Pesquisar

Qual a diferença da cirurgia de tireoide parcial e a total?

  • Compartilhar:
post-title

A cirurgia de tireoide é realizada para tratamento de problemas na tireoide, como cistos, nódulos, aumento da tireoide ou câncer, a cirurgia pode ser total ou parcial. Diante da necessidade da cirurgia de tireoide parcial, o médico fará uma avaliação criteriosa da situação, para conseguir definir qual cirurgia é a mais adequada. 

Após a realização de exames, o médico especialista define um diagnóstico sobre um problema na glândula da tiroide e conclui que existe a necessidade de tratamento cirúrgico. Nesse caso pode ser realizado diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, dependendo do quadro do paciente.

Existe duas cirurgias, a cirurgia de tireoide parcial e total. Leia abaixo para entender melhor sobre elas, e onde você pode ter acesso aos cuidados oferecidos por um médico profissional para remoção da tireoide. 

Indicação da Cirurgia de tireoide:

A cirurgia de tireoide é indicada e realizada para os pacientes que necessitam de problemas na tireoide, ou seja, aqueles que apresentam cistos, nódulos, aumento exagerado da tireoide e câncer. A cirurgia pode ser total ou parcial, dependendo se a glândula é retirada completamente ou não.

Normalmente, esse tipo de cirurgia, que é conhecida como tireoidectomia, é muito delicada pois encontra-se próximo às veias, nervos, artérias e músculos que são essenciais à vida. Porém, é comum não ocorrer nenhuma complicação, mesmo em casos de pacientes com câncer, não sendo frequente ter hematomas ou alterações na voz.

Tipos de cirurgia de tireoide:

A cirurgia de tireoide é feita com o uso de anestesia geral e durante a operação, que pode demorar até 2 horas para ser concluída. O especialista faz um corte no pescoço do paciente, possibilitando a observação e remoção da tireoide. Normalmente, antes da realização da cirurgia de tireoide, deve-se fazer 8 horas de jejum e não tomar alguns remédios nos 10 dias antes do procedimento. 

Por exemplo, remédios, não devem ser tomados pois aumentam os riscos de sangramento durante a cirurgia e no pós-operatório prejudicando a cicatrização. Conheça quais são os tipos de cirurgia:

  • Cirurgia de tireoide parcial: é realizada a remoção de apenas um lado da glândula tireoide. Esse tipo de cirurgia é feito em casos de bócios uninodulares, câncer, principalmente quando o nódulo está produzindo muito hormônio ou possui muito volume.
  • Cirurgia de Tireoide total: sendo uma intervenção cirúrgica que consiste em remover a tireoide completamente, nesta situação, a cirurgia é mais delicada e leva mais tempo para ser concluída, mas isso não irá interferir em nada no pós-operatório. 

Ao remover totalmente a tireóide, o paciente terá a necessidade de ter reposição hormonal por toda a vida, devendo ser orientado pelo médico em acompanhamentos.

Se você sente algum desconforto, cansaço extremo, mudanças de humor, alterações no peso ou está com algum dos problemas de tireoide que citamos no começo, você poderá receber ajuda médica aqui na Kompa Saúde. Basta acessar e conhecer tudo o que oferecemos para ajudar os pacientes através da telemedicina, e se necessário, nas redes físicas.

Recuperação no pós-operatório:

O pós-operatório da cirurgia de tireoide pode durar até 15 dias, e durante esse tempo, é preciso evitar o esforço físico, como as atividades domésticas intensas ou correr para conseguir evitar que sejam desenvolvidos inchaços e sangramentos no local do corte. 

Porém, não é necessário ter repouso total, onde pode-se na maioria dos casos, andar, mexer o pescoço, trabalhar na semana seguinte após a recuperação. Após sair do bloco operatório, pode-se ter um dreno no pescoço, para retirar todo o excesso de líquido com sangue e evitar hematomas.

O paciente poderá sentir um pouco de dor, e o médico pode recomendar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Também deverá dar preferência a alimentos líquidos e moles para diminuir o desconforto do alimento passando pela garganta.

 O que acontece no paciente que remove a tireoide?

Normalmente, cirurgia de tireoide não traz nenhuma complicação, mas as consequências comuns podem incluir:

  • Alteração na voz: o paciente terá rouquidão e cansaço em faltar, mas esse problema passa após alguns meses ou após a realização do treino de voz;
  • Diminuição dos níveis de cálcio no sangue: as glândulas paratireoides encontram-se próximas a tireóide, elas produzem o hormônio conhecido como PHT que é responsável por regular os níveis de cálcio no sangue;
  • Dores de garganta e tosse: podendo causar dificuldade para comer, reduzindo normalmente, após 1 semana;
  • Hematoma na região do pescoço: podendo provocar dores e inchaço na região do pescoço.

Para essa cirurgia, é realizado um corte no pescoço, sendo normal que fique uma cicatriz final de 3 a 15 cm.

Conclusão:

Se você está precisando de atendimento médico para resolver problemas de tireoide ou para a realização da cirurgia de tireoide parcial ou total, acesse nossa plataforma Kompa saúde para receber o melhor tratamento para sua saúde. Entre em contato e agende sua consulta conosco!

Referências:

Tua saúde (24/11/2021 às 14:00)

Dr. Alexandre Andrade (24/11/2021 às 13:06)

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?