Pesquisar

Asma: Tudo que você deve saber!

  • Compartilhar:
post-title

Sendo algo tão comum no Brasil, é claro que muitas pessoas tenham Asma. A critério de informação, estima-se que em solo nacional, existam cerca de 20 milhões de brasileiros sofrendo com Bronquite Asmática. Vale destacar que essa doença possui diversos nomes, como os já mencionados Asma e Bronquite Asmática. Além desses, alguns a conhecem por Bronquite Alérgica.

Por se tratar de algo tão comum, é importante que mais pessoas tenham acesso à informações para ajudar no cuidado próprio ou de outras pessoas. Portanto, acompanhe neste post um apanhado de conteúdos sobre a Asma, desde sintomas a formas de tratamento, tudo para ajudar a população.

O que é Asma?

Não tem melhor jeito de começar a falar de um assunto sem antes introduzir o leitor. Sendo assim, a Asma é uma doença que afeta, em geral, nossa parte respiratória, em específico nossos brônquios. De forma resumida, nossos brônquios são responsáveis por levar o ar aos nossos pulmões.

Ao prejudicar essa parte do nosso sistema respiratório, ficamos com uma falta de ar, isso pelo fato dessa doença crônica inchar, inflamar nossos brônquios. Ou até mesmo produzir secreção extra, dessa forma, dificulta a passagem do ar.

Vale destacar que é muito comum confundir a ASMA com a BRONQUITE. Em suma, essas doenças são diferentes! Sua confusão se da pelo fato de seus sintomas serem bem semelhantes. Foi a partir disso que se criou o nome de BRONQUITE ASMÁTICA. A saber, nada mais é que uma bronquite com sintomas semelhantes à Asma.

Quer agendar uma consulta com o Pneumologista? Clique aqui!

E quais os sintomas?

Pensando na melhor forma de trazer os sintomas da Asma, vejo como uma possibilidade uma lista abordando por alto cada um, já que na maioria deles, não precisam de uma explicação mais completa. Dito isso acompanhe abaixo, os sintomas que o indivíduo pode se queixar quando estiver com Asma.

  • Dificuldade de respirar;
  • Tosse prolongada (Geralmente duram a noite toda);
  • Cansaço;
  • Produção em excesso de secreções.

A saber, esses sintomas podem, tanto vir de forma isolada quanto surgir todos de uma única vez. Sendo assim, fique atento aos sintomas para não ser pego de surpresa.

Existem tipos diferentes de Asma?

Pensando em trazer o máximo de informação para todos que estão lendo esse conteúdo, existem sim outros tipos de asma já conhecidas, mas igual a “tradicional”, ninguém sabe ao certo como ela surgiu. Mas o fato é que o fator hereditário tem ligação. Confira os outros tipos de Asma!

Alérgica

É a mais conhecida dentre todas, começa geralmente na infância e está sempre muito relacionada ao fator familiar. De acordo com o Delboni, ela corresponde à 90% dos quadros asmáticos em crianças, enquanto em adultos gira em torno de 60%.

Não Alérgica

Como o próprio nome já diz, ela não está ligada à alergia, mas sim por conta de fatores externos. Geralmente aparece mais em adultos e surge por conta de:

  • Exercícios físico;
  • Estresse;
  • Ar frio ou seco;
  • Ansiedade.

Como que posso tratar?

Pensando já em buscar uma solução? Espere um pouco, é óbvio que você quer resolver esse problema o mais rápido possível, afinal ninguém gosta de ter dificuldade para respirar não é mesmo? Mas vá com calma, a primeira coisa é ir atrás de um Pneumologista, que neste caso é o responsável por tratar desse tipo de doença. A partir desse momento terá uma série de exames para analisar a melhor forma de tratar sua asma.

A partir daí que começa todo o processo para retardar e evitar crises asmáticas no futuro. Mas que fique bem claro, em hipótese alguma o paciente deve se auto medicar sem antes ter passado por um médico. Isso é muito importante, já que estamos falando da nossa respiração.

A saber, há diversas formas de tratamento, seja usando remédios ou não, na maioria das vezes o foco é em não deixar que o paciente sofra com outra crise asmática. É por isso que muitos carregam sempre uma “bombinha de asma”, visando evitar maiores problemas.

Conclusão

Pensando assim, acho que apresentamos tudo de importante quando o assunto é asma. Dito isso, repasse esse conteúdo para pessoas que sofrem com asma e ainda não sabem como tratar, ou ajude familiares e pessoas próximas com as informações obtidas aqui. Leve ao Pneumologista, converse com o médico e trace um bom método para não permitir crises futuras.

São essas pequenas ações que podem ajudar o mundo de forma positiva, compartilhe informações e ajude as pessoas da forma que for melhor, afina vivemos em comunidade e sempre que possível faça o bem ao próximo, às vezes sem esperar nada em troca.

Fontes:

  • SBPT – Acesso em 02/05 às 13H;
  • Delboni – Acesso em 02/05 às 15H;
  • BVMS – Acesso em 02/05 às 16H.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?