Você sabe as diferenças de uma dor de barriga para uma cólica renal?
A palavra “cólica” tem cólon como sua origem, no entanto o cólon é uma parte do intestino grosso e cólica é utilizada também para definir dores em outros lugares. O uso mais conhecido desta refere-se ao incômodo abdominal das mulheres em período de menstruação.
Apesar da frequente associação com o ciclo menstrual feminino, a cólica pode se manifestar em outros casos, como no rim, em caso de cólica renal. Um dos problemas para diagnosticar as origens de cada dor de barriga é que elas podem ser uma grande variedade de problemas. Má digestão, gastrite, apendicite, síndrome do intestino irritável e até gases são motivos para dores abdominais.
O mais importante é prestar atenção à intensidade e frequência das suas dores. Sabemos muito bem como é uma dor de barriga pois todos já tivemos. Então se você perceber que está desconfortável demais, ou que está com outros sintomas como febre, diarreia, vomito e náusea está na hora de procurar atendimento médico.
Tabela de conteúdos
O que é uma cólica renal?
A cólica renal é causada pela obstrução, causada por um cálculo, da passagem de líquido do rim para a bexiga. Este caso é mais conhecido como pedra no rim. No entanto, as dores causadas por cada tipo de cólica são caracterizadas por intensos picos do incômodo seguidos de alívio temporário. Essas ondas de dor podem piorar com o tempo, o que sinaliza a piora gradual do seu quadro.
O alto consumo de sal é um dos principais responsáveis pela pedra no rim, além do baixo consumo de água. Isso reforça a necessidade de consumirmos líquido em quantidades saudáveis e evitarmos comidas salgadas. O histórico familiar também é um fator de risco para que alguém apresente um caso de cálculo renal. Alguns cálculos são dissolvidos e o próprio corpo resolve o problema sem necessidade de auxílio médico. O problema está naqueles casos em que o atendimento é emergencial.
Sintomas da cólica renal
Os sintomas da cólica renal estão na lista a seguir:
- Dores de barriga intensas;
- Ardência ao urinar;
- Sangue na urina;
- Sensação de bexiga cheia;
- Infecção urinária;
- Suspensão ou diminuição do fluxo de urina;
- Diarreia.
Mas todos estes sintomas também podem apontar para outras doenças. Alguns problemas de rim compartilham destes mesmos incômodos, afinal é o mesmo órgão que está sendo afetado. Os rins ficam localizados nas duas laterais da barriga, se sua dor for localizada nestas reforça-se ainda mais a chance do problema envolver esta parte do corpo.
Se a dor for intensa demais ou algum destes sintomas citados anteriormente esteja se manifestando vá ao pronto-socorro. Apenas um médico saberá diagnosticar qual o nível de gravidade do seu problema e prescrever o tratamento correto.
Tratamento para cólica renal
Existem duas abordagens principais para solucionar um caso de cálculo renal, e a cólica renal por extensão. Se a pedra tiver mais que 6mm de tamanho é muito provável que o médico indique a retirada cirúrgica desta. Mas como descobrir o tamanho do cálculo? Uma tomografia deve ser feita para ver volume e local desta, descobrindo qual a gravidade do problema.
Se a pedra no rim tiver menos de 5mm e a cólica renal estiver melhorando naturalmente é possível que o paciente receba alta. Além de voltar para casa o paciente pode receber a orientação de se medicar com analgésicos para aliviar a dor. Mas um urologista deve manter o acompanhamento médico do paciente para garantir que este está mesmo melhorando e não precisará de mais intervenções. Na Kompa você tem consultas por telemedicina com um urologista por preços acessíveis, clique aqui e agende uma consulta.
Hoje em dia a cirurgia de retirada da pedra no rim é muito mais simples do que já foi no passado. O procedimento é feito através de laser, fibras de luz, microcâmeras e endoscópios, sem necessidade de corte algum. Toda essa tecnologia fragmenta a pedra que sairá de forma natural e sem dificuldade na urina. A recuperação é muito simples e a alta hospitalar é muito breve, caso tudo ocorra como o esperado.
Prevenção
O mais importante para prevenir a pedra no rim é o consumo de água. Todos já ouvimos sobre a importância de beber água e mesmo assim deixamos isso de lado no dia a dia corrido. Uma das melhores formas de garantir este hábito saudável é andar sempre com uma garrafinha de água junto à você. Tente comprar alguma reutilizável para se torne sua garrafinha e você lembrará dela sempre.
Evitar o consumo de refrigerantes e de muito sal também é essencial para evitar este problema. Não é proibido consumir este tipo de alimento ou bebida, mas deixe-os para ocasiões especiais, o problema é manter uma rotina em que beber refrigerante é muito comum. Muitos não sabem mas o sódio presente nos refrigerantes é um dos responsáveis pelo cálculo renal, só não percebemos isso pois estas bebidas são doces.
Referências
- Sociedade Brasileira de Urologia
Comentários