2022 às 11H30
  • Saúde Abril (Veja) – Acessado em 02/08/2022 às 12H00

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?