Está sentindo dores de barriga? Pode ser cólica abdominal.
A cólica abdominal, muitas vezes chamada de dor de barriga, é, geralmente, um sintoma relacionado aos seguintes órgãos: intestino, estômago, vesícula, bexiga e útero. Muitas vezes são problemas muito simples que causam estas dores, de forma que serão passageiras.
Mas a persistência da cólica abdominal deve ser analisada por um médico para determinar exames e traçar um diagnóstico. Dores de cabeça e de barriga são algumas das mais comuns que temos, podendo ser causadas por diversos fatores. O mais normal é que não sejam sintomas de problemas mais sérios, mas não deixa de ser importante investigar uma dor intensa ou contínua.
Dependendo do motivo da cólica abdominal pode-se indicar atendimento com especialistas diferentes. Mas, partindo do pressuposto que boa parte das dores de barriga são problemas digestivos, deve-se procurar um gastroenterologista.
Causas da cólica abdominal
No caso das mulheres, a cólica é muito comum como consequência da menstruação. No entanto é importante prestar atenção na intensidade e frequência desta dor, e procurar atendimento médico caso necessário. Sobretudo a cólica fora do período menstrual pode significar que algum problema está afetando a saúde da mulher.
A barriga é uma área relativamente grande do corpo humano, então a região atingida pela dor diz muito sobre a causa desta. Dito isso, é importante lembrar que apenas um médico profissional pode oferecer um diagnóstico correto de seu problema.
- Dores no lado direito superior: Quando as dores atingem esta região é possível que o problema envolva a vesícula, como uma pedra ou uma inflamação do órgão. Além disso doenças do fígado ou problemas do pulmão direito podem causar a dor nesta área.
- Dores na parte superior do meio da barriga : Refluxo, má digestão, úlcera gástrica e gastrite podem causar a dor na “boca do estômago”, todos esses problemas podem ser aliviados com tratamento médico adequado. A inflamação na vesícula que causa a dor no lado direito pode irradiar para o centro do abdômen. Se a dor no meio da barriga vier acompanhado de falta de ar, pontadas no peito e irradiação da dor para os braços é possível que seja um caso de infarto, o que exige atendimento médico urgente e imediato.
- Dores no lado esquerdo superior: Problemas no pulmão esquerdo são uma possível razão para esta dor. Além disso, é possível que úlcera gástrica, gastrite e diverticulite afetem este lado, principalmente se a dor for próxima da queimação. Não apenas a intensidade deve ser analisada, mas o tipo de dor também.
- Dores no meio do lado direito: A mesma inflamação da vesícula pode causar este tipo de dor, assim como um intestino inflamado. Cólica renal e problemas na coluna também podem estar por trás das dores nesta área.
- Dores no centro da barriga: A dor no círculo central da barriga, envolvendo o entorno do umbigo, pode ser causada pela prisão de ventre, gastroenterite, pancreatite e mais uma vez pela úlcera gástrica. Uma apendicite causa um incômodo enorme, mas o início deste quadro pode se manifestar em uma dor não tão forte na região central da barriga.
- Dores no meio do lado esquerdo: Mais uma vez gastrite, problemas na coluna, inflamação intestinal e cólica renal podem causar o incômodo na área direita do abdômen. Porém o baço fica localizado nesta parte do corpo, então um problema neste órgão pode ser o causador de tais dores.
- Dores no lado direito inferior: Uma dor intensa nessa região é frequentemente associada à apendicite, o que é uma das possibilidades. Mas uma inflamação intestinal e um cisto no ovário, no caso das mulheres, também podem ser o motivo deste incômodo.
- Dor na parte inferior do meio da barriga: Tanto diarreia quanto prisão de ventre podem ser causadoras do incômodo nesta região. Cólon irritável, cistite, infecção urinária e outros problemas na bexiga são possíveis motivos para este desconforto. No caso das mulheres é possível que seja um caso de cólica menstrual, desde que ela esteja neste período, claro.
- Dor no lado esquerdo inferior: Um cisto no ovário, uma hérnia inguinal e mais uma vez a inflamação intestinal podem causar dores nesta parte do corpo.
Além de tudo que foi citado, dores em qualquer região da barriga podem ser causadas por gases. Este tipo de dor é muito comum e pode ser muito incômoda para algumas pessoas. A alimentação afeta diretamente o excesso de gases no organismo, por isso é importante pesquisar o que comer caso esta dor o afete com frequência. Tensão e ansiedade também podem motivar este tipo de incômodo, assim como falta de ar e outros sintomas físicos, o que reforça ainda mais a importância de cuidar da saúde mental.
O que fazer se estou com cólica abdominal?
Enfim, o mais importante é procurar um médico. Se for uma cólica abdominal leve que não está te incomodando muito agende uma consulta. Mas se a intensidade for muito grande e você suspeitar de problemas como apendicite, infecção urinária ou infarto vá direto para o pronto-socorro.
Clique aqui e agende uma consulta com o gastroenterologista.
Esse médico, por vezes apelidado de “gastro”, é o especialista no trato digestivo. Sua descrição das dores e os exames feito por ele podem levar a diagnósticos muito variados, dependendo da gravidade do problema. Problemas como apendicite podem exigir a intervenção cirúrgica, por outro lado a má-digestão conta apenas com sua espera pela melhora. Mas o profissional capacitado a diferenciar cada caso é o médico.
Referências
- Tua Saúde
Comentários