Pesquisar

Confira 4  motivos para você procurar uma clínica dermatológica

  • Compartilhar:
post-title

Todo indivíduo que se preocupa com a saúde costuma frequentar com regularidade um médico de sua confiança: especialistas em coração, sistema nervoso, ossos, articulações e por aí em diante. E a nossa pele, onde entra nessa história? Para quem não sabe, a derme é o maior órgão do nosso corpo e, por isso, merece ser analisada periodicamente em uma clínica dermatológica.

Ao visitar o dermatologista, você terá a chance de se prevenir e identificar toda e qualquer complicação de pele, sendo as lesões, infecções e problemas estéticos as principais. Há ainda outros assuntos que são tratados com esse profissional, como aqueles relacionados ao nosso cabelo e unhas. Bem interessante!

Mas, afinal, em qual momento devemos procurar esse tipo de especialista? Se você não sabe responder a essa pergunta, acompanhe o post e fique por dentro do assunto!

1. Aparecimento de pintas

Em um primeiro momento, você até pode pensar que elas são inofensivas. Não se engane: em alguns casos, as pintas são indicativas de uma doença séria — o câncer de pele, um dos tumores mais frequentes no Brasil.

Quando identificada em tempo, essa complicação apresenta grandes chances de cura. Por essa razão, é sempre interessante observar as suas pintas a fim de identificar algum sinal de alerta. Normalmente, as manchas que mudam de cor e tamanho são as mais perigosas, aparecendo em locais que estão em frequente contato com o sol.

Quais são eles? O rosto, as orelhas e o pescoço. Verifique igualmente se essas pintas coçam, descamam, ardem ou sangram. Caso elas demorem até quatro semanas para cicatrizar, significa que chegou o momento de procurar uma clínica dermatológica.

2. Suor excessivo

Por natureza, todo ser humano transpira diariamente. Contudo, há algumas situações em que o indivíduo apresenta um quadro excessivo de suor, o que pode atrapalhar, inclusive, o seu convívio social e profissional. O nome dessa condição é hiperidrose — e pode ocorrer no corpo inteiro ou somente em alguns pontos específicos. Axilas, pés e mãos são alguns deles. 

O mais comum é que isso ocorra quando o indivíduo apresenta glândulas sudoríparas superativas. Há situações em que a sudorese surge a partir de outra complicação médica. Entre elas, estão:

  • câncer;
  • ansiedade;
  • distúrbios de glicose;
  • menopausa;
  • doença nos pulmões,
  • tuberculose e muitas outras.

Dito isto, é de extrema relevância que, caso isso ocorra, você busque o acompanhamento médico rapidamente. Combinado?

3. Unhas frágeis

Imaginava que o dermatologista era responsável apenas por tratar problemas estéticos e de pele? Grande engano! Esse profissional também é capacitado para cuidar das nossas unhas — ainda mais caso elas estejam quebradiças em excesso.

Muitas pessoas nem sequer imaginam, mas, quando as unhas se apresentam frágeis demais, pode ser indício de uma doença não descoberta. O mais comum é que tal fraqueza seja consequência de uma anemia, problemas hormonais originários de distúrbios na tireoide ou complicações nas glândulas suprarrenais. Todo cuidado é pouco!

4. Cabelo caindo mais do que o normal

O cabelo é motivo de vaidade para muitos indivíduos, tanto homens quanto mulheres. É por meio dele que conseguimos valorizar o nosso rosto e até mesmo chamar a atenção durante uma paquera.

Contudo, nem sempre os fios permanecem bonitos e saudáveis — e, por vezes, eles começam a cair demasiadamente. Nessa hora, antes de se desesperar, não pense duas vezes e procure um especialista. Ainda em dúvida se deve ou não recorrer ao médico? Veja algumas situações que merecem a sua atenção:

  • ao acordar, você se depara com muitos fios no travesseiro;
  • os cabelos não estão mais brilhosos como antigamente;
  • ao passar os dedos nos fios, muitas mechas saem na sua mão;
  • o seu cabelo está extremamente oleoso, inclusive na raiz.

Como vimos após esta leitura, os problemas citados podem servir como um alerta para doenças graves, que vão desde uma simples inflamação até o câncer de pele.

Essa informação faz com que seja extremamente importante se consultar com um dermatologista, mesmo que seja apenas uma visita de rotina. Quando detectadas precocemente, muitas complicações apresentam grandes chances de cura. Pense nisso!

E agora que você já sabe sobre a importância de frequentar uma clínica dermatológica, aproveite e descubra como funciona a consulta com esse especialista!

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?